Título
ÁRVORES CENTENÁRIAS
ÁRVORES CENTENÁRIAS
0
0 €
Passeio
O Dragoeiro é uma espécie endémica das Ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde, mas só poucos podem ser encontrados a crescer num ambiente natural. Com o objetivo de assegurar a continuidade desta espécie, o Núcleo dos Dragoeiros das Neves visa conservá-los. O Jardim está localizado no Caminho da Portada, em São Gonçalo, Funchal.
Do ponto de vista fitossociológico, o dragoeiro encontra-se ligado à vegetação do litoral, de características xerofíticas, preferindo as encostas rochosas e soalheiras.
A sua área de ocorrência natural é a Macaronésia, à exceção do arquipélago dos Açores. Outrora abundante em Porto Santo, encontra-se hoje extinto, sendo raríssimo na Ilha da Madeira.
A seiva do dragoeiro foi muito usada na tinturaria e para fins medicinais, tendo a planta, na atualidade, uma utilização ornamental largamente difundida em parques e jardins.
O jardim pretende assegurar a continuidade dos dragoeiros centenários e salvaguardar para o futuro tão valioso património. Além do Núcleo de Dragoeiros centenários existe um jardim com vegetação indígena do litoral da Madeira, com alguns exemplares endémicos da Madeira e do arquipélago. Esta vegetação foi plantada por ser característica da área de ocorrência dos dragoeiros e para criar uma faixa de proteção aos mesmos que ali vivem.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
0 €
JARDIM DO NÚCLEO DOS DRAGOEIROS NEVES
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos