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Como brincam hoje as crianças em Portugal?
Como brincam hoje as crianças em Portugal?
Como brincam hoje as crianças em Portugal? Que fatores influenciam o imaginário e as brincadeiras dos mais novos? Inspirados no Dia Internacional do Brincar, que a partir deste ano se celebra numa nova data, vamos debater e saber mais sobre este tema!
Sabia que 11 de junho passa a ser o dia Internacional do Brincar, consagrado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU)?
Brincar é um direito fundamental e a adoção deste dia pela ONU é mais um passo para que todas as crianças tenham tempo e espaço para brincar, onde quer que estejam.
Para assinalar o Dia Internacional do Brincar, a Estrelas & Ouriços dá o pontapé de saída para mais uma Conferência E&O, a realizar em outubro, com o objetivo de aprofundar a importância do poder do brincar!
Todos sabemos que brincar é decisivo para o desenvolvimento intelectual e emocional dos seres humanos, mas qual é o verdadeiro significado de “brincar” no país em que hoje vivemos? Qual o impacto dos ecrãs e da tecnologia no quotidiano das crianças portuguesas?
A Escola Superior de Educação de Coimbra, o Instituto de Apoio à Criança e a Estrelas & Ouriços pretendem apurar e aprofundar uma série de aspetos essenciais ligados a esta necessidade crucial para a vida das crianças.
Na conferência de 2022, explorámos as diferentes "dimensões do brincar" no desenvolvimento da criança (emocional, motor e cognitivo).
Este ano, vamos abordar a temática "é tempo de brincar!", nas suas várias formas: a cronológica (intergeracional), a pessoal (que impacta a vida no dia a dia) e a histórica (novas tendências).
Saúde: Atividades lúdicas físicas, como desporto ou jogos ao ar livre, promovem a saúde física e ajudam a manter um estilo de vida saudável.
Bem-estar mental: Incorporar brincadeiras no dia a dia reduz o stress e a ansiedade, melhora o humor e aumenta a resiliência emocional.
Aprendizagem: Para as crianças, o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e a aprendizagem do mundo que as rodeia.
Relações sociais: Brincar fortalece laços entre amigos e familiares, criando memórias partilhadas e promovendo um sentido de comunidade.
Afinal, quanto tempo por dia brincam em média os nossos filhos? Com quem e onde brincam? E que tipo de brincadeiras preferem?
A terceira vaga do inquérito realizado às famílias este ano (que mantém um lote de questões sempre iguais desde 2018 e que contou com a participação de mais de mil famílias) vai ajudar-nos a refletir sobre estes temas, como já fizemos em anos anteriores.
Vai ser muito útil também para a leitura e interpretação cuidada por quem sabe da matéria, nomeadamente o Professor Carlos Neto, um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças.
Só trazendo luz a estas questões se encontrarão novas formas de olhar para "o "tempo de brincar", nas suas várias formas, de maneira eficaz para os pais e cuidadores dos dias de hoje.
Com este sentido de missão, estamos já a reunir famílias e especialistas, ligados à infância, para debater a urgência de brincar no desenvolvimento das crianças.
Até à data da nossa conferência - 3 de outubro - vamos divulgar informações e entrevistas a propósito da real importância do brincar no crescimento.
Junte-se a nós para aprofundar este tema tão importante para as famílias e para a sociedade.
"Libertar as crianças das limitações e dos constrangimentos em que vivem é uma grande causa pela qual vale a pena lutar para se alcançar, no futuro, um mundo melhor." (in "Libertem as Crianças - A urgência de brincar e ser ativo, Carlos Neto, Contraponto).
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