Título
Vamos proteger o planeta dos gases com efeito de estufa?
Vamos proteger o planeta dos gases com efeito de estufa?
Patrocínio: ERP Portugal
A libertação de gases com efeito de estufa, presente em muitos dos equipamentos de refrigeração e de ar condicionado que usamos diariamente, é uma das causas do aumento do aquecimento global. O que fazer no fim de vida de um frigorífico, por exemplo, para minimizar os efeitos negativos para o ambiente?
A tarde de 5 de agosto vai ser superdivertida no Centro de Congressos de Lisboa. Estão preparadas 1001 atividades para famílias, crianças e grupos escolares! Tudo para os mais novos ficarem os mais por dentro possível das temáticas que afetam a “Casa” que é de todos.
As emissões de gases fluorados — amplamente utilizados no setor da refrigeração — são uma das principais causas das alterações climáticas. Desde 1990, essas emissões aumentaram em 60%. Se nada for feito, estima-se que até 2050 possam ser de 4 a 5 vezes superiores aos níveis atuais.
Atualmente, como ainda não existe tecnologia eficaz disponível, a maioria dos gases fluorados esgotados usados como refrigerantes acaba por ser tratada como resíduo e incinerada.
O Projeto LIFE 4 F-GASES tem como objetivo provar a eficácia de uma nova tecnologia que permite recuperar de forma seletiva os gases fluorados presentes em misturas comerciais de refrigerantes, possibilitando a sua reutilização e reduzindo o impacto ambiental.
Para isso, o projeto desenvolveu o HAMSYS (Hybrid Adsorption and Membrane Systems), um sistema híbrido inovador que combina tecnologias de membranas com processos de adsorção.
1. Escolher equipamentos de refrigeração e de ar condicionado com gases de baixo GWP (Global Warming Potential), verificando rótulos e especificações.
2. Exigir serviços de manutenção com boas práticas ambientais, por exemplo, que recolham e reciclem os gases usados. Mais informação aqui.
3. Informar-se e divulgar boas práticas ambientais, contribuindo para uma maior consciencialização pública.
4. Apoiar políticas e projetos sustentáveis, como o LIFE 4 F-GASES, através do envolvimento cívico e consumo responsável.
6. Participar em eventos que promovem atividades que ajudam a perceber como gerir estes temas com as crianças. No dia 5 de agosto, o Centro de Congressos de Lisboa está dedicado a esta missão!
Se gostou deste artigo, leia também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos