Título
Alerta professores: como preparar visitas de estudo memoráveis e a pensar no futuro?
Alerta professores: como preparar visitas de estudo memoráveis e a pensar no futuro?
“O que queres ser quando fores grande?”. Os professores podem ajudar a pequenada a descobrir a resposta, com estas visitas de estudo!
Preparámos alguns pontos para ajudar os professores a refletir e a planificar as "saídas de campo", proporcionando aos seus alunos momentos de aprendizagem memoráveis!
Pretende que os alunos saiam da escola para viver esta experiência ou prefere que alguma entidade vá até à escola. A logística e o investimento serão diferentes.
São alguns exemplos de entidades que se deslocam à escola: Pavilhão da Água, com o Projeto H2Out; Planetário do Porto, que recorre ao Planetário Portátil; bp, através do Projeto Etapa Segura; Cativar, com espetáculos dos 18 meses aos 10 anos; Teatro Bocage, há 18 anos a educar pela arte do teatro; e Caravana do Yuki, com muitas histórias para contar.
Saindo da escola, pode optar por um programa indoor ou outdoor: parques ao ar livre, passeios turísticos, zoos ou quintas pedagógicas; parques temáticos cobertos, museus, monumentos ou teatros.
Reveja o currículo escolar para identificar áreas que podem ser complementadas ou enriquecidas através da visita de estudo em questão.
Considere como a experiência a viver se pode integrar nos temas abordados na sala de aula. Tenha em conta as características e as necessidades específicas dos alunos, como a idade, o nível de conhecimento, os seus interesses e as habilidades.
Antes de se “meter ao caminho”, há alguns dados sobre o local que deve ter em conta, para ter a certeza de que é o ideal para a sua turma: antecedência exigida na marcação, capacidade do espaço, tendo por base o número de crianças, existência de estacionamento gratuito e de área dedicada ao lanche/alimentação, formas de pagamento.
Abrir horizontes, desenvolver competências intersociais e científicas são apenas três das mais-valias das visitas de estudo. Do teatro à ciência, passando pela história do património e o desporto, a Estrelas & Ouriços fez o trabalho de casa, reunindo as melhores sugestões, com todos os dados necessários para o melhor planeamento possível. Navegue pela nossa Secção Escolas e descubra tudo!
Já sabe onde vai marcar a próxima visita? Percorra esta lista e reserve antes que esgote!
O trabalho faz parte da vida adulta, para pagar contas e para realização pessoal, mas o trabalho não é tudo! O que será mais importante para cada um dos seus alunos? Fazer algo que gostem, que tenham jeito, em que ganhem bem, que lhes permita viajar ou que “não dê muito trabalho”? (Não há respostas certas, nem erradas)
Os professores são excelentes observadores e conseguem detetar nos alunos talentos que eles, se calhar, nem sabiam que tinham. Encoraje os seus alunos a acreditarem neles próprios! Crie oportunidades para “porem mãos à obra” (em trabalhos de grupo) e espreitarem o mundo real (em visitas de estudo).
Que locais faria sentido visitarem para descobrirem as várias áreas e profissões? Percorra esta lista de ideias e acrescente algumas à sua lista:
O que faz um deputado? Agende uma visita guiada gratuita ao Palácio de S. Bento para dar a conhecer aos seus alunos, a partir do 4.º ano, os espaços e salas do Parlamento. Visitas às segundas (manhã e tarde) e sextas (tarde), exceto em agosto.
Quem trabalha com ciência no mar? Marque uma visita a uma das localizações do IPMA, para descobrir o papel dos Navios de Investigação no Estudo dos Oceanos e mergulhar na oceanografia física, biológica, química e geológica. Espreite a página do IPMA-Escolas!
Quem trabalha na televisão, na rádio, nos podcasts, jornais e revistas? Agende uma visita à SIC, ao Jornal Público ou à Rádio Comercial. Ou visite o News Museum ou o Museu Virtual da RTP.
De Norte a Sul, há centrais ativadas e desativadas para mostrar os bastidores da produção de energia em Portugal. Contacte a central do Carregado, do Pego, da Tapada do Outeiro ou do Museu da Eletricidade e confirme a disponibilidade para visitas.
O que é que faz um ator, um artista plástico, um arquiteto, um realizador ou escritor? Visite teatros como o LU.CA, edifícios como a Casa da Música, museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais que ponham a pequenada em contacto com a cultura!
De certeza que já se cruzou com encarregados de educação que tenham profissões que as crianças vão adorar conhecer! No próximo ano letivo, proponha visitas de estudo a alguns dos pais. E convide os encarregados de educação com as profissões mais difíceis de visitar, para trazerem “um cheirinho” do seu trabalho para a sala de aula!
Por exemplo: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pilotos, informáticos, cientistas, bancários, gestores de projeto, investigadores e outros de que se lembre.
Na sala de aula, quebre o gelo com uma destas perguntas…
🤓 Como chegaram a esta profissão?
🤓 Que outras profissões pensaram ter “quando fossem grandes”?
🤓 Alguma das paixões se tornou um hobbie, hoje em dia?
🤓 Qual foi a história mais engraçada que tiveram no trabalho?
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos