Como brincam hoje as crianças em Portugal? Que fatores influenciam o imaginário e as brincadeiras dos mais novos? Inspirados no Dia Internacional do Brincar, que a partir deste ano se celebra numa nova data, vamos debater e saber mais sobre este tema, com a ajuda dos melhores especialistas na matéria. A Conferência “Como brincam hoje as crianças em Portugal?” é hoje!
Todos sabemos que brincar é decisivo para o desenvolvimento intelectual e emocional dos seres humanos, mas qual é o verdadeiro significado de “brincar” no país em que hoje vivemos? Qual o impacto dos ecrãs e da tecnologia no quotidiano das crianças portuguesas?
A Escola Superior de Educação de Coimbra, o Instituto de Apoio à Criança e a Estrelas & Ouriços pretendem apurar e aprofundar uma série de aspetos essenciais ligados a esta necessidade crucial para a vida das crianças.
Brincar: respostas precisam-se e nós vamos mostrá-las
Quanto tempo por dia brincam em média os nossos filhos? Com quem e onde brincam? E que tipo de brincadeiras preferem? A terceira vaga do inquérito “Portugal a Brincar III” realizado às famílias este ano (e que mantém um lote de questões sempre iguais desde 2018) vai ajudar-nos a refletir sobre estes temas.
Save the date
3 de outubro I 9h30 às 13h
Assista Online
A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Estrelas & Ouriços desenvolveram, pela terceira vez e com o mesmo lote de questões desde 2018, o Inquérito “Portugal a Brincar”. O relatório do estudo sobre o brincar de crianças até aos 10 anos em Portugal revela dados muito interessantes, que vão ser dados a conhecer na 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços. São alguns deles:
Sabia que cerca de 36% dos pais gostariam que os seus filhos brincassem um mínimo de 5 horas por dia?
Sabia que, cerca de 92% dos pais refere que brinca com as crianças?
Sabia que, segundo cerca de 40% dos pais, a principal barreira para não brincarem tanto com as crianças é a falta de “energia” devido à elevada carga de trabalho diário?
Sabia que uma parte muito significativa dos pais (84,4%) gostam de ver os filhos sujos porque é sinal de que estiveram a brincar?
Sabia que, mais de 78% dos pais já ensinou alguma brincadeira ou jogo tradicional português da sua infância à criança?
Fonte: Inquérito «Portugal a Brincar» (2024; ESEC, IAC, E&O)
Na conferência de 2022, explorámos as diferentes “dimensões do brincar” no desenvolvimento da criança (emocional, motor e cognitivo).Este ano, vamos abordar a temática “é tempo de brincar!”, nas suas várias formas: a cronológica (intergeracional), a pessoal (que impacta a vida no dia a dia) e a histórica (novas tendências).
09h30 | Boas-vindas
10h00 | Sessão de Abertura
Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços
10h05 | Apresentação resultados do inquérito “Portugal a Brincar, III” + Mesa redonda
Moderação – Sofia de Castro Fernandes
10h30 | Sessão de Reflexão: Brincar e EDUCAÇÃO
Moderação – Sofia de Castro Fernandes
11h00 | LAB’s & Coffee break
Pausa para troca de experiências, informações e contactos entre os convidados e parceiros. Workshops inspiracionais dedicados a cada uma das dimensões do brincar, desenvolvidos por parceiros especializados.
11h40 | VoxPop
Projeção de vídeo: O que dizem as crianças sobre o tempo de brincadeira
11h45 | Mesa redonda “Como brincam hoje as crianças em Portugal” – é TEMPO DE BRINCAR!
Moderação – Sofia de Castro Fernandes
12h35 | Sessão de Encerramento
Pedro Santa Clara, professor universitário e diretor-executivo da Shaken not Stireed fundador da Escola 42 e TUMO Portugal.
Save the date: 3 de outubro | 9h30 às 13h
Edifício Impresa em Paço de Arcos
A participação nesta conferência é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Para garantir a sua presença, preencha o formulário de inscrição.
Madalena Nunes Diogo é Diretora-Geral e Co-fundadora do Estrelas & Ouriços, um projeto dedicado à promoção de atividades para famílias. Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira como Marketing Manager nas Selecções do Reader’s Digest. Representou o Estrelas & Ouriços em programas da SIC e RTP, foi júri em festivais e oradora em conferências de empreendedorismo feminino. Com vasta experiência, lidera iniciativas focadas na educação e desenvolvimento infantil.
Ana Lourenço é Psicóloga do sector de atividade lúdica do Instituto de Apoio à Criança, entidade parceira do estudo “Portugal a Brincar III” e desta conferência. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.
Rui Mendes é Coordenador do estudo Portugal a Brincar, uma colaboração entre a ESE-IPC, o IAC-Atividade Lúdica e o Estrelas & Ouriços, focada no estudo das práticas lúdicas das crianças em Portugal. É Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e leciona no Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância. Com uma carreira dedicada à investigação e ensino, Rui tem promovido a importância do brincar no desenvolvimento infantil e na educação.
Inês Oom de Sousa é Presidente da Fundação Santander Portugal e está ligada ao Santander desde 1997. Integrou a Comissão Executiva do Banco entre 2016 e 2021 e foi responsável de ESG na Europa. Liderou várias áreas, como Meios de Pagamentos, Marketing, Seguros e Banca Responsável. Licenciada em Economia pela NOVA SBE, possui também um Mestrado na mesma área.
Nuno Ferro é Diretor do 3º Ciclo no Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Com uma vasta experiência na área educativa, é também Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Tem desempenhado um papel fundamental na implementação de pedagogias inovadoras e na promoção de um ensino de excelência, com um foco particular no desenvolvimento integral dos alunos
João Couvaneiro é Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Professor no Egas Moniz School of Health & Science, onde lidera iniciativas nas áreas da Inovação Pedagógica e do e-Learning. Com uma vasta experiência em ensino básico e secundário, tem atuado como consultor em várias instituições de ensino, promovendo pedagogias ativas e a integração de tecnologias na aprendizagem. Foi reconhecido como Apple Distinguished Educator em 2015 e finalista do Global Teacher Prize em 2017 pelo seu trabalho em inovação educacional.
Rita Cordovil Matos é Professora na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde se especializa no desenvolvimento motor infantil. Com uma carreira dedicada à investigação e ensino, foca-se no impacto do movimento e do brincar no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Através de vários projetos e publicações científicas, Rita tem contribuído para a compreensão da importância do brincar no crescimento saudável e na formação de hábitos de vida ativos desde a infância.
Hugo Rodrigues é médico pediatra e autor, com vasta experiência no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na promoção da saúde pediátrica. Além da sua prática clínica, Hugo tem-se destacado pelo seu trabalho na sensibilização de temas relacionados com a saúde infantil, através de livros, artigos e presença em plataformas digitais. É uma voz ativa na educação para a parentalidade, partilhando orientações e conselhos úteis para pais, cuidadores e educadores sobre o bem-estar das crianças.
Mariana Reis, começou o seu percurso na área das artes na Faculdade de Arquitetura, em Design. Missionária e voluntária de coração, acabou por desenhar um caminho que a levou a trabalhar durante quase duas décadas em ONGs nas áreas de fundraising e gestão. Mãe de 5 crianças, co-criou a Mirabilis, organização representante da Screenstrong em Portugal e dedica-se apaixonadamente à investigação do impacto dos ecrãs nas famílias.
Nádia Reis é Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, com mais de 20 anos de experiência no setor do retalho alimentar. Licenciada em Ciências da Comunicação e com um Executive MBA pela Porto Business School, lidera grandes projetos da marca, como o Festival da Comida Continente e o Mega Pic Nic, e gere a plataforma de responsabilidade social Missão Continente.
Joana Cascais de Freitas, natural de Évora, casada, mãe de três rapazes (28, 22 e 19). Licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Moderna de Lisboa deu aulas no Ensino Superior e em cursos de formação técnico-profissional (9º ao 12º).
Trabalha na área da comunicação, na EMEL, desde 2002, mas a sua paixão pelo ensino e o gosto de lidar com crianças levou-a a desenvolver o projeto pedagógico de educação para a Mobilidade - “Pela Cidade Fora” - em 2016, na EMEL, sendo desde então a sua coordenadora.
Pedro Santa-Clara é Professor Catedrático de Finanças na Nova SBE desde 2007, após uma carreira académica na UCLA. Licenciado em Economia pela Nova SBE e doutorado pelo INSEAD, publicou mais de 30 artigos em revistas de topo. Fundou a Shaken Not Stirred, responsável pela Escola 42 e a TUMO Portugal. Foi presidente da Fundação Alfredo de Sousa e é co-fundador da Atrium Portfolio Managers e Data4Deals.
Sofia de Castro Fernandes é autora, escritora e consultora, com experiência em mediação de eventos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e temas sociais. Criadora do projeto "Às 9 no Meu Blog", tem-se destacado por inspirar e partilhar reflexões sobre temas como bem-estar, educação e equilíbrio emocional. Com uma abordagem envolvente e comunicativa, Sofia tem moderado conferências e workshops, promovendo diálogos dinâmicos e participativos.
Fomos perguntar às crianças o que é para elas brincar, a que brincam e porque acham que brincar é tão importante. As suas respostas revelam tudo, com muita graça!
Temos de trocar o video, ainda não temos o nosso!
Save the date: 3 de outubro | 9h30 às 12h30
Edifício Impresa, Paço de Arcos, Lisboa
A participação nesta conferência é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Para garantir a sua presença, preencha o formulário de inscrição.
Na 3.ª Conferência Estrelas & Ouriços, conversámos com os nossos ilustres convidados sobre o tema do brincar. Aqui ficam as suas reflexões e insights sobre a importância e o impacto do brincar no desenvolvimento das crianças.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos