Título
Poupar e ser amigo do ambiente em 12 dicas e 12 provérbios
Poupar e ser amigo do ambiente em 12 dicas e 12 provérbios
Poupar com foco na sustentabilidade é uma atitude duplamente inteligente, já que além de estar a beneficiar o seu bolso a longo prazo, está a trabalhar o presente do futuro do meio ambiente.
Aproveite o Dia Mundial da Poupança, que se assinala na agenda a 31 de outubro, ou outro dia do ano, para ganhar balanço. Conheça aqui as dicas para começar já a poupar, enquanto ajuda o ambiente.
1. Reduza o consumo de energia em casa: desligue aparelhos quando não estiverem em uso; utilize equipamentos com classificação de eficiência energética e considere a instalação de painéis solares para gerar a sua própria eletricidade.
2. Economize água: instale dispositivos economizadores de água em torneiras e chuveiros; aproveite a água da chuva para regar plantas.
3. Recicle e reutilize: separe materiais recicláveis e coloque-os na reciclagem; encontre maneiras criativas de reutilizar coisas, como frascos de vidro e sacos de compras.
4. Reduza o desperdício de alimentos: planeie as refeições e faça listas de compras para evitar comprar em excesso; armazene alimentos adequadamente para prolongar sua vida útil.
5. Transporte sustentável: use os transportes públicos, boleias ou bicicleta sempre que possível. Considere a compra de um automóvel elétrico ou híbrido se precisar de estiver a pensar comprar um carro.
6. Compre conscientemente: opte por produtos duráveis e de alta qualidade, que tenham menor probabilidade de precisar serem substituídos com frequência. Apoie empresas e marcas que adotam práticas sustentáveis.
7. Reduza o consumo de carne e produtos de origem animal: experimente refeições à base de plantas para economizar dinheiro e reduzir a sua pegada ecológica.
8. Economize em produtos descartáveis: use produtos reutilizáveis, como garrafas de água, sacos de compras e utensílios; evite produtos de utilização única, como copos e talheres descartáveis.
9. Melhore a eficiência energética da sua casa: substitua lâmpadas incandescentes por LEDs de baixo consumo; isole portas e janelas e instale um termostato programável.
10. Reduza o desperdício de papel: opte pelo uso de documentos digitais e reduza a impressão desnecessária.
11. Partilhe recursos: considere a partilha de ferramentas, equipamentos e até carros com amigos, vizinhos.
12. Faça você mesmo (DIY): aprenda a fazer pequenos reparos e projetos em casa, economizando dinheiro e recursos.
Não se esqueça de que as práticas sustentáveis não ajudam apenas o meio ambiente, mas também podem reduzir os custos a longo prazo. Comece com pequenas mudanças e, gradualmente, adote mais práticas “saudáveis” na sua rotina diária, incluindo toda a família nestas boas práticas, que vão permitir economizar e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.
Uma forma engraçada de abordar a importância deste tema com as crianças pode ser com um jogo assente em provérbios, associados ao dinheiro e à poupança.
Quem será que aí em casa conhece mais? Há expressões portuguesas que nos podem ensinar muito. Chame também os avós para esta "competição" - são um poço de saber!
- No poupar está o ganho.
- Grão a grão, enche a galinha o papo.
- Dinheiro faz dinheiro.
- Moeda poupada é moeda ganha.
- Para viver bem, gastar menos do que tem.
- Não gastes hoje o que te pode fazer falta amanhã.
- Não pôr os ovos todos no mesmo cesto.
- O dinheiro não cresce nas árvores.
- Quem tudo quer, tudo perde.
- Quando a esmola é muita, o santo desconfia.
- Dinheiro chama dinheiro.
- O dinheiro não traz felicidade.
A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.
A ideia sobre a qual assenta o Dia Mundial da Poupança era promover a importância da poupança não apenas como um meio de garantir um futuro financeiramente estável, mas também como uma forma de contribuir para o crescimento económico do país.
A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Franz Hermann Schulze-Delitzsch, um economista alemão do século XIX que foi um dos pioneiros na criação de cooperativas de crédito e bancos de poupança.
Duas mães e vizinhas, que quando eram pequenas guardavam os seus sonhos em porquinhos mealheiros, criaram um projeto que vai dar belos presentes! Porque guardar dinheiro no porquinho mealheiro é pitoresco, Sabrina e Joana decidiram criar uma nova versão do velho porco de barro com a etiqueta “Ó vizinha”. Os grandes (20 cm) custam 18€ e os pequenos (15 cm) custam 14€. As frases são tão engraçadas que o difícil vai ser escolher e ainda as pode personalizar! (Depois não diga que não avisámos 😉). Encomendas por Facebook, Instagram ou Email.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos