Título
8 livros para voltar à escola sem pressa
8 livros para voltar à escola sem pressa
Hora do Conto
Stress e correria no regresso às aulas? Não tem de ser assim! A Estrelas & Ouriços fez uma parceria com a Sofia Vieira, da livraria Aqui Há Gato. Resultado? Todos os meses, há um vídeo exclusivo com as novidades mais frescas e divertidas das livrarias. E ainda... uma história, contada pela Sofia. Quem é que resiste a uma boa história?
Olá, amiguinhos!
Setembro chegou e, com ele, regressam as mochilas, os cadernos novos, os reencontros, os horários… e também muitas perguntas.
Como vai ser este ano? Quem vai estar na minha sala? Que coisas novas vou aprender? Será que vai correr bem na nova escola? Que amigos vou fazer?
Voltar à escola é sempre um começo. Mesmo para quem já conhece o caminho, há qualquer coisa de novo no ar: uma mistura de entusiasmo, curiosidade, nervoso miudinho e vontade de descobrir o que vem aí. E é precisamente nesses momentos que os livros podem ser grandes companheiros.
Vitória, vitória... o que queremos é uma boa história!
As histórias ajudam-nos a olhar para aquilo que sentimos com mais calma. Às vezes, encontramos numa personagem o medo que ainda não conseguimos explicar. Outras vezes, descobrimos uma pergunta parecida com a nossa, uma coragem escondida, uma amizade improvável ou uma forma diferente de ver o mundo.
Porque aprender não acontece apenas quando abrimos um manual escolar. Acontece também quando ouvimos uma história, fazemos uma pergunta, imaginamos uma resposta, percebemos que não somos os únicos a sentir medo, vergonha, alegria ou curiosidade.
Sugestões que tornam o regresso às aulas mais leve
Na seleção deste mês, escolhi livros que podem ajudar as crianças e as famílias a entrar neste novo ano letivo com mais leveza, conversa e imaginação. Livros para ler antes de dormir, levar na mochila, partilhar em casa ou na escola, e que talvez ajudem a transformar algumas inseguranças em confiança.
Que este regresso às aulas venha cheio de boas perguntas, novas descobertas e histórias que nos lembrem que crescer é também aprender a olhar para dentro, para os outros e para o mundo com mais curiosidade.
Boas leituras e bom regresso à escola!
Em setembro, a curadoria com a “Estrelas e Ouriços” é dedicada a pequenos leitores com grandes perguntas. Histórias que acompanham o regresso à escola, mas que vão para além da sala de aula: livros sobre crescer, experimentar, errar, tentar outra vez, escutar os outros e descobrir o nosso lugar.
✍ Adélia Carvalho; ilustração de Kiara Terra
😌 Editora Tcharan
✍ Shannon Olsen; ilustração de Sandie Sonke
😌 Editora Alma dos Livros
✍ Marisa Lemos; ilustração de Sofia Cardoso
😌 Editora Minotauro
✍ Giulia Pesavento, ilustração de Çagn Odabag
😌 Editora Porto Editora
✍ A.P. Hernández
😌 Editora Presença
✍ Nick Denchfield; ilustração de Ant Parker
😌 Editora Bertrand
✍ Gaëtan Dorémus
😌 Editora Livros Horizonte
✍ Martha Mumford; ilustração de Cherie Zamazing
😌 Editora Jacarandá
Se gostou deste artigo, veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2026
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos