Título
O poder da ciência: Dia Internacional da Lua marca passo gigante
O poder da ciência: Dia Internacional da Lua marca passo gigante
Por: Joana Lobo Antunes
A 20 de julho de 1969, a Apollo 11 tornou-se a primeira nave a aterrar num chão diferente da Terra: tínhamos finalmente chegado à Lua! Eis a razão pela qual, ano após ano, celebramos o Dia Internacional da Lua.
Desde então, o progresso que fizemos nas ciências e tecnologias espaciais tem sido notável, permitindo sabermos cada vez mais sobre o Universo em que vivemos - com a vantagem de usarmos na Terra muitas das coisas pensadas para o Espaço.
Os termómetros de orelha, aparelhos dos dentes invisíveis, lentes de óculos que não se riscam, fatos para bombeiros ou fatos de banho, o conhecimento que cientistas e engenheiros têm desenvolvido para a exploração espacial tem servido - e muito! - a nossa vida de todos os dias.
A ONU decidiu assinalar a 20 de julho, aniversário da primeira alunagem da História, o Dia Internacional da Lua - e se olharem para o céu nesse dia, vão vê-la como uma unhazinha brilhante no céu, já que estará em quarto minguante.
Se a quiserem ver cheia, terão de olhar a 10 de julho ou esperar até 9 de agosto. E no dia 7 de setembro, fiquem bem atentos: além da Lua cheia, vamos poder ver um eclipse total da Lua! Olhem bem para cima, a olho nu ou com telescópios, e preparem-se para um belíssimo espetáculo de sombras entre nós e o nosso satélite natural, assim que a Terra começar a tapar a luz do Sol que ilumina a Lua. O eclipse poderá ser visto na sua plenitude no Algarve, e parcialmente em Lisboa, Madeira e Açores
Enquanto olhamos para a Lua, podemos sonhar: será que anda por aí a primeira pessoa portuguesa a tornar-se astronauta? E os primeiros a pôr os pés noutro planeta que não o nosso? O que o futuro nos guarda é entusiasmante!
Joana Lobo Antunes, Instituto Superior Técnico
Se gostou deste artigo, leia também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos