Título
Professores, já usam esta fórmula para as visitas de estudo?
Professores, já usam esta fórmula para as visitas de estudo?
Organizar uma visita de estudo pode ser mais simples do que imagina! Reunimos 5 passos essenciais para ajudar a preparar uma saída com a turma sem imprevistos.
Continue a ler para encontrar ideias para as próximas visitas, dinâmicas para fazer com os encarregados dentro da sala de aula e ajudar a responder à tão badalada pergunta “O que queres ser quando fores grande?”.
Organizar uma visita de estudo não tem de ser complicado. Siga esta fórmula mágica:
Que áreas do currículo escolar podem ser enriquecidas com a visita? Relacionam-se com algum dos temas do programa?
Tenha em conta a idade, o nível de conhecimento, os seus interesses e as habilidades dos alunos.
Pretende que os alunos saiam da escola para viver esta experiência ou prefere que alguma entidade vá até à escola? A logística e o investimento serão diferentes.
Do teatro à ciência, passando pela história do património e o desporto, a Estrelas & Ouriços fez o trabalho de casa e reuniu muitas sugestões. Encontre-as na nossa Secção Escolas e descubra tudo!
Confirme todas as informações úteis: transporte, horários e autorizações devem ser tratados com antecedência.
Descubra quanto tempo antes tem de fazer a marcação, qual a capacidade do espaço (n.º de crianças), se há estacionamento grátis e área dedicada ao lanche/alimentação, assim como as formas de pagamento.
Partilhe informações sobre o que vão ver e como devem comportar-se. Atribua diferentes tarefas para se responsabilizarem (o que leva canções para o grupo, o que fica no início e no fim da fila, o que conta, etc).
Crie espaço para se divertirem, sem terem de se preocupar com decorar informações.
Incentive perguntas, observação ativa e reflexões no final: o que gostaram mais e menos na visita ou o que aprenderam de novo?
Abrir horizontes, desenvolver competências intersociais e científicas são apenas três das mais-valias das visitas de estudo para os alunos. E para os professores? Veja como estas experiências beneficiam os educadores:
1. Explorar Novas Estratégias Educativas 🛠️
Locais como museus, centros culturais ou projetos pedagógicos oferecem materiais e ideias que podem ser levados para as aulas, enriquecendo o processo educativo.
2. Oportunidades de Avaliação Únicas 📘
As visitas de estudo permitem diversificar as avaliações na escola (um quizz, um inquérito, escolha múltipla). Durante a visita, os professores também podem avaliar as habilidades e conhecimentos dos alunos através da observação.
3. Desenvolvimento Profissional 🌟
As visitas são oportunidades para os professores fazerem networking, aprenderem temas além do currículo e inspirarem-se para novas abordagens pedagógicas. Também podem dar ideias para futuras iniciativas e parcerias para a escola.
4. Fortalecimento de Relações 🤝
Estes momentos ajudam a construir laços mais fortes entre professores e alunos. Fora do ambiente tradicional da sala de aula, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e de apoio mútuo.
5. Aumentar a Motivação 🍃
Sair da rotina da sala de aula pode reavivar a paixão pelo ensino, ao experimentar outras formas de transmitir conhecimento. Os professores e os alunos ganham motivação e novas perspetivas em espaços culturais e científicos!
O trabalho faz parte da vida adulta, para pagar contas e para realização pessoal, mas o trabalho não é tudo!
O que será mais importante para cada um dos seus alunos? Fazer algo que gostem, que tenham jeito, em que ganhem bem, que lhes permita viajar ou que “não dê muito trabalho”? (Não há respostas certas, nem erradas)
Os professores são excelentes observadores. Encoraje os seus alunos a acreditarem neles próprios!
Crie oportunidades para “porem mãos à obra” (em trabalhos de grupo) e espreitarem o mundo real (em visitas de estudo).
Que locais faria sentido visitarem para descobrirem as várias áreas e profissões? Percorra esta lista de ideias e acrescente algumas à sua lista:
O que faz um deputado? Agende uma visita guiada gratuita ao Palácio de S. Bento para dar a conhecer aos seus alunos, a partir do 4.º ano, os espaços e salas do Parlamento. Visitas às segundas (manhã e tarde) e sextas (tarde), exceto em agosto.
Quem trabalha com ciência no mar? Marque uma visita a uma das localizações do IPMA, para descobrir o papel dos Navios de Investigação no Estudo dos Oceanos e mergulhar na oceanografia física, biológica, química e geológica. Espreite a página do IPMA-Escolas!
Quem trabalha na televisão, na rádio, nos podcasts, jornais e revistas? Agende uma visita à SIC, ao Jornal Público ou à Rádio Comercial. Ou visite o News Museum ou o Museu Virtual da RTP.
De Norte a Sul, há centrais ativadas e desativadas para mostrar os bastidores da produção de energia em Portugal. Contacte a central do Carregado, do Pego, da Tapada do Outeiro ou do Museu da Eletricidade e confirme a disponibilidade para visitas.
O que é que faz um ator, um artista plástico, um arquiteto, um realizador ou escritor? Visite teatros como o LU.CA, edifícios como a Casa da Música, museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais que ponham a pequenada em contacto com a cultura!
De certeza que já se cruzou com encarregados de educação que tenham profissões que as crianças vão adorar conhecer! No próximo ano letivo, proponha visitas de estudo a alguns dos pais. E convide os encarregados de educação com as profissões mais difíceis de visitar, para trazerem “um cheirinho” do seu trabalho para a sala de aula!
Por exemplo: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pilotos, informáticos, cientistas, bancários, gestores de projeto, investigadores e outros de que se lembre.
Na sala de aula, quebre o gelo com uma destas perguntas…
🤓 Como chegaram a esta profissão?
🤓 Que outras profissões pensaram ter “quando fossem grandes”?
🤓 Alguma das paixões se tornou um hobbie, hoje em dia?
🤓 Qual foi a história mais engraçada que tiveram no trabalho?
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos