Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    ENSINO ONLINE: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    ENSINO ONLINE: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

    Nota Informativa

    Saúde | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Com o encerramento das escolas, a modalidade do ensino online impôs-se como resposta à necessidade de manter condições de aprendizagem. No entanto, como qualquer plano de ensino alternativo, traz consigo um conjunto de consequências. Poderão elas ser balanceadas num jogo justo com as suas vantagens?

    Comecemos por refletir sobre as possíveis vantagens desta modalidade mediante o olhar de cada elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem.

    Para o aluno:
     Flexibilidade, com possibilidade de ajustar o tempo de realização de acordo com o ritmo de aprendizagem; quebrar limites temporais tão rígidos em que a tarefa não termina necessariamente “ao toque” e, simultaneamente, com a opção de esclarecer de dúvidas à distância de uma mensagem individual imediata para o professor ou para os pares na plataforma e sem barreiras espaciais que quebram ligação entre o professor e o aluno.

     Maior Comodidade, com oportunidade de ser mais criativo na exposição dos seus trabalhos/tarefas; facilidade de partilha de documentos e material necessário para a aula; na possibilidade em expor as suas dificuldades por mensagem privada.

     Ao Acesso ilimitado a informação, com hipótese de procurar e obter novas fontes de conhecimento complementar aos conteúdos lecionados em aula; de aprender a pesquisar informação fidedigna (orientação e monitorização pelo adulto), desenvolver a capacidade de selecionar e de sintetizar

    Para o professor,
     Diversidade mediante o acesso a novas plataformas com possibilidade de explorar novas metodologias e de estratégias de ensino; reinventar a dinâmica de aula com períodos de exposição de conteúdos mais curtos e com novas estratégias de dinamização “aprender a fazer” em aula e preparar conteúdos mais apelativos e inovadores.

     Papel do professor mediante a oportunidade de assumir uma aprendizagem colaborativa com os alunos e a reinventar o papel do professor como mediador da aprendizagem.

     Rentabilidade, hipótese de poupar tempo na preparação e impressão tradicional de material de avaliação formativa e sumativa

     Comunicação, em que a ligação e o contacto com os alunos é mais frequente e imediato através das plataformas.

    Para a família,
     Garantir maior proteção das condições de saúde do agregado familiar

     Maior acompanhamento/envolvimento da vida escolar, com possibilidade em identificar fragilidades e potencialidades comportamentais e de desempenho; desenvolver um trabalho colaborativo nas tarefas escolares e, transversalmente, criar uma nova dinâmica de tarefas de casa (responsabilização e organização envolvendo toda a família) e no reforço de relações interpessoais dentro do seio familiar.

    As desvantagens assumem-se como fatores condicionantes de um ensino eficaz e, simultaneamente, destacam-se como desafios e possibilidades que obrigam a uma nova aprendizagem, à aquisição de novas competências e à procura de ferramentas de apoio alternativas.

    Para o aluno,
     Autonomia e Gestão de tempo com a necessidade em assumir um papel mais ativo e mais responsável nas suas obrigações escolares, em que o desempenho depende cada vez mais de si mesmo e, não, resultante da orientação constante do professor/figura adulta; saber gerir o seu tempo de trabalho e de descanso com a ativação de novas ferramentas/estratégias;

     Automotivação e Controlo o tempo de manutenção da atenção, a motivação, a capacidade de concentração num período alargado perante um écran estático, o controlo de fatores distratores são alguns dos exemplos de caraterísticas dos alunos que, aliados a um inevitável menor controlo do professor, assumem-se como condicionantes de uma aprendizagem efetiva e de uma linha de evolução mais equilibrada.

    Para o professor,
     Preparação das aulas aliada a exigência do conhecimento e do domínio de tecnologias e/ou ferramentas digitais; gestão dos momentos de avaliação e redefinição de critérios de avaliação em que estão implícitos: o número de momentos de avaliação, a reinvenção de testes tradicionais e a diversificação de ferramentas de avaliação.

     Gestão de apoio individualizado e de turma, com a criação de estratégias de monitorização das aprendizagens com diferentes ritmos de aprendizagem e maior sensibilidade às necessidades de cada um dos seus alunos.

     Dinamismo e Criatividade, como condição sine qua non para garantir que os alunos mantenham a motivação e o empenho.

     A ausência de contacto presencial que obriga o professor a ser mais perspicaz na manutenção da relação com os seus alunos, na perceção de dificuldades comportamentais, de aquisição de conteúdos ou desequilíbrio emocional.

    Para a família,
     Gestão de condições: poupança nas deslocações vs mais gastos na compra de meios tecnológicos; a impotência na resolução de falta de sinal e/ou falta efetiva de internet; espaços disponíveis para os filhos e adultos em teletrabalho; gestão multitasking e a impossibilidade de acompanhar os seus filhos por necessidade de manter o trabalho fora de casa são alguns exemplos do novo paradigma familiar.

     A Desigualdade, transversal a qualquer um dos elementos do processo de ensino-aprendizagem, ganha espaço quando nos deparamos com distintas condições socioeconómicas, com agregados familiares diversificados, com díspares condições de acesso à internet e/ou dispositivos; espaço insuficiente em casa; alunos com maiores dificuldades que exigem apoio acrescido. Apenas alguns exemplos que se assumem como preocupações constantes às quais ainda estão inerentes respostas pouco eficazes.

    Em suma, que este desafio de ensino seja uma verdadeira oportunidade de reflexão sobre a necessária MUDANÇA em assumir efetivamente um ensino de competências, em respeitar os múltiplos ritmos de aprendizagem em turmas cada vez mais heterogéneas (a nível comportamental e de desempenho), em ter coragem de quebrar a rigidez dos currículos e quebrar a pressão do seu cumprimento e assumir o foco numa postura cada vez mais criativa na criação de ferramentas e de dinâmicas favoráveis a aprendizagem de competências essenciais e transversais. Para os pais e alunos, a importância do envolvimento familiar na aprendizagem da criança como uma ponte efetiva com a escola.

    Autores:
    Aurora Lopes – Psicóloga Clínica
    Francelina Manso – Docente de Educação Especial

    PIN - Centro Clínico, de Formação e Investigação
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    ENSINO ONLINE: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2021

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer nos Santos Populares com as crianças?

    Sardinha no prato e manjericos aos pares, saiba onde festejar os Santos Populares! Estes arraiais têm…
    • TODO O PAÍS
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Junho 2025

    👀 Junho chegou num abrir e fechar de olhos. Ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 🌊 Além dos mergulhos…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    *Pré-visualização: Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • +1
    • Passear
    • +1

    O que fazer em Vila do Conde com as crianças? Passar uma bela tarde e levar para casa este livro!

    Temos o truque para tratar dos direitos e deveres do fim de semana e a resposta à pergunta: "O que fazer em…
    • Vila do Conde
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    MACAM: há um novo museu para crianças em Lisboa!

    O MACAM é o novo museu para crianças em Lisboa, mas também para entusiastas, curiosos e apreciadores de arte.…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Grátis
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2

    Como escolher óculos de sol para crianças e para toda a família?

    Sabia que os óculos sem filtro UV fazem a pupila dilatar e deixam os raios entrar? No verão e nos dias…
    • Fazer
    • +3

    Como explicar o Dia de Portugal às crianças?

    Dia 10 de junho é aquele feriado com um nome comprido, mas sabia que o Dia de Portugal está associado a uma…
    • Pais
    • +2

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS