Título
AGE Júnior: 5 razões para gastar, poupando
AGE Júnior: 5 razões para gastar, poupando
Patrocínio: AGE
As coisas estão cada vez mais caras e o ano ainda agora começou. E explicar isto às crianças? Se, por um lado é importante dar-lhes uma noção da realidade (até porque a carteira assim o obriga), por outro convém adaptar o discurso à sua pequena escala, sem os assustar.
O melhor é aprender, fazendo. A receita é fácil e tem apenas três ingredientes: só precisa de sair fora da caixa, ter uma boa dose de paciência e abrir uma conta no banco!
O seu filho ainda é muito novo para movimentar contas no banco? Não se preocupe. A conta AGE Júnior pode ser aberta desde o nascimento até aos 12 anos e movimentada pelos representantes legais, sem qualquer custo de manutenção. Basta reunir os documentos necessários do titular (a criança) e do representante legal (pais ou outros tutores), dirigir-se ao balcão, ler, assinar e começar com um valor de 25€.
Se o seu filho nunca visitou um banco, esta é uma boa oportunidade para o levar consigo e registar este momento da abertura da sua primeira conta no banco.
Depois deste primeiro passo, tudo o resto pode ser agilizado de forma digital, sem voltar ao banco. A conta AGE Júnior permite consultar saldos e movimentos e realizar transferências gratuitas através dos Canais Digitais (SEPA + não imediatas). Partilhe o IBAN da conta com amigos e familiares que costumam participar na poupança dos mais novos.
Quanto às moedas e notas que vão recebendo em ocasiões especiais ou “pela porta do cavalo”, ensine-os a juntar no porquinho mealheiro. À medida que vão crescendo podem ter dois: um para gastar e outro para poupar. Quando o da poupança estiver bem recheado leve-o ao banco ou transfira o valor para a conta deles, para que consigam visualizar o impacto do que reuniram no seu extrato bancário.
“No poupar é que está o ganho”, diz o ditado. Aqui, não há respostas certas nem erradas. Cada família poupa na medida do possível. É preciso é ter as prioridades na ordem do dia e saber que criar o hábito pode dar frutos. Com a conta AGE Júnior, pode estabelecer entregas programadas a partir de um valor simbólico.
Sugira ao seu filho que coloque um valor de parte, todos os meses ou semanas (ajustado à sua mesada ou semana), para depositar na sua conta. Se isto não for possível, tente colocar um valor simbólico até o seu filho o poder fazer.
Assim, vai criar hábitos de poupança, essenciais para quando estiver pronto para criar o BPI Poupança Objetivo, uma solução que o vai ajudar a poupar para fins específicos. Basta aceder à App e seguir os passos que estão no site para garantir sonhos e necessidades: como tirar a carta de condução, ir para a faculdade ou juntar para o jogo preferido.
Porque o bem-estar dos mais pequenos também é o do resto da família, através da conta AGE Júnior pode ter acesso ao seguro Allianz Saúde BPI. Esta solução foi pensada para todas as carteiras, oferecendo quatro tipos de coberturas: BASE, MAIS, EXTRA e TOTAL. Pode aderir quando quiser e manter as crianças na sua apólice até aos 25 anos.
E porque a saúde dentária é uma preocupação desde cedo, o Seguro Dental é gratuito até aos 14 anos para crianças que estejam incluídas nas apólices dos Pais, em qualquer uma das coberturas.
Deixe os miúdos brincar à vontade sabendo que, a qualquer momento, poderá aceder a consultas ao domicílio ou por telefone e, se necessário, escolher onde quer ser atendido, evitando filas de espera nos prestadores de saúde mais concorridos.
Como pode ver, razões não faltam para dar este passo. Da próxima vez que o tema “dinheiro” surgir à mesa ou em reuniões familiares, na hora de decidir o melhor para o futuro das crianças, já sabe que a receita passa por liberdade com responsabilidade. E que a melhor forma de ensinar literacia financeira é “pôr as mãos na massa”.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos