Título
Portugal, um tesouro de monumentos para toda a família
Portugal, um tesouro de monumentos para toda a família
Património
O nosso país é abundante em história e arte. Prova disso são os muitos e belos monumentos que acolhe. Desde o Palácio da Pena, ao Mosteiro da Batalha, ao Castelo de Óbidos... são imensas as maravilhas de Portugal! Tanta, que seria impossível enumerar todos os locais que merecem ser visitados, por isso, percorra o programa da DGPC e faça uma seleção em família. Feita a escolha, há que partir!
Além de ser uma cidade lindíssima, tem locais a não perder. Santa Luzia, com uma vista esplendorosa, o imperdível Museu do Traje e da Filigrana, um bom local para levar crianças. O Navio Museu Gil Eanes será uma surpresa para todos.
A cidade onde nasceu Portugal. Todos deviam conhecer. A zona medieval, o castelo, o Paço dos Duques de Bragança, é tudo lindíssimo. No Museu de Alberto Sampaio pensa-se que está lá a túnica em cota de malha supostamente usada pelo Rei D. João I na Batalha de Aljubarrota. Não é fantástico?
A cidade dos arcebispos é um tesouro. Não percam a Sé e o seu Tesouro-Museu. Incontornável é a subida ao Bom Jesus. Vá pelo elevador do Bom Jesus do Monte, a funcionar desde 1883. É o funicular mais antigo do mundo em funcionamento que utiliza contrapesos de água. Espantoso!
O Palácio da Brejoeira é um tesouro. Lindíssimo. Palácio, capela, bosque, jardins, vinhas e adega antiga são de visita obrigatória.
Outro palácio soberbo, o Solar de Mateus. É um espaço lindíssimo. Vale a pena fazer a visita guiada. A biblioteca é magnífica.
Cidade antiga, cheia de património que vale a pena ver. Obrigatório é ir ao Museu Grão Vasco.
O Porto é um mundo. Há dezenas de locais a ir mas faça com as crianças a viagem das 7 Pontes no rio e passeie pela Ribeira. De visita obrigatória, o Museu Soares dos Reis, a Torre dos Clérigos, agora com a visita ao museu e enfermaria, e o deslumbrante Palácio da Bolsa. Quem não quer ver a sala árabe deste palácio? Na rua, visite a Estação de S. Bento e os seus maravilhosos azulejos. Para os mais novos, o World of Discoveries é um programa ganho, um misto de museu e parque de diversões. E porque não uma ida ao Sea Life do Porto? É um programa ótimo para ir em família.
É uma terra maravilhosa, terra de Pedro Álvares Cabral e de uma importante comunidade judaica. O museu judaico de Belmonte é uma referência nacional e o Museu dos Descobrimentos é uma aventura. Muito bonito, muito interativo, é o ideal para as crianças. Descobrimos o Brasil e a história de Cabral.
A Serra da Estrela está cheia de locais lindíssimos para visitar mas vale a pena ir até à Covilhã e visitar o Museu do Lanifício para se conhecer uma das mais antigas indústrias humanas.
Cidade esplendorosa. A Universidade, o centro histórico, o Portugal dos Pequenitos, tudo vale a pena ver. Imperdível, a Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do Mundo ou o agora renovado Museu Machado de Castro e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Não deixe de ver, também, o túmulo de D. Afonso Henriques na bonita Igreja de Santa Cruz.
As ruínas romanas de Conímbriga são únicas. Verdadeiro tesouro de uma época. Merecem uma visita.
Além da vista, lindíssima, e do espaço do Palace Hotel que é lindíssimo, tal como a mata que o circunda, há ainda o museu militar que memoriza a Batalha do Buçaco contra as tropas francesas. É um passeio a fazer e que ainda dá para passar pelo Luso e pela fonte da água límpida, famosa pelo seu sabor.
Local histórico por excelência. Património da Humanidade e local de profundo significado histórico para Portugal. O Mosteiro é extraordinário e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é ótimo para entender o que ali se passou em 1385. As crianças vão adorar e os adultos também. É na Batalha que está o túmulo do Soldado Desconhecido.
Ao lado da Batalha, há outro monumento que todos deviam conhecer. Inesquecíveis os túmulos de Pedro e Inês e a nave central do Mosteiro de Alcobaça. A cozinha ficará na memória dos mais pequenos.
É uma aldeia de sonho. Está dentro do castelo medieval e deslumbra turistas de todo o Mundo.
Terra de templários. É uma povoação mística, património da Humanidade. No Convento de Cristo há a famosa janela a incrível Charola. A beleza deste tesouro é imensa e vale bem a pena visitar.
Em Lisboa há monumentos e museus que são pérolas nacionais. Todos já ouviram falar. Se não os visitaram, é a altura certa: Mosteiro de Jerónimos, Castelo de S. Jorge, Torre de Belém, Museu dos Coches, Museu de Arte Antiga, Palácio de Queluz , Palácio da Ajuda, etc., etc. São tantos, que a lista é infindável.
Este é um outro local onde tropeçamos em monumentos. Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Monserrate, Palácio da Pena, Quinta da Regaleira, Castelo dos Mouros, todos são de visita obrigatória. Mas, se puder, não deixe de visitar o magnífico Chalet da Condessa d'Edla ou o surpreendente Museu das Notícias.
Em Mafra está o maior e mais magnificente Palácio e convento português. É imperdoável nunca o ter visitado. Para os mais pequenos, a farmácia, o hospital e a biblioteca enchem as medidas.
A pouco mais de uma hora de viagem de Lisboa fica a terra que está cheia do património da Casa de Bragança. O Paço Ducal e o castelo, bem como os museus que albergam, são um passeio riquíssimo à história de Portugal. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição também é para visitar, foi aqui que em 1646 Nossa Senhora da Conceição foi coroada Rainha de Portugal por D. João IV.
Ainda antes de chegar a Évora não perca um monumento que é verdadeiramente único: o Cromeleque dos Almendres. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa. A não perder. Em Évora, a Sé e o Templo de Diana são visitas clássicas, assim como, a famosa capela dos ossos.
Terra de Vasco da Gama. São de visitar as imponentes ruínas romanas de S. Cucufate. Muito interessante e educativo para as crianças é o seu museu municipal.
Muito perto de Faro há uma jóia escondida que poucos saberão que existe: o Palácio de Estoi. Do final do século XVIII, o edifício é de uma beleza rara. Para o visitar, e por se tratar de uma Pousada do Grupo Pestana, convém confirmar que não há nenhum evento marcado que possa impossibilitar a visita.
Durante o resto do ano, espreite os programas nos sites das autarquias, com indicação de preços, horários, sugestões de itinerários, locais para dormir e para comer. É nesta pesquisa que se descobrem, muitas vezes, sítios de beleza rara dos quais nunca tínhamos ouvido falar. Basta procurar e querer. Se lhe faltarem ideias consulte o site da Direção-Geral do Património Cultural ou o Guia da Cidade. Boas visitas!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos