Título
Nobre Casa de Cidadania: educar pelo exemplo
Nobre Casa de Cidadania: educar pelo exemplo
Atribuição do Título Cidadão Nobre
Com a iniciativa da Nobre Casa de Cidadania (NCC), avançar para este reconhecimento é tão fácil como submeter uma candidatura online, de um Ato Nobre isolado ou prolongado no tempo. É possível homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro, residente em Portugal, que tenha praticado um Ato Nobre no último ano, ou seja, uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, demonstrando integridade, honra e humanidade.
A NCC foi fundada em 2013 com o objetivo de reconhecer e homenagear os cidadãos autores de Atos Nobres e, através desses exemplos, estimular, sensibilizar e educar para a Cidadania. Desta forma, procura promover o exemplo individual como promotor da melhoria cívica da pessoa e da sociedade.
Um Ato Nobre é realizado no momento em que alguém se entrega a uma causa, obra ou ação, sem qualquer tipo obrigação. Pode ser realizado na atividade diária de um cidadão ou em situações pontuais, quer seja na sua vida pessoal, profissional ou cívica.
O Ato pode estar relacionado com a solidariedade, preservação do ambiente, cuidados de saúde, educação, defesa do património ou proteção civil, entre outros.
Qualquer pessoa pode realizar um Ato Nobre!
Este é o nono ano em que se realiza a “Atribuição do Título Cidadão Nobre”, tendo sido já propostos mais de uma centena de Atos Nobres e homenageados mais de 80 cidadãos, com reconhecimento público.
Eis dois exemplos. A jornalista Alexandra Borges sustentou durante vários meses, sozinha, algumas das vítimas de escravatura infantil do Lago Volta, no Gana, criou a ONG “Filhos do Coração” para ajudar mais crianças naquele país. Já Afonso Eduardo deixou Inglaterra para se instalar em Portugal e fundar um Centro Social de Acolhimento, que apoia famílias carenciadas entre Setúbal e o Vale da Amoreira.
Porque ser Nobre é já em si homenagear quem faz o bem - num elogio ao caráter, ao desprendimento e ao altruísmo - proponha um Ato Nobre!
As candidaturas para a "Atribuição do Título Cidadão Nobre" devem ser feitas no website da NCC, através do preenchimento de um formulário simples e rápido.
Qualquer pessoa pode submeter uma candidatura e homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro, residente em Portugal, que tenha praticado um Ato Nobre no último ano.
Obs.: O proponente não pode ser o autor do ato partilhado.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos