O projeto Estrelas & Ouriços foi fundado em 2008, depois de ter sido identificada uma lacuna no mercado editorial português, isto é, uma plataforma que concentrasse informações sobre a oferta, então cada vez mais vasta, de atividades de lazer e cultura dirigidas às famílias com crianças.

Breve História

Foi nisso que nos tornámos: num projeto que agrega, seleciona, organiza e edita informação destinada a famílias com crianças pequenas (0 aos 12 anos) e às escolas que têm alunos nesta faixa etária.

Passando a servir esse público com informações práticas e rigorosas sobre espetáculos, exposições, ateliês, atividades desportivas, programação de museus, de monumentos e de bibliotecas, entre outras, a Estrelas & Ouriços tornou-se numa marca pioneira.

Depois de arrancar com um website em parceria com o portal Sapo, a Estrelas & Ouriços lançou uma revista mensal gratuita cuja utilidade foi desde logo reconhecida por um amplo conjunto de escolas, que continuam a ser as nossas embaixadoras e principais parceiras na distribuição da nossa versão em papel.

Desde o início que a Estrelas & Ouriços tem vindo a desenvolver um esforço permanente na melhoria da sua qualidade intrínseca e dos seus conteúdos, tanto nos suportes digitais como no papel, apostando num aperfeiçoamento da sua linha gráfica mas mantendo-se fiel à factualidade e ao rigor da informação prestada aos leitores.

Ao longo do seu trajeto, a Estrelas & Ouriços estabeleceu alianças com diversos parceiros estratégicos e também foi publicamente distinguido pelo seu trabalho. Em 2013, recebeu uma Menção Honrosa (categoria de Melhor Trabalho Jornalístico – Media) nos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia). Recebeu, ainda, o Prémio Serviço Cinco Estrelas 2017, o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018, o Prémio Cinco Estrelas 2019, 2023 e 2024.

Ao mesmo tempo, desenvolveu um plano consolidado de responsabilidade social, a Estrelas & Ouriços na Comunidade, que continua a prestar apoio regular a crianças que, por razões familiares, sociais, de saúde ou outras, se encontram numa situação de particular vulnerabilidade. O Instituto Português de Oncologia (IPO) e a Casa de Acolhimento para Crianças

Refugiadas (CACR) são algumas das entidades que se envolveram intensamente com o projeto Estrelas & Ouriços na Comunidade.

Temos a plena consciência de que este caminho foi traçado com a ajuda indispensável dos nossos leitores e dos nossos parceiros, das escolas e das famílias portuguesas – de todos os que, ontem como hoje, continuam a acreditar na relevância e no contributo de um projeto como a Estrelas Ouriços para uma sociedade que se quer mais justa e equilibrada.

Com um crescimento sustentado ao longo de uma década peculiar na história recente, durante a qual o mundo assistiu a transformações profundas e por vezes dramáticas, a Estrelas & Ouriços não só manteve como reforçou a sua credibilidade e projeção, sendo hoje uma marca amplamente reconhecida no universo das escolas e das famílias portuguesas.

Em 2018, a Estrelas &Ouriços deu outro importante passo em frente, com o lançamento de um website mais funcional, rápido e moderno – desenvolvido com a empresa tecnológica Monday – e com a reformulação editorial e gráfica da revista, levada a cabo com a ajuda do atelier Ideias Com Peso.

Em 2020, em plena pandemia, a Estrelas & Ouriços foi desafiada a produzir o Expressinho, suplemento da Revista do Expresso, criado com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, a curiosidade e o interesse pelo mundo que rodeia os mais novos. O primeiro jornal para crianças nasceu também com o objetivo de despertar o raciocínio lógico, através da realização de jogos, bem como a criatividade, com sugestões para meter mãos à obra da rubrica “Crafts e Companhia”.

E não vamos ficar por aqui: com um público composto por famílias que ciclicamente se renovam, a Estrelas & Ouriços é, tal como os seus leitores e utilizadores, um projeto em constante mudança.

Pin It on Pinterest