Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Um edifício que é um espanto!

    • Detalhes
    Passear
    Programas
    Título

    Um edifício que é um espanto!

    Nota Informativa

    Monumento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    O edifício dos Paços do Concelho de Lisboa é visitável uma vez por mês (no primeiro domingo do mês). É lindo por fora e por dentro, está cheio de tesouros. É uma visita imperdível que ninguém vai esquecer.

    A Praça do Município, em Lisboa, é um espaço cheio de história onde foi construído um dos edifícios mais bonitos da capital portuguesa, o dos Paços de Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. Uma vez por mês é possível visita-lo mas antes de entrar, vale a pena olhar com atenção para a sua lindíssima fachada. Chame a atenção às crianças, principalmente, para a varanda de onde foi proclamada a República, no dia 5 de Outubro de 1910. Mas a fachada é apenas um aperitivo para um interior ainda mais bonito.

    A visita ao edifício é guiada, o que é uma mais-valia para se descobrir as histórias da História. Nada como alguém ir connosco para nos mostrar como apreciar ainda mais este edifício (as crianças tomam também mais atenção quando alguém lhes conta uma história). E o início da visita não podia começar em melhor local, na notável escadaria da entrada. Os mais pequenos vão pensar que estão mesmo a entrar num verdadeiro palácio do tempo dos reis e das princesas. Aliás, todo o edifício é cativante pela sua exuberância arquitetónica que vai deixando crescidos e pequenos de boca aberta e com dores de pescoço, tantas vezes é preciso olhar para os magníficos tetos como para o lindíssimo chão de mármore.

    Se a escadaria surpreende pela beleza, o que dizer do Salão Nobre (o maior e mais rico do país) ou da Sala das Sessões Privadas? São divisões preciosamente ornamentadas com estuques trabalhados, relevos e pinturas murais. Chame a atenção aos mais pequenos principalmente para os tetos das várias divisões. Não é todos os dias que eles podem olhar para cima e ver obras de arte como estas, bem como as pinturas, algumas gigantes, que estão nas paredes também elas pintadas com muito gosto e beleza.

    O edifício é, de facto, maravilhoso e ainda tem a componente histórica. É uma sensação estar tão perto de locais onde foram escritas importantes páginas da História de Portugal. Na visita ficamos a conhecer a célebre varanda onde foi proclamada a República e a bandeira da cidade de Lisboa e a sua ligação à lenda de S. Vicente, o patrono da cidade.

    Terminada a visita, estamos em plena hora de almoço. As visitas começam às 11h. E porque não ir até à Rua Augusta, mesmo ali ao lado, e a família deliciar-se com um almoço diferente na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Os deliciosos pasteis estão na moda e a casa, em si, é outra preciosidade que vale a pena conhecer. Bom apetite!

    Mais informações:

    Edifício dos Paços do Concelho
    213 236 200

    Casa Portuguesa dos Pastéis de bacalhau
    916 486 888

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Passear
    Programas
    Título
    Um edifício que é um espanto!
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Mãe, faltou a luz! Mas nunca nos faltam planos para o fim de semana

    De 1 a 4 de maio, o fim de semana com as crianças é dedicado às mães, que são a luz da nossa vida. Conheça a…
    • Todo o país
    • Passear
    • +1

    Férias diferentes? Temos o mapa e a playlist para as próximas viagens em família!

    Já imaginou um refúgio a menos de 2 horas do Porto ou 2h30 de Lisboa para as próximas viagens em família?…
    • Serpins
    • Passear
    • +1

    Férias no Algarve longe da confusão? Veja o nosso roteiro secreto!

    E se lhe dissermos que existe um lugar no coração algarvio, ideal para as viagens em família antes do pico do…
    • Monchique
    • Passear
    • +1

    Como cuidar dos koalas e protegê-los? O Jardim Zoológico de Lisboa explica!

    Dormem 20 horas por dia, mal bebem água e carregam os bebés numa bolsa. Os koalas são adoráveis, mas estão em…
    • Lisboa
    • Passear
    • +1
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS