Título
O poder da ciência: porque é que celebramos o Dia Internacional da Luz em maio?
O poder da ciência: porque é que celebramos o Dia Internacional da Luz em maio?
Por: Joana Lobo Antunes
Já imaginou o que seria o (nosso) mundo sem luz? E o seu valor para a ciência, cultura, arte, educação e desenvolvimento sustentável? Descubra porque é que celebramos o Dia Internacional da Luz em maio.
A 16 de maio de 1960, o engenheiro e físico Theodore Maiman conseguiu disparar o primeiro laser da História - não era uma espada jedi, que continuamos sem saber como fazer, mas abriu caminho para que hoje os lasers possam ajudar a cortar materiais duros - como diamantes, metais, materiais delicados ou partes do corpo humano; para levar sinais de internet; para ver filmes em DVD ou até para medir a distância da Terra à Lua (são 384.400 km, se quiser saber!).
Os lasers não existem na natureza, tiveram mesmo de ser inventados. E ainda hoje há milhares de cientistas em todo o mundo que continuam a trabalhar para saber mais sobre esse fascinante tipo de luz, procurando respostas a novas perguntas. Há mais luz além dos lasers - a que vemos e a que não vemos, e que tem muita importância para diversas coisas nas nossas vidas.
A luz influencia áreas como a medicina, as comunicações, energia e arte, promovendo a cooperação científica e o seu uso sustentável para benefício da sociedade. Espreite as iniciativas que estão a ser preparadas no mundo inteiro para celebrar a luz e o seu papel fundamental no dia a dia.
Haverá algum pequeno cientista aí em casa que, quando for grande, queira e consiga saber como fazer uma espada de luz? Porque a ciência pode ser tão divertida como um sabre de luz num duelo intergaláctico, mostre aos miúdos quanto mede a espada de um Jedi neste vídeo.
E acredite: cada um de nós pode fazer a diferença com os seu conhecimento e as suas atitudes diárias!
Joana Lobo Antunes, Instituto Superior Técnico
Se gostou deste artigo, leia também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos