Título
Dia dos Avós: 10 coisas que os nossos avós nos ensinaram
Dia dos Avós: 10 coisas que os nossos avós nos ensinaram
O Dia dos Avós está a chegar! Celebrada a 26 de julho, a data homenageia todos os avós, relembrando a importância de lhes retribuir todo o carinho que nos dão.
Não há nada melhor do que o cheirinho da comida acabadinha de fazer da avó e os seus beijos ternurentos.
Então, e as histórias incríveis do avô? Toda a gente as quer ouvir!
Sempre com um sorriso e de braços bem abertos para nos receber, os avós transformam cada momento em memórias preciosas que aquecem o coração. O que aprendemos com eles?
Bolas de Berlim, tortas de todos os sabores, rissóis e croquetes caseiros. Doces ou salgadinhos, a avó sabe fazer de tudo! E, até hoje, ninguém conseguiu fazer igual. As iguarias preparadas vêm sempre acompanhadas da frase «come, estás muito magrinho(a)!».
Quem nunca sentiu um toque discreto e uma nota ou moedinhas a escorregar para dentro da própria mão? Os avós são especialistas em dar dinheiro aos netos, às escondidas dos pais!
Os beijinhos ternurentos da avó deixam sempre marca… seja a do batom vermelho ou a que fica sempre no coração.
Ter calma e paciência, coragem e confiança, ser boa pessoa, ser responsável, cuidar da família e apreciar as pequenas coisas são valores muito importantes que o avô ensina. Com suas histórias, transporta também os netos para outras épocas, despertando a curiosidade e o respeito pelo passado.
Quando os avós recebem visitas em casa, há sempre um lanchinho à espera dos convidados. Afinal, é boa educação oferecer algo para comer a todos os que passarem pela porta de entrada (especialmente se forem netos!).
Se há uma lata de bolachas guardada no armário da casa dos avós, uma coisa é certa: ela tem tudo menos bolachas! Botões, linhas, alfinetes, ferramentas… quem nunca se deixou enganar pela fome e pela tampa?
Depois de uma manhã com a avó a fazer tricô, crochê, pontos cruz e a coser as meias rotas do avô, é hora de preparar o almoço e aprender a fazer a sobremesa. À tarde, o avô ensina a jogar xadrez, dominó, andar de bicicleta, nadar, arranjar e construir objetos na garagem ou até a fazer coleções únicas.
«Passar o dia de pijama? Nem pensar!» Os avós sabem sempre o que devemos vestir para qualquer ocasião, especialmente em celebrações importantes, para quem vai à missa ou para quem tem o clássico almoço de domingo em família.
Os avós sabem mexer na terra como ninguém, especialmente os avós que vivem na aldeia. Apanhar morangos silvestres, amêndoas ou amoras no próprio terreno fica registado na memória. Andar à chinchada no quintal do vizinho, tirar leite das cabras e apanhar ovos das galinhas também são excelentes tarefas para mostrar aos netos.
Com filhos para criar e pouco dinheiro, muitos dos nossos avós passaram dificuldades ao longo das suas vidas, sempre com a mentalidade de que “tudo passa”. São lutadores e persistentes, corajosos e inspiradores. Merecem todo o nosso carinho!
Se gostou deste artigo:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos