Título
Desmame sem traumas: quando e como deixar de amamentar?
Desmame sem traumas: quando e como deixar de amamentar?
Cada bebé é único e cada mamã tem a sua forma especial de sentir a maternidade. A verdade é que a fase do desmame pode ser muito desconfortável para ambos. Como contornar?
Ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses e a sua continuação - complementada com outros alimentos, até aos 2 anos ou mais, conforme o desejo da mãe e da criança – a amamentação deve ser mantida enquanto for uma prática equilibrada física e psicologicamente. Quando assim não for, há algumas dicas que pode ter em atenção nesta fase.
Reduza o número de mamadas aos poucos, retirando uma de cada vez ao longo de vários dias ou semanas. Comece pelas mamadas que ocorrem durante o dia, e deixe as mais reconfortantes, como a da noite, para o final do processo.
Substitua a amamentação por outras formas de proximidade, como leituras, abraços ou canções de embalar. Aposte nos mimos! O desmame não é apenas uma transição alimentar, mas também uma mudança emocional e relacional significativa.
Garanta que o bebé está bem alimentado. Dê-lhe água, biberão com leite adaptado e pequenos lanches. A rotina ajuda a quebrar a associação constante entre fome, sono e amamentação.
Com paciência e coerência nas atitudes, o desmame será mais natural e tranquilo. Mantenha uma comunicação próxima e esteja preparada para alguns protestos… Em troca, ofereça carinho e segurança durante este processo de adaptação.
Se gostou deste artigo, veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos