Título
5 Tradições amorosas de S. Valentim de norte a sul do país
5 Tradições amorosas de S. Valentim de norte a sul do país
Dia dos Namorados
Reza a lenda que, na Idade Média, os apaixonados cosiam nas suas mangas o nome da sua amada para assumir publicamente o seu amor por ela. Já na Roma Antiga era habitual fazer oferendas ao Cupido, para conhecer a cara-metade. E em Portugal? Conheça as tradições mais amorosas do nosso país para o Dia dos Namorados.
Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, recorda a história de um bispo romano, de nome Valentim, que durante o século III, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros seriam melhores combatentes e que se concentrariam mais facilmente na guerra e na vida militar.
Ao continuar com a celebração de matrimónios, Valentim acabou por ser descoberto e, infelizmente, preso e condenado à morte.
Durante o seu tempo na prisão, o bispo apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da sua execução, o bispo escreveu-lhe uma carta de despedida na qual assinou como “De seu Valentim”.
Mais tarde, o bispo foi considerado mártir pela Igreja Católica e o 14 de fevereiro assinala a data da sua morte.
Minho
A chamada Arte dos Namorados é uma componente fundamental da arte e da cultural popular. Os lenços apresentam-se como a forma poética e artística utilizada pelas mulheres do Minho, em idade de casar. Eram bordados por bordadeiras de pouca alfabetização, apresentando uma língua popular de modo mais direto, com todos os pormenores ortográficos que lhes são característicos.
O lenço, um quadrado de linho ou de algodão, era bordado nas noites de serão, nos momentos livres ou durante o momento em que pastavam o gado. Nele estavam expressos os sentimentos que lhes invadiam a alma.
Os lenços bordados eram utilizados ao domingo, pelas raparigas apaixonadas, na saia ou no bolso do avental. Mais tarde, cada rapariga oferecia-o somente ao rapaz que amava, como compromisso de amor. Este, por sua vez, passaria a utilizá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato de domingo.
Guimarães
A “cantarinha dos namorados” é feita de pelos oleiros com argila. Conta a tradição que quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido de casamento oficial, devia oferecer à sua namorada uma cantarinha, moldada em barro. Em casos de recusa, o pretendente recebia a oferta de volta ou esta era mesmo partida e desfeita.
Em caso de ser aceite, a vontade dependia dos pais da namorada. A cantarinha tinha ainda a função de guardar as prendes que o noivo e os pais da noiva ofereciam durante o noivado.
Hoje, as cantarinhas já não servem para pedir em casamento, mas assumem-se como guardiãs de grandes histórias de amor.
Reguengos de Monsaraz
Conta a lenda que, pela altura da Páscoa, mulheres na casa dos vinte anos de idade, caminhavam em direção à Rocha dos Namorados.
De costas, as mulheres deviam atirar pequenas pedras para a rocha e, por cada pedra falhada, somava-se um ano de espera até ao seu casamento surgir. Atualmente é possível verificar a presença de pequenas pedras reunidas no topo da Rocha dos Namorados.
Todo o país
Entre os mais pequenos, é comum escrever dedicatórias de amor seladas em cartas secretas e colocá-las no cacifo da pessoa de quem mais se gosta. Uma tradição que semeia a esperança entre rapazes e raparigas apaixonados.
Nas escolas que têm rádio, é também comum partilhar os sentimentos, publicamente! Esta talvez seja uma opção para os mais corajosos…
Todo o país
Neste dia, os jantares à luz de velas, os bouquets de flores e os bombons não podiam ficar de fora. Estas ideias clássicas são sempre excelentes para fazer alguém especial muito feliz! O importante é dedicar algum tempo aos preparativos e mostrar o quanto gosta desse alguém.
Decorar a sala e cozinhar o jantar por si próprio, fazer um doce especial ou até mesmo um presente com as próprias mãos são tradições em que muitas pessoas continuam a apostar. O resultado? Muito sucesso!
Feliz Dia de S. Valentim!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos