Título
Ceia de Natal: 10 coisas que não podem faltar numa mesa natalícia
Ceia de Natal: 10 coisas que não podem faltar numa mesa natalícia
Sugestões para esta quadra
É na ceia de Natal que se vivem os melhores momentos em família que são recheados de uma mesa com alguns elementos indispensáveis, além de outros ingredientes secretos. Saiba quais!
O Natal português é marcado por vários pratos tradicionais que enchem o olho e a barriga, mas é na noite de 24 de dezembro que a magia acontece! Dos desejos mais gulosos, aos mais tradicionais, passando por algumas inovações, encontre aqui o que não costuma faltar numa mesa tradicional portuguesa.
Sem dúvidas, o Rei do Natal Português! Apesar de já ser um costume enraizado na nossa cultura, a verdade é que o Bolo Rei já era presença assídua nas festas do tempo de Luís XIV. Mas, sabia que foi durante a Revolução Francesa que esta iguaria foi proibida por causa do seu nome?
Em Portugal, a primeira pastelaria a vender e a confecionar o Bolo Rei foi a Confeitaria Nacional, em Lisboa, por volta do ano de 1870, através de uma receita trazida de Paris. Este doce de textura fofa, recheado de frutos secos e cristalizados é, de facto, um clássico do Natal!
O Bacalhau já é convidado regular na mesa dos portugueses, principalmente no Natal. Manda a tradição que seja cozido com batatas, ovo e couve portuguesa, mas não faltam opções apetitosas: assado no forno, Espiritual, à Brás, à Gomes de Sá, à Lagareiro, com natas ou com broa. Sabia que é um alimento rico em vitaminas D e B12, fósforo e selénio?
Com calda, sem calda, de abóbora, cenoura, canela ou arroz... qual é o seu preferido? Caracterizados por uma massa fofa e leve os sonhos são ocos por dentro e polvilhados com açúcar e canela por fora. Há ainda quem não passe sem calda de açúcar ou de vinho do Porto! Sonhe e faça sonhar, com esta iguaria indispensável aos sentidos.
Conhecidas também como fatias douradas ou paridas, as rabanadas têm sempre um lugarzinho à mesa. Esta receita de Natal não tem nada que enganar: fatias de pão, molhadas em leite, passadas por ovos e fritas. À semelhança dos sonhos, servem-se polvilhadas com açúcar, canela ou regadas com calda. Conheça a lenda das rabanadas, aqui.
Este é o doce preferido dos mais gulosos. Com uma massa fofa e em formato de tronco, deixa à vista uma deliciosa camada de chocolate, decorada com elementos natalícios como o azevinho.
Quem comer carne vai gostar muito desta parte da ceia. O recheio costuma ser a verdadeira razão para repetir a gulodice. Nas famílias grandes, é frequente ver-se um peru inteiro, mas também há receitas para famílias mais pequenas, somente com pernas de peru. Espreite esta, da Tia Cátia.
De grão, de abóbora ou de batata doce, as azevias também fazem as delícias de muitas bocas. São parecidas aos sonhos, mas têm um formato mais próximo do pastel de massa tenra. Sabia que "azevia" é também o nome de um peixe alongado e achatado, chamado "linguado preto" ou "linguado bastardo"?
Em algumas regiões do País, como no Norte ou nos Açores, o Polvo é o eleito em comparação ao bacalhau. Pode ser servido assado, guisado ou à Lagareiro. Sabia que este último se chama assim porque lagareiro era a pessoa que transformava as azeitonas em azeite no lagar? E toda a gente sabe que o polvo ou o bacalhau à lagareiro merecem ser bem regadinhos a azeite (cuidado com a dieta!).
Apesar de a tradição de servir a roupa velha seja ao almoço de dia 25 de dezembro, é na noite de 24 que começa a sua preparação. Esta iguaria é feita a partir dos restos da consoada da véspera. O que sobra do bacalhau e acompanhamentos é colocado numa travessa, regado com azeite e alho picado e levado ao forno. Para que este prato não falte, muitas vezes, o truque é, na noite anterior, cozinhar bacalhau a mais para haver no dia seguinte.
Este é, sem dúvida, o ingrediente principal da consoada em família! Seja com a chegada do Pai Natal, na hora de abrir os presentes ou com jogos de tabuleiro, piadas secas e outras brincadeiras... o que interessa é levar a alegria a toda a gente e divertir-se muito, junto de quem mais ama!
Se gostou destas iguarias de Natal, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos