Título
Chegar a todos, por um futuro melhor
Chegar a todos, por um futuro melhor
Sustentabilidade | Apoio: Fundação Galp
É urgente garantir um futuro melhor para as gerações futuras. A Terra deteriora-se a um ritmo alarmante, comprometendo a biodiversidade e recursos essenciais à sobrevivência humana. O tempo é de agir, num esforço conjunto entre empresas e comportamentos individuais.
Na Galp e na Fundação Galp, a ação direta é uma prioridade. O equilíbrio entre o crescimento da população, as suas necessidades energéticas e a preservação dos ecossistemas são apenas algumas das áreas de intervenção contempladas pela Fundação. Saiba mais sobre os seus três pilares, que se destinam a fazer a diferença na vida de milhões de famílias.
Energia sustentável e proteção da biodiversidade
Para alcançar modelos energéticos mais sustentáveis, é necessário chegar a todos. A promoção do desenvolvimento das comunidades, com um consumo responsável de energia, é um passo determinante para preservar os recursos naturais do planeta.
A energia da Galp cria futuros através de uma série de projetos solidários. Em Moçambique, a iniciativa “Energiza” providencia eletricidade de origem renovável a escolas, unidades de saúde e lares domésticos em zonas rurais. O projeto “Fumukaba”, na Guiné-Bissau, tem como objetivo “acabar com a fumaça”, levando gás butano a cerca de metade das famílias residentes na região.
Já em Portugal, a reflorestação tem sido prioridade. Em parceria com a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) e a Galp, o movimento “Terra de Esperança” tem por missão plantar cerca de 500 mil árvores e promover a preservação da floresta portuguesa. Até ao momento, já foram plantadas mais de 400.000 árvores.
Educação e conhecimento
A mudança começa com uma população mais informada à escala mundial. O acesso à educação inclusiva e de qualidade, ao empreendedorismo e à inovação social garante melhores condições de vida. Um futuro mais sustentável implica a informação dos jovens, reconhecendo o mérito de alunos e professores.
Nove comunidades no norte de Moçambique e sete comunidades em São Tomé e Príncipe são alguns dos beneficiários da Fundação Galp. O projeto “Educar para o Futuro” junta a Fundação Galp, a Galp e a Helpo2 no apoio à educação de jovens, através de propinas, material escolar, alimentação e acompanhamento médico.
Em Portugal, com o programa “Future Up”, a Fundação procura mobilizar diretamente as comunidades, desafiando professores e alunos a apresentar soluções sustentáveis para problemas reais.
Emergências sociais
Se há algo que temos vindo a confirmar desde 2020, é que as crises inesperadas afetam, especialmente, as comunidades mais vulneráveis. A COVID-19 tem sido uma das prioridades da ajuda humanitária em todo o mundo. A Fundação Galp e o grupo Galp uniram-se igualmente ao combate à pandemia, prestando apoio a serviços de saúde. O projeto envolveu todas as geografias Galp, incluindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Eswatini, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Em resposta aos ciclones Idai e Kenneth, a Fundação Galp associou-se também a voluntários da Galp, a ONGD, à Helpo e à Cruz Vermelha de Moçambique para criar a campanha “Vamos Ajudar Moçambique”. Além de donativos monetários, procedeu-se à recolha de três toneladas de alimentos e bens materno-infantis.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos