Título
Como escolher o brinquedo ideal para o seu bebé?
Como escolher o brinquedo ideal para o seu bebé?
Patrocínio: Chicco
Brincar é essencial no desenvolvimento da criança. Sabe como escolher o brinquedo ideal? Com a Chicco brincar é mais do que uma brincadeira!
Como diz o Professor Carlos Neto - um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira, do jogo e da sua importância para as crianças - "é urgente brincar e ser ativo", dando a liberdade necessária aos mais novos para se tornarem adultos saudáveis e felizes.
O crescimento da criança, e em particular, o seu desenvolvimento motor, está diretamente relacionado com os estímulos que recebe do ambiente que a rodeia, tendo os brinquedos um papel fundamental neste processo.
Nem sempre é fácil para os pais encontrarem o brinquedo ideal para o seu bebé, tendo em conta as idades e as aptidões específicas que se pretenda desenvolver. A Chicco dá algumas dicas!
O livro eletrónico é um brinquedo sensorial - estimula vários sentidos do bebé: a visão, a audição e o tato.
Brincar com este livro estimula o desenvolvimento cognitivo da criança, no sentido em que associa os sons às imagens e aí desenvolve-se o seu cérebro. Criam-se mais ligações neuronais e daí desenvolve-se a memória da criança e a sua linguagem.
A criança vai aprendendo palavras novas à medida que brinca, à medida que o adulto vai falando com ela e conversando sobre as imagens dos livros.
Com estes livros desenvolve-se também a motricidade fina, ao virar as páginas, com ou sem o auxílio dos pequenos orifícios das páginas, onde encaixam os pequenos dedos da criança, e ainda ao carregar nos botões para ouvir os sons.
1. Estes livros são resistentes para as pequenas mãos explorarem e as pequenas grandes mentes aprenderem.
2. Os desenhos coloridos e as linhas arredondadas são muito apelativos ao olhar do bebé, convidando-o a explorar página a página.
3. O bebé fica contente quando percebe que é ele que faz o som surgir quando carrega no botão. Esta noção de que é capaz dá-lhe mais confiança para continuar a explorar e aprender.
4. O livro casa das formas mostra as várias partes de uma casa, o que apela também para as vivências diárias da criança, podendo o adulto falar sobre as partes da casa onde acontecem as rotinas diárias da família, e assim fortalecer o sentimento de pertença, confiança e segurança.
5. Contar histórias ao bebé/criança é uma prática que desde cedo desperta o gosto pela leitura, além de ser mais um momento em que se constrói a relação afetiva segura entre adulto e criança.
- Ainda antes de conseguir falar a criança é capaz de comunicar através de gestos simples e sons que servem de “trampolim” para a palavra falada?
- Tal como o gatinhar não atrasa a aquisição da marcha, também o uso de sinais para comunicar não atrasa a aquisição da linguagem?
Os adultos podem incentivar a criança a repetir os sons dos animais e ainda a fazer gestos correspondentes para reforçar a aprendizagem e facilitar a memorização.
Podem divertir-se a inventar gestos para os animais e a diversificar os sons dos animais, ora mais graves ora mais agudos, mais rápido ou mais lento…
E conseguem ainda adicionar uma música inventada por vocês? Pode ser com uma melodia que gostem especialmente e basta ter uma forma simples e repetitiva para a criança gostar e pedir para repetirem vezes sem conta!
Essa exploração vai fazer com que o adulto se aperceba mais das preferências da criança, e esta por sua vez, verá o seu adulto em diferentes registos divertidos que lhe ficarão na memória.
Brincar com livros é também oportunidade para inventar e criar histórias únicas e especiais, incluindo até personagens familiares, ocasiões do dia-a-dia da criança e quem sabe até ouvir a criança a dar alguma sugestão.
Brinquedos que encorajem o desenvolvimento motor, novos movimentos e a aprendizagem de novas capacidades são importantes para a vida futura dos mais pequeninos. Assim, o cubo mágico 2 em 1 revela-se como a opção perfeita para os bebés/crianças dos 10 meses aos 3 anos.
Ao explorar as várias componentes do cubo, os pequenos exploradores adquirem noções simples e básicas de matemática, como a noção de maior ou menor quantidade, enquanto são apresentados a novas palavras, aumentando o seu vocabulário.
As crianças desenvolvem a sua motricidade fina ao fazer o encaixe das formas geométricas e das bolas, assim como ao abrir as portas para colocar ou retirar estas mesmas formas e bolas. A ação de martelar as bolas para dentro do cubo faz também com que desenvolvam mais força nos membros superiores, bem como a sua coordenação olho-mão.
- Ao manusear os objetos, o bebé adquire um maior conhecimento sobre si e sobre os objetos em seu redor.
- O bebé com cerca de 16 meses começa a perceber como as coisas funcionam, isto é, com quanta força deve martelar, como agarrar no martelo para acertar na bola, qual a posição certa da sua mão para encaixar as formas e como usar os pequenos dedinhos para abrir as portas do cubo. Nessa fase, o bebé aprende a resolver problemas de forma eficaz, através da exploração livre do brinquedo.
- Quando próximo dos 2 anos, é importante que o pequenino desenvolva o pensamento simbólico, ou seja, a capacidade de representar mentalmente objetos não presentes e, assim, dar asas à sua imaginação. Desta forma, a criança está também preparada para expressar, cada vez mais, as suas ideias e partilhá-las com os seus pares e adultos.
- Os adultos podem estimular o pensamento simbólico da criança fazendo perguntas, como: este cubo pode ser uma casa? Ou um animal?
- Conversar com as crianças, descrever as suas ações enquanto brinca e canta sobre o que estão a fazer são formas de promover o desenvolvimento da linguagem?
- Cada brinquedo Chicco tem o poder de os fazer crescer? É verdade!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos