Título
Última chamada para participar neste prémio! Veja as dicas destes professores
Última chamada para participar neste prémio! Veja as dicas destes professores
Sugestão: Mentes Empreendedoras
Queridos professores, a nossa turma quer agradecer-vos! Foi para isto que nasceu este prémio para professores em que todos podem participar. Vamos contar-lhe 6 razões para fazer a diferença em 2025!
Diariamente, são muitos os professores que se dedicam às suas turmas. A melhor forma de agradecer a quem nos ensina a explorar o mundo é reconhecendo o seu trabalho e dedicação. Se tivesse de recomendar um professor inspirador, quem seria?
Só tem até 13 de abril para se candidatar se for professor!
Ninguém melhor que estes três professores para falarem da sua experiência no Global Teacher Prize Portugal!
O Professor Rui Fernandes foi um dos 10 finalistas da edição do ano passado e deixou o seu testemunho neste vídeo. Ouça o que tem para nos dizer, sobre como é ser recomendado para este prémio!
Já a Professora Sofia Damiana, que foi a vencedora do prémio em 2024, conta-nos como utilizou os 30 mil euros para investir na comunidade. Espreite neste vídeo o espaço de aprendizagem inovador que criou, onde a flexibilidade e a tecnologia emergente — como realidade aumentada e virtual — tornam as aulas mais dinâmicas e adaptadas ao mundo em constante mudança.
E o Professor Pedro Pinho, finalista da última edição, explica-nos o que o levou a candidatar-se, numa reflexão sobre o impacto que os professores têm na sala de aula e, consequentemente, no futuro de cada um dos alunos com quem se cruzam.
Agora que já sabe como participar aqui vão boas razões para concretizar este objetivo de 2025!
1. Os professores podem partilhar boas práticas com a comunidade
2. Podem ser reconhecidos e implementar soluções para os seus alunos
3. Quem recomenda está a investir na educação de qualidade!
4. É uma forma de agradecer pelos alunos
5. É uma forma de honrar os professores que também nos inspiraram
6. Motiva os professores a continuar a fazer um bom trabalho!
"É preciso uma aldeia para educar uma criança". Imagine o esforço multiplicado por turmas enormes. É preciso amor à profissão. Vamos dignificar os professores e motivar toda a comunidade escolar. A melhor altura para começar é agora!
O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, reconhecido, internacionalmente, como o “Nobel da Educação”. Atualmente, esta iniciativa chega a professores de 120 países. E Portugal é um deles!
O Global Teacher Prize Portugal é uma iniciativa da sociedade civil, promovida pelas Mentes Empreendedoras, em parceria com a Fundação Santander Portugal e com o apoio da Missão Continente. O objetivo é a celebração dos professores e a sua importância na sociedade, a partilha de boas práticas, de histórias inspiradoras e a promoção da inovação no ensino.
Este prémio para professores distingue os que se destacam pela inovação, impacto e qualidade no ensino.
Qualquer pessoa pode recomendar professores inspiradores. Se for professor, candidate-se!
O concurso Global Teacher Prize Portugal está aberto a todos os docentes, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, que inspiram e fazem a diferença na vida dos seus alunos.
O prémio, no valor de 30.000€, é destinado a investir na comunidade escolar, reconhecendo o trabalho excecional dos docentes e o seu contributo para inspirar as novas gerações.
Só tem até 17 de março para recomendar professores e até 24 de março para se candidatar se for professor!
O prémio no valor de 30.000€, a investir na comunidade, foi entregue à Professora Sofia Damiana Pires de Jesus como reconhecimento pelo trabalho inspirador, pelo impacto nos alunos e pelo contributo extraordinário para a profissão. Conheça este e outros projetos aqui.
Sabia que esta professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico incorpora tecnologias avançadas, como a Realidade Aumentada, nas suas aulas para enriquecer o ensino das ciências? E que é conhecida por criar projetos que estimulam o interesse e a participação ativa dos estudantes, como o projeto “Era uma vez… com ciência”, que lhe valeu reconhecimento na 5.ª Edição do selo Escola Amiga da Criança?
Então e aqueles professores que põem os alunos em contacto com a cultura de forma espetacular? Em colaboração com o Plano Nacional das Artes, o Global Teacher Prize Portugal atribuiu uma Menção Honrosa dedicada a docentes que se destaquem no acesso à cultura!
A Professora Helena Pereira foi a vencedora desta Menção Honrosa Acesso à Cultura 2024. Professora de História na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, é responsável pela coordenação das Jornadas Pedagógicas de História Local. Quem diria que uma atividade em sala de aula evoluiria para um projeto concelhio, com várias escolas e a comunidade local? Conheça este e outros projetos aqui.
De que está à espera? Lembre-se dos professores que inspiram toda a gente aí em casa ou pense nos seus alunos e candidate-se para os inspirar ainda mais!
Ao preencher o formulário, não se esqueça de referir que tomou conhecimento do projeto pela Estrelas & Ouriços. Boa sorte!
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos