Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    LANCHEIRAS: EVITE ALIMENTOS QUE SÓ SERVEM PARA ENGORDAR AS CRIANÇAS

    • Detalhes
    Pais
    Saúde e Segurança
    Título

    LANCHEIRAS: EVITE ALIMENTOS QUE SÓ SERVEM PARA ENGORDAR AS CRIANÇAS

    Nota Informativa

    Sugestões

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Agora que as aulas estão de regresso, pense duas vezes na comida que prepara para os seus filhos levarem para a escola. Há alternativas bem simples e saudáveis aos alimentos com açúcar e sal em excesso.

    Muitos pais estão a contribuir diariamente para o aumento de peso dos filhos preparando-lhes lanches ricos em alimentos açucarados. Um estudo da associação britânica Action for Children, divulgado pelo Daily Mail, mostra que menos de um terço dos pais está preocupado em preparar um lanche saudável para as crianças e três quartos admitem sentir-se culpados pelas escolhas que fazem.

    “É comum as crianças serem enviadas para a escola com uma sanduíche de fiambre, um iogurte, um pacote de batatas fritas, uma maçã e um sumo de fruta”, sublinha o artigo do Daily Mail, prosseguindo: “Uma refeição deste tipo totaliza uma média de 25 gramas de açúcar, um grama a mais do que o recomendado diariamente para crianças de nove anos”.

    Estas revelações surgem apenas três meses depois de o sistema nacional de saúde britânico ter anunciado que mais de um terço das crianças britânicas com 11 anos sofre de excesso de peso.

    O estudo da Action for Children envolveu 4348 adultos – 535 dos quais com filhos entre os cinco e os 13 anos – e concluiu que o lanche típico dos miúdos de nove anos contém um terço das calorias, quase metade do sal e bastante mais açúcar do que uma criança precisa para o dia inteiro. Isto quando se sabe que muitos destes miúdos já saíram de casa cheios do açúcar contido na maior parte dos cereais do pequeno-almoço.

    Três quartos dos pais confessam sentir-se culpados pelo que dão aos filhos para comer, mas admitem que a sua grande prioridade é garantir que eles se alimentam – 38% disseram que é mais importante pôr na lancheira uma refeição que o filho vai certamente comer do que estar preocupado com a sua composição. Só 28 por cento dos participantes garantiram ter como motivação principal fazer lanches saudáveis.

    Os alimentos mais comuns da lancheira são as sanduíches de fiambre, os iogurtes e os sumos de frutas, mas também barras de chocolate. Os especialistas em nutrição defendem que este tipo de refeição deve excluir, em absoluto, batatas fritas, salgados, chocolates ou qualquer outro tipo de doces.

    Como fazer um lanche mais saudável

    - Troque o sumo por água ou leite. Também pode diluir o sumo de fruta em água nas proporções de 50/50.
    - Inove nas sanduíches: use frango cozido, peru, ovo, atum ou queijo creme de baixo teor de gordura.
    - Troque as batatas fritas por verduras laminadas com um molho de baixo teor de gordura ou húmus.
    - Quando for ao supermercado, escolha o pão com menos sal.
    - Tempere com moderação.
    - Não mande sanduíches todos os dias. Faça saladas com massa, batata, cuscuz com legumes e algumas proteínas como o frango. Outras opções viáveis são os ovos cozidos e as omeletes.

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Saúde e Segurança
    Título
    LANCHEIRAS: EVITE ALIMENTOS QUE SÓ SERVEM PARA ENGORDAR AS CRIANÇAS
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS