Título
A história da Páscoa contada às crianças
A história da Páscoa contada às crianças
A festa da Páscoa está mesmo à porta. Mas afinal, o que é que se festeja neste dia? Conheça a história e partilhe as curiosidades com a família, enquanto saboreia ovos de chocolate e enche a mesa de tradições.
A Páscoa é uma festividade cristã, cujo nome procede da palavra hebraica “Pessach” que significa passagem. Para o cristão, significa a passagem de Jesus da morte para a vida, com a sua Ressurreição e, por isso, a salvação para todos os crentes.
A data da Páscoa pode variar de ano para ano, dependendo de alguns cálculos. Festeja-se no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que acontece após o equinócio da Primavera.
Os 40 dias antes da Páscoa, conhecem-se com o nome de Quaresma. Este tempo, termina na Semana Santa, concretamente na Sexta-Feira, que assinala o dia da morte de Jesus na Cruz.
Pode ser difícil explicar esta festa às crianças e conseguir que percebam a sua essência. O desafio, passa por contar uma história simples, narrar o que aconteceu naquele tempo, como se estivesse a ler-lhes um livro.
Para esse efeito, neste artigo deixamos-lhe uma sugestão da história da Páscoa adaptada às crianças.
Jesus tinha 33 anos. Era um homem alto, de cabelo castanho e olhos sorridentes. Nascera em Belém, num humilde presépio e sem nenhuma comodidade. Nesse dia, foram vê-lo vários pastores e até os Reis Magos que tinham recebido uma mensagem maravilhosa: o filho de Deus tinha nascido.
Jesus cresceu e foi muito feliz, ao lado de Maria e José. Era uma criança alegre, que adorava brincar e passar o tempo com os seus amigos, e que ao mesmo tempo, tinha um grande sentido de responsabilidade e ajudava muito em casa, especialmente nos trabalhos de carpintaria que José ia fazendo.
Aos 30 anos anos, começou a pregar alguns ensinamentos e mensagens a todos os que por ele passavam. Ensinava sobre o amor, o respeito, sobre a importância de sermos alegres, de ajudarmos os outros, de não guardarmos rancor, de sermos amigos, de nos interessarmos pelas pessoas que estão à nossa volta… Jesus contava histórias muito bonitas para explicar as suas mensagens e até as crianças iam ouvi-lo. Muitos gostavam dele e começou a ter vários seguidores.
No entanto, havia um grupo de pessoas que tinha muito poder e que não gostavam de Jesus. Achavam-no perigoso, por ter tantas pessoas a segui-lo e a gostar dele e tinham medo da influência que pudesse chegar a ter. Não queriam que lhe dessem ouvidos e deixassem de obedecer ao que eles diziam. Por isso, fizeram um plano.
Convenceram um dos melhores amigos de Jesus a trai-lo e a dizer onde é que Jesus estava, em troca de dinheiro. Judas, que era o nome dele, deixou-se levar pelo poder e por tudo aquilo que poderia fazer com as moedas que lhe tinham prometido e entregou Jesus.
Quando percebeu a asneira que tinha feito, arrependeu-se e quis voltar atrás, afinal, Jesus tinha sido o seu melhor amigo, alguém que gostara e se preocupara verdadeiramente com ele e Judas tinha-o traído… Mas já era tarde de mais.
Aquelas pessoas poderosas, prenderam Jesus e mandaram condená-lo à morte. Queriam matá-lo para que deixasse de existir, para que as pessoas deixassem de segui-lo e de ouvir o que Ele tinha para dizer. E foi assim que Jesus foi pregado numa cruz, depois de o terem tratado muito mal e o terem magoado muito.
Jesus morreu. Os seus amigos e Maria, a sua mãe, ficaram muito tristes, mas continuavam a acreditar nele e a seguir os seus ensinamentos. Passado três dias, quando os amigos de Jesus foram ao sepulcro a pedra que tapava a entrada encontrava-se aberta e Jesus não estava lá! Ficaram muito aflitos, pois pensaram que alguém tinha roubado o corpo do seu amigo. Para onde o teriam levado?
Foi então que apareceu um anjo, e os consolou dizendo que Jesus tinha ressuscitado, tinha voltado à vida! Ficaram muito contentes e estavam ansiosos por voltar a ver aquele amigo tão querido para eles. Maria, a mãe de Jesus estava muito feliz.
Jesus apareceu na casa onde os amigos estavam todos, e jantou com eles. Ainda ficou na Terra durante uns dias, a ensinar as suas mensagens, a explicar aos seus amigos o quão era importante que se amassem uns aos outros, perdoassem, agradecessem… E depois, segundo as escrituras sagradas, subiu ao Céu, prometendo ficar ao lado de todos para sempre.
Se gostou deste artigo, veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos