Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    TEORIA DA MENTE E LINGUAGEM

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    TEORIA DA MENTE E LINGUAGEM

    Nota Informativa

    Aprendizagem | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    A etiologia do funcionamento e do comportamento social das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo tem vindo a ser amplamente investigada. Uma das linhas de pensamento que estão a ser exploradas está intimamente relacionada com as competências de Teoria da Mente (TM).

    A TM é a capacidade que a pessoa apresenta para compreender, explicar e antecipar o comportamento do outro relativamente aos seus estados mentais (ao que está a pensar ou sentir). Desta forma, conseguimos atribuir pensamentos, crenças e desejos ao outro sendo esta a base e o que carateriza a interação social humana. A TM é uma competência meta - cognitiva que a criança desenvolve entre os 3 e os 6 anos de idade sendo este um marco no desenvolvimento sócio – cognitivo infantil.

    É fundamental para a interação social (para explicar as ações dos outros), para a comunicação (para percebermos se o outro está a compreender a mensagem e mesmo para compreender mensagens que nos transmitem) e para a compreensão da narrativa (para compreender os motivos, intenções, desejos e crenças dos intervenientes).

    Na história da Capuchinho Vermelho, o Lobo sugere à menina ir por outro caminho “mais rápido” para chegar a casa da avó mais depressa. A criança deve estar atenta aos sinais não – verbais da comunicação (sorriso malicioso, piscar de olho) para compreender a atitude antagónica do Lobo (que quer ganhar a corrida até casa da avó mas sugere um caminho mais rápido à Capuchinho?). Crianças com boas competências de TM irão ser capazes de antecipar que esta sugestão do Lobo não é honesta e que deve ter um objetivo diferente do que ele verbaliza e que deve estar a preparar algo para enganar a Capuchinho.

    A falha no desenvolvimento destas competências resulta igualmente em dificuldades na modificação e adaptação do próprio discurso e comportamento de acordo com as regras sociais (e da flexibilidade para lidar com as mesmas) bem como no reconhecimento do impacto do nosso discurso no comportamento do outro.

    O nosso dia – a - dia seria difícil de imaginar se não existisse TM. Esta competência está intimamente relacionada com a capacidade de comunicar intencionalmente, fazer reparos da comunicação (ajustar a nossa comunicação quando não estamos a ser compreendidos pelo outro), persuadir, enganar o outro (intencionalmente), fazer planos, partilhar um tópico de conversação e/ou foco de atenção.

    As competências de linguagem têm por isso um papel essencial no desenvolvimento e uso da TM. Por um lado, é importante compreender a comunicação não – verbal  (tom de voz, expressão facial dos outros, linguagem corporal), compreender o significado das palavras e também compreender e usar frases bem organizadas e extensas.

    Assim sendo, as crianças devem, desde cedo, ser expostas a experiências com comunicação não – verbal e vocabulário emocional (surpreendido, assustado, feliz, triste, preocupado, aborrecido, arrependido…) sendo a mãe um excelente modelo. A verbalização dos seus pensamentos, desejos e sentimentos é uma forma de aprendizagem deste vocabulário com maior grau de abstração e que é fundamental para a compreensão de alguns tipos de pensamento.

    A linguagem, por exemplo, é fundamental para o sucesso na compreensão de tarefas de falsa crença: capacidade da criança inferir que a outra pessoa tem uma crença/acredita em algo diferente da realidade. Assim, a criança passa a modificar a sua crença tornando-se capaz de julgar simultaneamente dois modelos alternativos e contraditórios da realidade.

    Uma situação em que a criança é confrontada com uma falsa crença é quando assiste à história da Branca de Neve. Nesse caso, a criança sabe que a maçã que a bruxa oferece à Branca de Neve está envenenada mas também sabe que a simpática menina não tem esse conhecimento e, por isso, aceita e come a maçã. Desta forma, a criança é capaz de se colocar no lugar da Branca de Neve e compreender que ela não tinha essa informação e daí “deixar-se enganar”. Caso contrário, a criança não iria perceber o porquê da atitude ingénua da Branca de Neve.

    É, por isso, fundamental que principalmente os pais das crianças com PEA recorram a palavras como “pensa”, “lembra” e “acha”, conversando sobre sentimentos e pensamentos no lugar de recorrer constantemente a vocabulário concreto durante as conversações. O uso de frases iniciadas por “Eu penso…”, “Eu sei…”, promovem o desenvolvimento da TM.

    O diálogo é uma tarefa de interesse uma vez que está centrado em elementos que evidenciam a ideia que nas relações sociais são utilizadas ferramentas sociais que demonstram a sedimentação das capacidades reconhecidas como fazendo parte da TM. Defende-se assim a ideia que situações sociais estabelecem um conjunto de práticas em que a criança recorre a capacidades que a colocam num papel que requer considerar o que o outro pode pensar, imaginar, sentir ou entender diferente do dela.

    Existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento da TM, nomeadamente, a linguagem, a presença de irmãos mais velhos (mas não mais novos, devido ao uso de linguagem mais complexa que fazem), o número de irmãos (devido ao facto de ter mais desafios e oportunidades de confronto e, consequentemente, resolução de problemas) e também as funções executivas (memória de trabalho e controlo inibitório). A estimulação, em casa, é crucial através da resolução de mal – entendidos, discussão acerca de crenças diferentes, resolução de confusões (situações que ajudam a criança a “ver” a sua mente), narrativa de histórias e/ou filmes que são uma fonte de conceitos relacionados com cognição social.

    Já pensou em quantas situações do nosso quotidiano usamos as nossas competências de TM?

    Autor:
    Ana Carolina Vieira, Terapeuta da Fala

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    TEORIA DA MENTE E LINGUAGEM
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS