Título
Receita(s) para combater o desperdício alimentar: concorra já com a sua turma!
Receita(s) para combater o desperdício alimentar: concorra já com a sua turma!
Patrocínio: Nestlé por Crianças mais Saudáveis
Crianças, professores e famílias: todos são chamados a ter um papel ativo na problemática do desperdício alimentar. Reúna a sua turma e participe no concurso “Receitas com os pés assentes na terra”.
O Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis lançou o concurso escolar “Receitas com os pés assentes na terra”. O desafio é que cada turma crie um livro de receitas saudáveis e sustentáveis, tendo como principal foco a redução do desperdício alimentar, a sazonalidade e a tradição!
A turma vencedora terá a oportunidade de ver o seu trabalho transformado num livro de receitas. Cada aluno receberá um kit de cozinha para que possa replicar as suas receitas em casa.
A escola vencedora terá ainda a oportunidade de participar num workshop de culinária saudável e sustentável!
Esta iniciativa tem como principal objetivo envolver, consciencializar e sensibilizar as crianças (dos 3 aos 10 anos), educadores e famílias para o tema da alimentação saudável e sustentável.
É muito fácil! Basta ler o regulamento que aqui resumimos em cinco passos, mas que não dispensa a leitura do documento na íntegra:
1. Criar um mínimo de 10 receitas e, pelo menos, uma em cada uma das seguintes categorias:
- Sopas e entradas
- Prato principal: carne, peixe e/ou vegetariano
- Lanche e/ou pequeno-almoço
2. Privilegiar receitas que utilizem os alimentos no seu todo (ex.: cascas, talos, sementes, …) e/ou sejam uma forma de aproveitar sobras.
3. Dar primazia a alimentos de produção local e de preferência, sazonais, ou seja, com a indicação da altura do ano em que a receita se enquadra.
4. Cada receita do livro deverá seguir a estrutura do template disponibilizado no site:
- Nome da receita;
- História, tradição ou curiosidade por detrás dessa receita (pequeno texto);
- Lista de ingredientes;
- Modo de preparação;
- Ilustração ou fotografia da receita (opcional).
5. O livro de receitas deverá ser enviado enviada em formato pdf, por email.
Como sugestão de trabalho, cada criança poderá trazer uma receita de casa e a história/tradição associada para ser partilhada na turma e compilada no livro final.
Manifestação da intenção de participação: até 15 de dezembro de 2023
Submissão dos trabalhos: até 12 de abril de 2024
Anúncio dos resultados: 3 de maio de 2024
Entrega dos prémios: até 31 de maio de 2024
De acordo com os dados mais recentes sobre o desperdício alimentar em Portugal, revelados em julho de 2022 pelo INE (com base no ano de 2020), as famílias portuguesas desperdiçaram um total de 1,8 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, cerca de 183 quilos de comida, por habitante, um valor muito acima da média europeia.
Consciente da gravidade dos números, no primeiro ano em que se assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade, a Nestlé Portugal renovou a parceria com o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que, em três anos, congregou mais de três centenas de empresas e instituições em torno do combate ao desperdício alimentar em Portugal.
Este ano, a Nestlé Portugal vai também partilhar o seu conhecimento com as gerações mais novas, nas escolas do ensino pré-escolar e básico (o que faz desde 1999), através do seu programa de educação alimentar Nestlé por Crianças mais Saudáveis.
No ano de 2023/2024 a temática principal é a “alimentação saudável e sustentável”, com destaque particular para a biodiversidade, o desperdício alimentar e a sazonalidade.
Antes de deitar as cascas da laranja, do limão ou da tangerina para o lixo, já pensou que lhes pode dar uma nova vida?
Uma excelente maneira de evitar o desperdício alimentar é aproveitar as cascas dos citrinos para decorar e aromatizar.
Encontre aqui receitas saudáveis, sustentáveis e saborosas para fazer em família.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos