Título
Quem quer entrar para estragar a festa?
Quem quer entrar para estragar a festa?
Patrocínio: AstraZeneca
O Viroco! Já lhe aconteceu estar a projetar um fim de semana em família, uma festa ou até uma simples ida ao parque e, de repente, aparece aquele “convidado” indesejado? É aborrecido, dá dores, febre, tosse e estraga todos os planos. Ninguém quer abrir a porta a uma gripe…
Sabia que...
- Só no início da época gripal de 2024, 70% dos episódios de urgência por gripe em Portugal foram em crianças e adolescentes?
- E que, entre os mais pequenos, a gripe pode trazer complicações como: otite média aguda, sinusite e pneumonia, que levam à necessidade de toma de antibióticos.
- E ainda, que as crianças são os principais vetores de propagação: entre si, na família e na sociedade de uma forma geral?
A gripe é provocada pelo vírus influenza (tipos A ou B) e gosta particularmente do inverno para nos visitar.
Em crianças, é um problema que não deve ser subestimado: todos os anos, entre 20% a 30% acabam por ser afetadas. E o mais surpreendente? Muitas das que acabam internadas têm histórico saudável, sem qualquer fator de risco.
As crianças são mestras em partilhar: brinquedos, gargalhadas… e vírus. Transmitem a gripe de forma mais fácil do que os adultos, espalhando mais vírus e durante mais tempo. Resultado? É muitas vezes por elas que a doença entra porta a dentro e passa de irmão para irmão, de filhos para pais, e daí para avós e colegas.
Quando a gripe ataca uma criança, não se limita aos sintomas. Ela rouba dias de escola, noites de descanso e até horas de trabalho dos pais. Estima-se que, por cada 100 crianças com menos de 3 anos, os cuidadores percam 195 dias de trabalho devido à gripe.
🤧 O vírus da gripe é transmitido por contacto com secreções respiratórias (tosse, espirros) e é muito contagioso.
🤧 As crianças são as maiores transmissoras da doença porque, relativamente ao adulto, transmitem uma maior quantidade de vírus e por um período mais longo.
🤧 As crianças dos 6 meses aos 5 anos são um dos grupos com risco acrescido de doença grave por gripe.
🤧 A gripe tem um período de incubação de um a três dias e cursa habitualmente como uma doença respiratória viral aguda, caracterizada pelo início súbito de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza. Outros sintomas incluem tosse, odinofagia e obstrução nasal.
🤧 A evolução é em geral favorável, em dois a sete dias, mas podem ocorrer complicações como pneumonia bacteriana secundária, otite ou meningoencefalite.
Embora o Viroco seja um convidado insistente, não precisa de ser ele a ditar as regras em casa. Adotar cuidados básicos e ter atenção aos sinais pode fazer toda a diferença para proteger os mais novos e toda a família.
🧼 Higienizar as mãos, para evitar a propagação de vírus e bactérias
👃 Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
👩👩👧👧 Evitar aglomerações, principalmente em períodos de alta transmissibilidade
✨ Manter os ambientes limpos
🌬️ Manter o ambiente ventilado: arejar as divisões da casa, abrindo as janelas diariamente
🚪 Em caso de infeção, não partilhar espaços fechados com outras pessoas: o vírus propaga-se pela fala, pela tosse ou pelo espirro, sobretudo a menos de dois metros.
👩⚕️ O passo mais importante é simples: falar com um profissional de saúde (médico, enfermeiro ou farmacêutico) e esclarecer todas as dúvidas sobre como lidar com a gripe. Enquanto isso, é importante descansar, beber bastantes líquidos e, se necessário, recorrer a antipiréticos para baixar a febre e diminuir as dores. A festa não pode parar e o Viroco vai ter de a abandonar!
Para acelerar a educação para este tema juntaram-se, numa campanha de sensibilização: a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (APECSP), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC), a Farmácias Portuguesas, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a AstraZeneca.
Junte-se também e cuide da sua família!
Se gostou deste artigo, veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos