Título
Médico por um dia: “Não é preciso ter medo de ir ao médico!”
Médico por um dia: “Não é preciso ter medo de ir ao médico!”
Patrocínio: Hospital da Luz
Há uma ferida para tratar. E agora? Flor Dias é a “médica de serviço”, que vai fazer uma sutura ao Duarte, na sala de pequenas cirurgias da Urgência do Hospital da Luz. Para isso, conta com a ajuda do “enfermeiro” Vicente Serra. O que irá acontecer neste episódio de “Médico por um Dia”? Vamos ver!
Já está a gravar, mas… “Oh Duarte, para de estragar” (Flor), “Mas a Vanessa já tirou mil fotos e tu também!” (Duarte), “Mas ainda não acabou, ainda vamos ser filmados! Olha aqui o microfone.” (Flor)
Caracterização feita, os pequenos atores da campanha preparam-se para gravar o episódio dedicado à enfermagem de “Médico por um Dia”, a campanha que o Hospital da Luz implementou para ajudar pais e médicos a afastar das crianças o medo da “bata branca”.
O “doente” Duarte Serra, de 5 anos, estava numa luta de box e levou um soco no queixo. Transportado de imediato para o Atendimento Urgente de Pediatria do Hospital da Luz Lisboa, foi atendido por “profissionais de excelência”.
Para tratar o Dudu, Flor e Vicente - “médica e enfermeiro”, de 11 anos – calçaram as suas luvas esterilizadas e começaram por desinfetar a ferida com soro, para depois colocar a cola e um penso. Que corajosos!
O que é a pele? Enquanto faziam o curativo e perdiam o medo de ir ao hospital, os pequenos atores aprenderam muitas coisas. Ficaram a saber que a pele é o maior órgão do corpo humano. Além de nos proteger de bactérias ou vírus, regula o frio e o calor, e tem também funções sensoriais.
Será que a pele cola? A regeneração das células acontece por meio da mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a células-filhas com o mesmo material genético.
E quanto tempo vai demorar a curar a ferida? Para o Duarte, “mil anos”; para o Vicente “um mês” e para a Flor, “duas semanas”!
Para a despedida, nada menos do que uma boa dose de simpatia - “Pronto, está despachado. As melhoras e até logo!”
Naturalmente curiosas e ativas, as crianças são muito aventureiras, sem a noção dos perigos que as rodeiam e, por isso, muito propensas a acidentes. As feridas são frequentes e saber como atuar, nestas situações, pode evitar complicações:
- A ferida deve ser lavada com soro fisiológico ou água corrente, desinfetando, de seguida, com compressa e com um antisséptico adequado para a pele. Uma ferida superficial pode ser tratada em casa, com desinfeção diária e um penso protetor.
- Se a hemorragia estiver ativa, e não cessar espontaneamente, deve fazer pressão com compressas ou uma toalha limpa, durante cinco minutos.
- No caso de a ferida continuar a sangrar, ser profunda ou resultar de mordedura de animal, a situação deve ser avaliada no hospital.
A campanha “Médico por um dia” funciona como material de apoio a pais e a pediatras, sempre que for preciso mostrar a uma criança o que se passa numa ida ao hospital, para uma consultas, uma vacina, uma ida ao oftalmologista, ao dentista ou ao otorrino!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos