Título
Jogos tradicionais dos 0 aos 100: brincar com a família e sem ecrãs
Jogos tradicionais dos 0 aos 100: brincar com a família e sem ecrãs
Jogos para todos os gostos!
Como brincava em criança? Há mil e um jogos tradicionais que vale a pena passar de geração em geração! Junte a família à lareira ou ao ar livre e divirta-se com as crianças, com estas sugestões Estrelas & Ouriços.
Se tem crianças em casa, não deixe de dar uma vista de olhos nesta lista de sugestões. São brincadeiras divertidas, variadas, para todos os gostos e feitios… e não implicam tecnologias e ecrãs!
Instruções: Desenhe no chão uma pista, com partida e chegada, no formato que desejar. Depois, os jogadores têm de conduzir as suas caricas com o impulso dos dedos até à meta sem sair das linhas definidas inicialmente. Ganha quem chegar primeiro.
Instruções: Dispõem-se três pedras à distância de um pé entre si. Os jogadores colocam-se em fila e determinam quem será a “mosca”, o último jogador que tem a função de aumentar a distância das pedras com passos maiores. No lugar onde o seu último pé toca no chão, coloca-se a pedra. Perde quem não conseguir saltar a mesma distância do que a mosca.
Instruções: Prepare o pião e um cordel, desenhe um círculo no chão, enrole bem o cordel no pião e, de seguida, solte-o no círculo desenhado, segurando uma ponta do cordel nos dedos. Ao desenrolar-se o pião ganha velocidade e cai no chão a rodar. O jogador cujo pião parar de rodar perde automaticamente.
Instruções: Precisa de um giz para desenhar a macaca e de uma pequena pedra para cada jogador. Depois de desenhar a macaca como está na imagem, atire uma pedra para a primeira casa e desloque-se até lá ao pé-coxinho, apanhando a mesma e voltando para trás. Repita o mesmo processo até chegar ao último patamar.
Instruções: Outro clássico que é sempre uma boa opção. Todos os jogadores escrevem as mesmas categorias numa folha e ganha quem for o mais rápido a escrever palavras de cada categoria com a letra correspondente.
Instruções: Tenha consigo uma folha, dois lápis (canetas) e uma borracha para o caso de se enganar. O objetivo do jogo é colocar três elementos alinhados em qualquer direção, horizontal, vertical ou diagonal e impedir que o adversário o faça. Cada jogador joga à vez, pondo o círculo ou a cruz na casa que escolher. Desafio: Faça um jogo do galo e esconda-o pela casa para a família o descobrir e ir jogando sempre que o encontrar. Prolongue a diversão por toda a semana!
Instruções: Tire a sua antiga coleção de berlindes da gaveta. Com um giz desenhe um círculo no chão ou faça-o com uma corda se estiver em casa. Escolha um berlinde e coloque 5 a 10 no centro do círculo. O jogador tem que “atirar” o seu berlinde com o polegar, tentando empurrar o máximo de berlindes para fora do círculo.
Instruções: Desenhe um caracol grande no chão. No início do caracol o primeiro jogador lança uma pedra, de seguida ao pé coxinho vai empurrando essa pedra até conseguir alcançar o centro do caracol, sem que esta saia do caracol. Se a pedra sair, passa a sua vez de jogar.
Instruções: Os participantes sentam-se com as mãos atrás das costas formando uma roda. Todos cantam a lengalenga “Aqui vai o lenço, aqui fica o lenço” e quem tem o lenço corre à volta da roda, escolhendo em quem o vai largar. Este jogador deve começar a correr atrás do outro para o apanhar antes que este se sente no lugar vago.
Instruções: Prepare o cenário do jogo, com várias cadeiras dispostas em roda, menos uma do que o número total de participantes. Quando a música começa a tocar, os jogadores dançam à volta das cadeiras. Quando o som baixa, todos se tentam sentar. Quem ficar de pé perde e sai do jogo. Ganha quem conseguir chegar ao final.
Instruções: Neste jogo, só tem de esconder um objeto num local específico e desenhar num papel um plano da casa. Depois, através de pistas e enigmas, as crianças vão ter de adivinhar onde está o tesouro que foi escondido.
Instruções: Um jogador pensa numa personagem ou pessoa e os restantes têm de tentar adivinhar de quem se trata através de perguntas de sim ou não.
Instruções: Um dos jogadores pensa numa frase estranha e diz ao ouvido do jogador da direita, o mais rápido que conseguir… A frase vai passando de jogador em jogador. Qual é a frase que o último jogador recebeu?
Instruções: Um clássico dos acampamentos e viagens de carro em família que pode também jogar em casa. Por exemplo: “Caracol – colar – laranja- jardim…” E assim sucessivamente. Perde quem não conseguir continuar e romper a cadeia!
Instruções: Neste jogo, os mais velhos desenham uma árvore com todos os membros, explicando aos mais novos quem faz parte da família, de geração em geração e contando algumas histórias. É sempre uma boa desculpa para ir resgatar álbuns de fotografias antigos.
Instruções: Com sacos de plástico grossos ou sacos de batata, faça uma corrida com a família. Marque o percurso no chão, uma linha de partida e uma meta. Os participantes devem colocar-se atrás da linha de arranque e, ao sinal de partida, cada um entra no saco e desloca-se em direção à meta. Ganha quem chegar primeiro.
Instruções: Recortar figuras em cartolina e colá-las em pauzinhos. Depois é só ir buscar a lanterna e deixar que a magia aconteça.
Instruções: Um dos jogadores anuncia: “À meia noite quero ver a estátua mais bonita de...um malabarista”. Ganha o jogador que fizer a melhor representação. E assim sucessivamente.
Se gostou deste artigo sobre jogos e brincadeiras, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos