Título
Rir continua a ser o melhor remédio!
Rir continua a ser o melhor remédio!
Opinião | Sónia Gaudêncio, Psicóloga Clínica
Quem nunca riu sem saber porquê ou de quê, só porque ouviu alguém a rir, genuinamente, às gargalhadas?
E rir é muito bom, é saudável e diz até a sabedoria popular que “rir é o melhor remédio” e ao que parece, vários estudos têm confirmado precisamente isso.
Sabia que rir acaba até por ter impacto positivo ao nível do sistema imunológico, reforçando-o? Os estudos mostram que quando rimos são libertadas endorfinas que têm um efeito semelhante ao de um analgésico natural e que promovem uma sensação de prazer e bem-estar, já para não falar da diminuição dos fatores inflamatórios e da redução da tensão arterial. Não é por acaso que os Doutores Palhaços visitam as crianças hospitalizadas.
Para além disso, rir, tal como o brincar, é também fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que traz benefícios a vários níveis. Uma criança que ri e que brinca é uma criança mais feliz, mais espontânea, que consegue libertar o seu stress desta forma saudável, o que a beneficia em termos de socialização e ajuda na expressão emocional.
Sabe-se também que rir tem benefícios a nível cognitivo, dado que proporciona uma maior irrigação e oxigenação do cérebro, acabando por melhorar a memória, a atenção, a aprendizagem e o pensamento criativo.
O riso e o sentido de humor são também poderosas estratégias de coping para lidar com as adversidades da vida, ajudando-nos muitas vezes a encarar as dificuldades com maior leveza. Não é por acaso que se criam piadas e anedotas até de situações muito dramáticas, como forma de aligeirar aquelas situações.
Com o riso, as crianças aprendem a relativizar as pequenas adversidades, promovendo a resiliência tão necessária para o dia a dia.
Mas se rir tem estes benefícios todos, o que está à espera para dar umas boas gargalhadas com os seus filhos?
- Reserve tempo para momentos de verdadeira brincadeira e diversão com os seus filhos;
- Um simples ataque de cócegas pode proporcionar boas gargalhadas;
- Partilhem histórias engraçadas ou até mesmo anedotas;
- Vejam programas de televisão divertidos, filmes e desenhos animados bem-humorados;
- Façam “concursos de gargalhadas”;
- Não se esqueçam também de ensinar as vossas crianças que é saudável aprendermos a rir de nós mesmos, ajuda-nos ao nível da nossa autoestima e autoconfiança.
Por todos estes motivos, sorria, ria… uma ou mesmo várias vezes ao dia… seja o exemplo para os seus filhos, pois lembre-se, que muitas vezes, rir continua a ser o melhor remédio!
Sónia Gaudêncio, Psicóloga Clínica e Diretora da ESTIMA +
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos