Título
Viagens seguras com crianças a bordo!
Viagens seguras com crianças a bordo!
Com o apoio: Fundación MAPFRE
Sabia que os acidentes de viação são a principal causa de morte de crianças em Portugal? De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, morreram, entre 2011 e 2020, cerca de 100 crianças com menos de 14 anos nas estradas portuguesas.
Os dados não são para assustar, mas sim, para alertar para a necessidade de estar a par da informação mais fiável sobre segurança na estrada. Por esta razão, a Fundación MAPFRE criou o guia “Pais De Primeira Viagem... E Não Só”, com o objetivo de relembrar que com a segurança dos mais pequenos não se brinca, dando a conhecer a secção do site sobre cadeiras auto e viagens em segurança da Fundación MAPFRE.
Numa das fases mais bonitas do casal, o que menos se pretende é que haja entraves ou dificuldades - os preparativos para a grande chegada devem fluir na perfeição! A verdade é que há muito para aprender, ainda antes do bebé nascer e assim que sai da maternidade.
Desde logo, a escolha da cadeirinha - onde posso comprar e o que devo ter em conta? Dicas: procure informação com antecedência e dirija-se a uma loja especializada.
Outra das questões que se impõe é a colocação da criança na cadeira auto. Sabia que um acidente a 50 km/h é equivalente à queda de um quarto andar? Tanto a instalação como a retenção da criança são muito importantes para que um sistema de retenção (SRC) funcione corretamente.
Veja aqui uma análise das diferentes formas de instalação dos dispositivos de retenção para crianças: com arneses e cintos; e avalie as vantagens de viajar no sentido contrário à marcha.
Para dar suporte às novas famílias, e em jeito de consciencialização, a Fundación MAPFRE, além de ter preparado as melhores dicas sobre diferentes aspetos da segurança em viagem, como a instalação de uma cadeira de bebé, apresenta as precauções a tomar em viagens longas e os cuidados a ter no caso de transporte de crianças com necessidades especiais.
Há que ter em atenção condições psíquicas, físicas e crianças de cadeiras de rodas. Existem vários tipos de cadeiras auto para estas crianças, mas o ideal é que os pais consultem o pediatra e/ou um especialista em ortopedia para procurar a cadeira mais recomendável.
No site da Fundación MAPFRE encontra ainda os principais conselhos sobre o uso de cinto nas mulheres grávidas e muitas outras referências úteis para pais de qualquer viagem. Nada como recolher o máximo de informação possível para contrariar erros que podem custar vidas.
A proteção das crianças assenta no uso de cadeiras auto em segurança. Por isso, deve optar por um veículo que permita a instalação e utilização segura e confortável do número de cadeiras auto necessárias. Sempre que possível, as crianças devem viajar no banco traseiro do veículo. Como deve proceder?
Em primeiro lugar, deve fixar a cadeira com o cinto de segurança no automóvel, colocando-o de acordo com as instruções do fabricante ou através dos pontos isofix. Mas, como proceder de forma correta de acordo com o desenvolvimento e a idade do seu filho?
Recém-nascidos, bebés, crianças até aos 4 anos
1. Em primeiro lugar, ancorar a cadeirinha através dos pontos Isofix existentes no assento do carro – no caso das cadeiras com base, esta fica fixa, sendo necessário, posteriormente, encaixar a cadeira na base.
2. Para evitar qualquer rotação, fixar sempre o terceiro ponto Isofix. Este pode ser um pé de apoio ou uma cinta que prenda ao carro.
3. Deve verificar se a cadeira ficou bem fixa! (sinalizações verdes).
4. “É muita pressão…” Apertar o cinto interno, deixando-o esticado e sem folgas (não deve passar mais de um dedo).
5. O cinto interno da cadeira deve estar ao nível do ombro da criança.
6. Respeite as indicações dadas pelo fabricante relativamente ao peso máximo da criança.
7. Para maior segurança, a criança deve viajar virada para trás.
Crianças dos 4 aos 12 anos
1. A criança já pode usar uma cadeira de apoio. O cinto de segurança passa à frente da criança, tal como no adulto, apoiando nos pontos verdes ou vermelhos (de acordo com o modelo da cadeira).
2. Opte por um banco com costas, pois este oferece maior proteção e conforto à criança.
3. A cadeira de apoio e o banco têm como objetivo elevar a criança, de forma a que o cinto de segurança de três pontos possa ser colocado corretamente.
4. A criança já pode usar unicamente o cinto de segurança quanto este apoiar corretamente nos ossos da bacia e no ombro, desde que não tenha menos de 135 cm.
Conheça todas as dicas de segurança que vão inspirar as suas viagens em família!
Apoio:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos