Título
O poder da ciência: energias limpas, para que vos quero?
O poder da ciência: energias limpas, para que vos quero?
Por: Joana Lobo Antunes
A Estrelas e Ouriços elegeu 2025 como o ano do “Poder da Ciência” e desafiou-me a tratar temas para que pais, educadores e professores possam explorar com as famílias e as escolas, trazendo também o seu Poder à nossa Ciência. Este mês, a ONU celebra o Dia Internacional das Energias Limpas e, por isso, começamos mesmo por aí!
Desde a descoberta da eletricidade até poder ligar o computador à corrente e escrever-vos este texto, foi um instantinho.
A famosa experiência de Benjamin Franklin com um papagaio num dia de trovoada aconteceu há mais ou menos 300 anos, o que foi anteontem considerando que há pessoas na Terra há 300 mil anos e a vida no nosso planeta começou há 3,8 mil milhões de anos.
A Ciência e a Tecnologia têm mudado as nossas vidas para muito melhor, quase sem irmos dando conta do tanto que devemos a quem se dedica a procurar respostas como profissão.
Precisamos de eletricidade nas tomadas para um sem número de coisas, já viram o problema que é quando “falta a luz”? Precisamos também de energia para andar de um lado para o outro, seja pelas estradas, carris, mar ou ar.
A maneira mais barata e fácil de obter energia é queimar coisas - mas desde já percebemos que isso não é a melhor ideia, porque contribui para as alterações climáticas.
Hoje, procuramos fontes de energias alternativas que sejam também “limpas” para o planeta. Há fontes renováveis, que geram energia a partir da luz do sol, da força do vento, do movimento dos rios até ao mar.
Podemos também gerar eletricidade a partir da energia que está contida nos átomos que fazem parte do nosso planeta, a chamada energia nuclear.
No momento em que estão a ler este texto, há cientistas por todo o mundo a procurarem novas formas de usar os recursos ao nosso dispor ou a melhorar aqueles que já sabemos que podem ser úteis.
Uma das formas que estamos a estudar é como usar o calor da Terra para produzir energia elétrica, numa área a que chamamos geotermia. Ou perceber de que forma a água dos rios se mantém doce mesmo estando ligada ao mar, e como isso pode ser usado como fonte de energia.
Outro dos desafios é o da necessidade de recursos minerais como matérias-primas para as baterias e outras formas de armazenamento de energia, como o lítio e o cobre. A reciclagem e reutilização desses materiais preciosos e limitados pode dar uma ajuda.
As ideias originais e a procura de respostas inovadoras para problemas complicados são fascínios da ciência e da engenharia. E essas respostas são para todos, e não apenas para os que nelas trabalham.
Uma das respostas que precisamos é: como produzir energias limpas e baratas, sem aumentar o aquecimento global? Provavelmente não será uma resposta, mas várias.
Desde a descoberta da eletricidade até eu ligar hoje o meu computador foi um piscar de olhos. Mas ainda não sabemos tudo - quem sabe, anda por aí o cientista que dará o passo seguinte rumo à energia barata e limpa?
Joana Lobo Antunes, Instituto Superior Técnico
Se gostou deste artigo, leia também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos