Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Sumário: onde ficam os smartphones?

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    Sumário: onde ficam os smartphones?

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Os alunos nos recreios não tiram a cabeça dos ecrãs! Ouvimos. É lamentável que as crianças e os jovens não conversem entre eles! Lemos. No meu tempo não tínhamos nada disto e éramos muito mais felizes e brincávamos mais! Voltamos a ouvir. Sumário: onde ficam os smartphones?

    O tema dos smartphones nas escolas está em todo o lado. O alheamento e distractibilidade das crianças no espaço dos recreios escolares, mas também nas salas de aula, tem sido atribuída à presença dos smartphones.

    Smombie passou a descrever o comportamento da pessoa que se comporta como um zombie totalmente absorvido pelo smartphone. Para além de já serem chamados de viciados ou dependentes.

    Por vezes os fenómenos parecem-nos ser maiores ou mais presentes. E neste caso atendendo a que a percentagem de smartphones por pessoa é maior, observamos que com maior frequência há pessoas a olhar para os ecrãs. Até porque temos cada vez mais aplicações para alertar a chegada de uma mensagem, e-mail, tentativa de contacto, noticias, etc.

    Os manuais de diagnóstico das perturbações mentais, um em 2013 e outro em 2020 introduziu a Perturbação de Adição aos Videojogos pela Internet. E propuseram um conjunto de características de diagnóstico que espelham muitos dos comportamentos que vamos observando. Ainda que a Organização Mundial de Saúde tenha dito em plena pandemia que as crianças e jovens podiam usar os videojogos para combater o isolamento social.

    O próprio interesse científico tem realizado vários estudos, nomeadamente epidemiológicos em relação à real prevalência de casos patológicos, problemáticas, mas também saudáveis na utilização dos smartphones. A prevalência de casos patológicos de Perturbação de Adição aos Videojogos pela internet no contexto europeu se cifra em 1,9% e que cerca de 5% - 10% apresentam comportamentos considerados problemáticos.

    Onde ficam os smartphones?

    Não há um consenso e muito menos um entendimento do que é importante fazer. Já há quem tenha decidido que na sua escola não entram smartphones. As ideias referidas passam pelo isolamento social das crianças que deixaram de conversar entre si e que passaram a estar exclusivamente centrados nos ecrãs. Ou que deixaram de realizar qualquer tipo de atividade física e que estão mais sedentários do que nunca. Ou mais ansiosos ou deprimidos do que antes e que a utilização das tecnologias tem contribuído para isso.

    A realidade de hoje é cada vez mais tecnológica. A utilização dos equipamentos tecnológicos, mas também videojogos, acesso à internet, redes sociais, plataformas de comunicação, etc., é cada vez maior. E temos inclusive assistido nos últimos anos a um esforço de organismos internacionais, tais como a Comissão Europeia, que se tem desdobrado em iniciativas para desenvolver e financiar estudos para avaliar e construir uma comunidade escolar mais adaptada às tecnologias.

    Hoje, cerca de 94% dos europeus com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos utilizam um smartphone para navegar na Internet (Eurostat, 2016). Mas ainda são poucos os exemplos de utilização em sala de aula e integrados enquanto metodologia e ferramenta de aprendizagem.

    Apesar de todo este desenvolvimento tecnológico, as escolas e muitos professores continuam pouco sensibilizados para a introdução destes equipamentos no espaço escolar.

    O smartphone representa uma inovação que moldou dramaticamente a forma como as pessoas interagem e se orientam num território desconhecido. Este tem muitas vantagens indiscutíveis, como a oportunidade de construir capital social através de múltiplas possibilidades de comunicação, acesso a informações relevantes em tempo real e muitas outras funções.

    Além destes aspetos positivos são discutidos na comunidade científica vários efeitos secundários negativos da utilização excessiva/problemática do smartphone. Seja a monetização ou o uso indevido de dados, Fear of Missing Out das redes sociais, interrupções constantes das notificações.

    Tudo isto parece representar uma menor produtividade. Mas por outro lado também temos muitos exemplos de um aumento da produtividade ou ganho em termos da aprendizagem com o uso dos smartphones.

    Utilização nas escolas: prós e contras

    Coloca-se a questão de saber se os ambientes de aprendizagem, em particular as escolas, beneficiariam de uma proibição do uso de smartphones. Em que a ideia subjacente a essa proibição é que as mentes jovens encontrariam melhores ambientes de aprendizagem nas escolas e que, sem os smartphones, as interacções sociais e actividade física melhorariam.

    Os argumentos a favor da proibição dos smartphones nas escolas podem ser sintetizados em: menos distrações, melhor desempenho académico; mais atividade física; mais interação social presencial; aprender a lidar com o tédio, que pode despoletar a divagação da mente e a criatividade.

    Os argumentos contra a proibição dos smartphones nas escolas: os pais e os filhos podem comunicar menos ou não comunicar de todo; as mentes jovens precisam de ser preparadas para um mundo cheio de distracções; custos elevados para proceder à intervenção da proibição; a proibição vai contra os princípios da sociedade livre e da liberdade em todo o mundo.

    No NICO – Núcleo de Intervenção nos Comportamentos Online, estamos atentos à validade científica da informação que mostra haver uma utilização saudável dos smartphones praticado pela maior parte das pessoas. Assim como dos riscos subjacentes. Mas é imperativo neste equilíbrio de forças pensar na importância da literacia e ética digital em todos os agentes da comunidade educativa para construirmos um ambiente de aprendizagem e de socialização híbrido e em respeito pelos valores fundamentais que nos continuam a reger a todos.

     

    Dr. Pedro Rodrigues

    Pedro Rodrigues

    NICO: Núcleo de Intervenção nos Comportamentos Online

     

    Se gostou deste artigo, também poderá gostar de:

    Será o sofrimento das crianças muito distinto do dos adultos?

    Birras para que vos quero?

     

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    Sumário: onde ficam os smartphones?
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2024

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Férias no Algarve longe da confusão? Veja o nosso roteiro secreto!

    E se lhe dissermos que existe um lugar no coração algarvio, ideal para as viagens em família antes do pico do…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Organização de brinquedos: o segredo dos quartos com superpoderes

    Onde moram os dragões, as fadas, os carrinhos e os legos perdidos? A magia da decoração do quarto de uma…
    • Sugestões
    • Em Casa
    • +1

    Dodot em promoção rima com maior frescura para os bebés este verão

    Verão combina com sol, passeios em família e, para quem tem bebés em casa, uma boa dose de logística! Entre…
    • Para Bebés
    • Em Casa
    • +1

    Férias de verão para pequenos artistas no Teatro Bocage

    Apesar de pequenino, o seu filho já tem espírito de artista? Então, as férias de verão do Teatro Bocage são…
    • Lisboa
    M/6
    • Desconto EO
    • Fazer
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Já pensou nas despesas de educação do próximo ano?

    Este ano, os pais da Inês e da Vera decidiram planear o regresso às aulas com antecedência, não só para gerir…
    • Fazer
    • +3

    Será que as crianças sabem como pedir ajuda na praia? Dê-lhes este desafio!

    Ainda não conhece a Família Segura e os seus jogos grátis sobre segurança infantil? Leve este jogo ou…
    • Pais
    • +2

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS