Título
Family Up: 5 dicas para ser sustentável… nas festas
Family Up: 5 dicas para ser sustentável… nas festas
Natal sem peso ambiental
Vivemos num planeta com inúmeros problemas a nível mundial. Estima-se que cerca de 9.2% da população mundial vive em pobreza extrema, sobrevivendo com menos de dois euros por dia. As alterações climáticas, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias são tópicos cada vez mais discutidos, colocando o planeta em risco.
A época festiva é, por excelência, a altura do ano em que se pensa mais nos outros.
Desde cedo, as crianças devem ser incentivas a refletir sobre o bem-estar de todos e o futuro da Terra. Traga estes tópicos para a mesa de Natal ou de Ano Novo, contribua para uma organização não governamental em família e promova comemorações em que reduzir e reutilizar sejam a palavra-chave. Com a ajuda de todos, é possível celebrar as festividades de forma mais sustentável.
Ano após ano, a tentação de comprar novas decorações é grande. Reutilizar os adereços que já tem, com um toque de originalidade, pode ser a solução. Além de poupar o planeta, cria bons momentos em família, estimulando o desenvolvimento cognitivo dos mais novos.
Há muitas ideias possíveis, cheias de significado e dedicação, tais como: fazer um centro de Natal com elementos da natureza recolhidos numa caminhada em família; criar enfeites em cartão, com o nome dos familiares e dos amigos, para colocar na árvore; fazer bolachinhas e compotas saudáveis, azeites aromatizados ou granolas; elaborar um Jogo da Glória personalizado ou uma moldura com fotos que eternizem as boas memórias deste ano.
Pense também em substitutos ecológicos para o que já não pode reutilizar este ano, como lâmpadas LED para as luzes de Natal. De forma a que a árvore de natal e todas decorações vivam por muitos e bons anos, findas as festas, acondicione-as da melhor maneira possível.
Quando pensamos na época de festas, a comunhão da família à mesa, a troca de presentes e as melhores iguarias surgem de imediato. No entanto, estes momentos tão aguardados também podem constituir sinónimo de mais gastos de energia, sobras de comida e lixo.
Segundo dados divulgados pela Universidade de Stanford, se todas as famílias reutilizassem cerca de 60 centímetros de fitas para prendas, seria possível fazer um laço que desse a volta a todo o planeta!
É, de facto, possível prevenir o desperdício, sem prescindir de toda a diversão a que está habituado. Antes de cozinhar, faça uma lista para comprar apenas o que necessita, optando por lojas de comércio local sempre que possível. Na hora de confecionar os pratos, seja criativo ao transformar sobras em iguarias deliciosas.
Se mesmo assim a comida ficar na mesa, divida as sobras pelos convidados, por famílias carenciadas do seu bairro ou doe a associações de redistribuição alimentar, como a Refood. Em relação ao embrulhos, caixas e caixinhas, recicle sempre que possível.
Pensar num presente que seja útil, original e ecológico nem sempre é fácil. É necessário mudar a mentalidade de dar só por dar, privilegiando prendas que façam a família e o planeta sorrir.
Além dos mimos feitos em casa, procure artigos em lojas com produtos sustentáveis. Inúmeras marcas portuguesas continuam a fazer a diferença neste campo, facilmente identificáveis pelo símbolo “Portugal Sou Eu”. Por esta altura do ano, vários museus e casas de espetáculo disponibilizam vouchers-presente. Uma prenda cultural e sem peso ambiental!
Prevenir o consumismo também passa por jogos divertidos. Com a ajuda do Amigo Secreto, cada pessoa compra apenas uma prenda para o membro da família que lhe foi destinado. Esta é uma medida simples, que impacta bastante a harmonia do planeta.
No final do ano, a maioria das pessoas formula os seus votos e desejos para os 12 meses que se avizinham. Em vez de fazer promessas, por vezes, inatingíveis, opte por focar as suas próximas resoluções na temática da ecologia. Todos os pequenos gestos contam!
Convide os miúdos e graúdos lá de casa a traçar um calendário da sustentabilidade, com propósitos amigos do planeta, que todos possam cumprir. É importante que cada objetivo aborde um dos três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e económico. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas, podem ser um excelente guia para elaborar o programa.
Sugerimos começar este projeto em marcha já na tarde do dia 25 de dezembro. Dê folga aos aparelhos eletrónicos, enchendo o feriado de trocas de ideias e jogos.
Famílias mais informadas são famílias mais sustentáveis. A rubrica mensal “Ser sustentável em família…” é uma parceria Galp e Estrelas & Ouriços focada na divulgação de práticas mais ecológicas, com o objetivo de procurar informar mais e melhor, para hábitos e tomadas de ação mais conscientes.
Regenerar o futuro só será possível apostando na transição energética, com abertura à inovação, investimento em novas tecnologias e a colaboração de todos. Ajudar o planeta é cada vez mais urgente. A Galp está ao lado das famílias por um futuro mais sustentável.
Mais informações: Site
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos