Título
Também se dá na Escola: 5 personalidades que mudaram o mundo
Também se dá na Escola: 5 personalidades que mudaram o mundo
Curiosidades
Marcaram o percurso e a história da Humanidade com a sua voz ativa. Num mundo em constante mudança e cheio de incerteza, leve para a escola estes bons exemplos, as vozes que continuam a inspirar as crianças e outras gerações.
Conhecido como o precursor do ativismo pacífico, teve um papel importante na independência da Índia, na altura governada pelo Reino Unido. Depois de uma temporada na África do Sul, tornou-se atento a problemas como a desigualdade social e a discriminação. A partir daí, dedicou-se à luta pela independência do seu país e da tolerância religiosa, mas sempre de forma não violenta. Disseminou o “Satyagraha”, princípio que defendia protestos pacíficos e começou a ser chamado de “mahatma”, que significa “grande alma”.
Luther King nasceu em 1929, em Atlanta, nos Estados Unidos da América; foi um pastor protestante e ativista político. Lutou contra a discriminação racial e tornou-se num dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros neste país. À semelhança de Gandhi, pregava a não violência. Além disso, defendeu causas contra a pobreza e a Guerra do Vietname. Em 1963 fez um dos mais importantes discursos da história da Humanidade “I have a dream” (Eu tenho um sonho) e em 64 ganhou o Prémio Nobel da Paz.
Malala, a pessoa mais jovem a receber um Prémio Nobel até ao momento, com apenas 11 anos, denunciou os abusos contra as mulheres e defendeu os seus direitos à educação. Por isso, foi baleada aos 15 anos pelos radicalistas talibãs, que tomaram de assalto a zona do Paquistão onde vivia. Sobreviveu e quando foi transferida para o Reino Unido, a voz de Malala ganhou ainda mais força, tornando-se porta-voz pela educação de raparigas e mulheres pelo mundo.
É considerado um dos rostos mais importantes contra o Apartheid - regime na África do Sul que defendia o tratamento desigual com base em preconceitos raciais. Em 1993, ganhou o Prémio Nobel da Paz e em 94 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, mas antes disso esteve 30 anos preso, devido à sua luta contra o regime. Mandela defendeu sempre a igualdade e a harmonia entre etnias e cultivou o ideal de uma sociedade livre e democrática.
Ficou conhecida em 2018, depois de fazer uma “greve de aulas” pelo clima, em frente ao edifício do parlamento sueco, com apenas 16 anos. O seu intuito era que o governo cumprisse o Acordo de Paris. Na primeira semana, conseguiu juntar mais de 30 pessoas e rapidamente as greves se espalharam pela Europa. Desde então que viaja pelo mundo pela defesa dos recursos naturais e do planeta. Em 2019, foi considerada a personalidade do ano pela revista Time, discursou em conferências da ONU e é hoje um dos principais rostos na luta contra as alterações climáticas.
Encontre mais recursos para inspirar as crianças dentro e fora da escola:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos