Título
Ajuda para todos! UNICEF em Portugal e no mundo
Ajuda para todos! UNICEF em Portugal e no mundo
A UNICEF chega a todos os cantinhos do mundo para fazer a diferença junto das crianças. Saiba mais sobre a sua ação em Portugal e além-fronteiras.
Ajudar as crianças é uma missão global, que deve também começar a nível local. Os direitos dos mais novos devem estar garantidos em todo o planeta – é uma responsabilidade dos países e das comunidades onde vivem que assim seja. Por vezes, as condições necessárias para que isso aconteça acabam por não ser reunidas, e é aí que entra a força da solidariedade de instituições como a UNICEF, que fazem a diferença no terreno.
Há mais de 76 anos, a UNICEF tem vindo a ajudar as crianças a aproveitar ao máximo o seu potencial, lutando incansavelmente pelos seus direitos. A sobrevivência, proteção e desenvolvimento dos mais novos convertem-se em importantes passos para o progresso humano!
Com o objetivo de responder diretamente a cada contexto, a UNICEF atua de formas diferentes a nível internacional e nacional. Gostava de saber mais sobre a ação desta instituição em Portugal e além-fronteiras? A Estrelas & Ouriços dá-lhe uma ajuda.
O trabalho da UNICEF centra-se no apoio a crianças em condições de risco ou emergência, afetadas pela pobreza, alterações climáticas, violência ou outras formas de abuso. Não importa o quão isoladas estejam. Em mais de 190 países e territórios, a missão da UNICEF é ajudar!
De acordo com o mais recente relatório sobre a intervenção da UNICEF em situações de emergência, o Global Annual Results Report 2021: Humanitarian Action, 235 milhões de pessoas foram apoiadas pela acção da UNICEF em assistência humanitária em 2021, número com tendência a aumentar em 2022. A UNICEF fez progressos consideráveis ao nível da reposta a emergências, saúde e imunização, nutrição, água e saneamento, educação, inclusão e proteção infantil.
A cada ano, a UNICEF tem conseguido ajudar mais de 200 situações de emergência, por vezes, esse número sobe para mais de 300 situações de crise anuais. Já a nível de emergências sanitárias, também liderou a distribuição de vacinas contra a covid-19, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, entregando mais de 958 milhões de doses, em 144 países. Atualmente, a UNICEF é a instituição que mais crianças imuniza por todo o mundo.
Para garantir a saúde, é também essencial combater o problema da fome e facilitar o acesso à água. Um total de cinco milhões de crianças que sofriam de subnutrição severa foram ajudadas pela instituição, enquanto 41.7 milhões ganharam acesso a água limpa.
Na área da educação, levar ensino de qualidade e material escolar a diversas comunidades é um dos passos a seguir para garantir este direto fundamental. Em 2021, 32.6 milhões de crianças acederam a alguma forma de educação, com a ajuda da UNICEF.
Ao lado destes números, 13.9 milhões de mulheres, raparigas e rapazes contaram com apoio contra a violência de género, com 12 milhões de crianças e cuidadores a receberem apoio psicológico. Esta é uma das formas de trabalho em prol do alcance da equidade, para além da capacitação das raparigas.
A UNICEF marca presença em Portugal desde 1979, acompanhando a evolução das crianças no país e no mundo e propondo soluções adaptadas ao contexto português. Em colaboração com entidades governamentais, escolas e organizações da sociedade civil, trabalha-se, diariamente, para abrir um maior leque de oportunidades a todas as crianças.
A UNICEF Portugal acompanha a evolução da situação das crianças no país, intervindo em áreas como a pobreza infantil, a violência contra as crianças, a saúde mental ou as migrações. Em colaboração com entidades governamentais, escolas e organizações da sociedade civil, a UNICEF Portugal trabalha, diariamente, para que todas as crianças tenham uma oportunidade justa na vida. Afinal, proteger os mais novos é uma responsabilidade coletiva.
De modo a responder a promover a literacia em direitos das crianças, são ainda criados programas, focados em situações particulares. Graças à ação do Programa Escolas pelos Direitos da Criança, a UNICEF Portugal promove o ensino e a aprendizagem dos direitos da criança, aplicando os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança. O grande foco deste programa reside no incentivo à participação das crianças, permitindo a intervenção na sua escola e comunidades de forma consciente, através de atividades viradas para questões relacionadas com o seu dia-a-dia e o mundo em que vivem.
Por outro lado, o Programa Cidades Amigas das Crianças promove uma política coordenada para a infância e a adolescência ao nível local. Não só se reforça na cultura organizacional dos Municípios a agenda das crianças, mas também se dinamizam atividades para integrar as crianças na comunidade. Os setores municipais e entidades públicas e privadas são chamados a fazer a diferença.
Por fim, dá-se uma atenção especial aos bebés. Em 1991, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF criaram a Iniciativa Amiga dos Bebés, com o objetivo de proteger e apoiar o aleitamento materno, junto de serviços de saúde materno-infantis (maternidades, serviços de obstetrícia, neonatologia e pediatria). Em Portugal, as entidades que pretendam fazer parte da rede IAB deve assegurar um conjunto de medidas que garantam que as mães e os bebés possam receber apoio adequado e informações actualizadas no período pré-natal e pós-natal em relação à alimentação infantil e às vantagens e procedimentos para o sucesso do aleitamento materno.
QUER CONTINUAR A AJUDAR AS CRIANÇAS A NÍVEL MUNDIAL? APOIE A UNICEF!
A UNICEF é uma organização que depende totalmente dos seus apoiantes. Só assim é possível continuar a fazer a diferença, uma criança de cada vez. Faça um donativo único ou torne-se Amigo da UNICEF, apoiando a sua ação de forma mais regular. Saiba tudo no site oficial da instituição.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos