Título
Família com estilo S: Schneider do Nascimento
Família com estilo S: Schneider do Nascimento
Rúbrica Famílias
Estrelas & Ouriços (E&O) - O que fazem para ser uma família sustentável? Foram necessárias algumas adaptações?
Família Schneider do Nascimento (FSN) - Tentamos arduamente dar uso aos 3Rs, reciclamos, reduzimos e reutilizamos sempre que possível e passamos a ter vários cuidados. Inicialmente mudamos para uma cidade mais pequena, onde a mobilidade é mais fácil e a gestão do tempo e espaço mais sustentável e comoda. Na alimentação, tentamos recorrer a alimentos produzidos na proximidade da nossa área habitacional. Reciclamos, reutilizamos brinquedos, roupas pelos vários irmãos, vizinhos, amigos e instituições… A reciclagem do lixo produzido diariamente é uma prioridade. Tentamos utilizar menos o automóvel dando prioridade à bicicleta.
E&O - Que razões os levam a adotar atitudes sustentáveis?
FSN - O futuro não só dos nossos filhos, mas do próprio planeta é uma preocupação que tem crescido na nossa família nos últimos anos. A consciência da falta de qualidade de vida e de degradação das condições ambientais, dependem não só dos atos em grande escala, mas também daqueles que se fazem dentro de cada casa. Assim, além de adotar algumas atitudes mais sustentáveis tentamos ter a preocupação de sensibilizá-los tornando-os mais conscientes do seu poder na mudança global.
E&O - O que fazem para ser uma família solidária?
FSN - Este conceito é-nos extremamente querido, pela noção que a nossa vivência de família de sete nos dá, sendo fácil imaginar as dificuldades pelas que os outros podem passar. Tentamos passar aos miúdos que o conceito de solidariedade não passa apenas por grandes e vistosos atos. Temos tentado transmitir que para nós são mais importantes os pequenos gestos e atitudes, que consistentemente se têm ao longo dos dias e da vida, não só com amigos, colegas e conhecidos, mas também e sobretudo com desconhecidos e com a comunidade.
E&O - Contem-nos uma experiência que tenha ficado marcada e porquê?
FSN - As experiências que temos vivenciado têm muito a ver com a nossa dinâmica familiar. Sempre que possível solidarizamo-nos participando em todos os atos promovidos por escolas, associações, clubes, provas desportivas…fazemos questão de oferecer e ajudar quem nos rodeia. Têm grandes exemplos de vidas solidárias dados pelos avós paternos e maternos! A generosidade da avó Guida e a disponibilidade do avô António, ambos médicos que pautaram as suas vidas numa ajuda sem par a quem lhes recorreu. A continua partilha do avô Fausto sem julgamentos e em qualquer circunstância e o exemplo da avó Bibi que ainda agora na Refood ajuda quem mais precisa.
E&O - Qual o momento mais difícil que enfrentaram enquanto família?
FSN - Temos tido a imensa sorte de até ao momento não existir nenhum evento trágico vivido com o atual agregado familiar. No entanto, temos convivido desde o nascimento do primeiro filho com o caso do meu irmão, que ficou paraplégico com 22 anos, e que tem servido de exemplo de superação e normalização de uma situação que só por si é extremamente complexa.
O facto deste tio ter estado sempre presente e mostrado como é possível ter uma vida ativa e produtiva, apesar das condicionantes, permitiu que contactassem com esta realidade de uma forma quase normal, sendo a este tio que recorrem para apoio em todas as “loucuras”. Com este tio, é permitido que a família seja mais inclusiva superando uma questão que tende a ser muito ostracizante, sensibilizando-os para as várias facetas das dificuldades inerentes ao facto de se ser paraplégico, o que de algum modo afeta uma família na sua globalidade.
E&O - Quais os pilares em que deve assentar a vida da família, de forma a imprimir capacidade de superação nos filhos?
FSN - Julgo que a capacidade de superação dos nossos filhos não só relativamente à questão do tio, mas de todas as questões que vão aparecendo nas suas vidas, tem por base a estabilidade que tentamos transmitir no seio familiar.
A nossa família, assim como tantas outras, tem uma dinâmica complexa e nem todos os dias são só facilidades…será o amor que nos une, o respeito, a convivência, o diálogo e a compreensão os pilares com que tentamos alicerçar coerentemente a nossa família, no anseio de que os nossos filhos sejam melhores pessoas e possam, não só superar os problemas da vida, mas também superar-se enquanto seres humanos.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos