Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 30 Out 25
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Regresso às aulas

    • Detalhes
    Escolas
    Título

    Regresso às aulas

    Nota Informativa

    Opinião | Dr. Nuno Lobo Antunes, Neuropediatra & Diretor Clínico do PIN

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Em conversa recente, refletia sobre as características que fazem perdurar a memória de um professor.

    Há sempre alguém, entre a massa de docentes com que nos cruzámos, que deixa uma impressão duradora, uma influência transformadora nas nossas vidas e que gostaríamos de emular.

    Por ordem diria que a qualidade principal é a paixão pela matéria que se ensina. A transmissão aos alunos do prazer intelectual de um conhecimento que enriquece parte da nossa vida ou ilumina uma fração da inteligência. O professor tem de estar enamorado da sua disciplina. Como ensinar filosofia sem o gosto pela especulação metafísica, pela dialética de conceitos e ideias encrustadas no seu tempo, mas que parecem voltar nunca envelhecidas? Como ensinar Física sem ficar abismado pelo percurso do pensamento que levou a entrelaçar o espaço e o tempo, e a compreender que se regem pelas mesmas leis que terão feito cair a maçã na cabeça de Newton?

    A segunda prende-se com a empatia com o aluno. Perceber que o modo de comunicar se deve ajustar a cada interlocutor, e ver no seu olhar ou postura, sinais de tédio ou entusiasmo e mudar de rumo, ou nele persistir, de acordo com a resposta. O objetivo é fazer com que a corda do nosso entusiasmo faça vibrar na mesma frequência a corda de quem nos ouve, sentimentos em consonância.

    O terceiro é ter prazer em ensinar e ocupar o centro do palco. Pode ser uma audiência maior ou menor, mas há sempre um público e um holofote virtual que ilumina o personagem que ensina. Não se esconder desse foco de atenção e retirar dele prazer é importante para o próprio, mas também para quem escuta. O contador de histórias tem de gostar do papel que lhe cabe, centro de atenção de uma roda que lhe bebe as palavras.

    Finalmente, quem ensina tem de gostar de ser ator. O gesto que sublinha uma emoção, o tom de voz que se eleva ou amacia. Tudo o que corresponde à arte de comunicar e estar em palco é importante para garantir a atenção do ouvinte, cuja capacidade de permanecer atento se reduz a cada minuto que passa. Também nesta qualidade se inscreve o sentido de humor, essencial para manter a audiência viva, e tornar mais próximo o laço que junta professor e aluno.

    Tenho acompanhado alguns livros do secundário e, apesar do esforço gráfico, os que li são profundamente maçadores. Sei, por experiência própria, que se pode transformar um livro de estudo em leitura com prazer. Porque não sentir-se na escrita as qualidades que referi num orador?

    Posto isto, coloca-se a questão: O que ensinar?

    Vivemos uma época em que as mudanças que a tecnologia arrasta são tão rápidas, que se torna difícil acompanhá-las. Tão mais difícil quanto maior é o fosso entre a geração que ensina e a que aprende. Fará sentido eleger “Os Maias” ou o “Memorial do Convento” como os textos obrigatórios? É que não creio que os adolescentes tenham o desenvolvimento cognitivo e cultural para saborearem, ou entenderem, porque são esses textos fundamentais. Sinto que é necessária uma lufada de ar fresco que aproxime as matérias e os instrumentos de ensino das gerações que percorrem o mundo com um movimento do dedo.

    Uma palavra final sobre os temas sociais que não podem ser ignorados. O mundo está a ser abalado pelas alterações climáticas, por uma guerra que os jovens não têm possibilidade de compreender os motivos, por doenças novas que viajam à velocidade dos turistas, crimes de pedofilia escondidos pelos guardiões da moral. A identidade sexual dos jovens cresce em fluidez. Enquanto isto, a escola mantém-se afastada dos temas sociais, como se nada de diferente se passasse na vida das nossas crianças.

    Tem de haver diferença entre uma escola e um museu.

    Dr. Nuno Lobo Antunes,
    Neuropediatra & Diretor Clínico do PIN
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Escolas
    Título
    Regresso às aulas
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2023

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Pré-visualização*: Visitas de estudo com educação financeira para crianças? Leve a turma a este Museu!

    Se procura visitas de estudo com educação financeira para crianças, tem mesmo de espreitar as do Museu do…
    • Lisboa
    M/3
    anos
    • Grátis
    • +1
    • Escolas

    Pré-visualização*: Descobrir: atividades para crianças Fundação Calouste Gulbenkian - já publicado

    A Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir as portas à imaginação com uma nova temporada do…
    • Lisboa
    M/1
    anos
    • Grátis
    • +2
    • Fazer
    • +1

    Descobrir: atividades para crianças Fundação Calouste Gulbenkian

    A Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir as portas à imaginação com uma nova temporada do…
    • Lisboa
    M/1
    anos
    • Grátis
    • +1
    • Fazer
    • +1

    O Afonso usou o código 30EVOURICOS e acertou em cheio nas aulas!

    Passamos demasiado tempo a pensar, corrigir, melhorar. E se parássemos para celebrar cada conquista, por mais…
    • Desconto EO
    • Pais
    • +1

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    Também lhe pode interessar

    No mês do Halloween quebre records com as crianças na pista ou nos escape games!

    Famílias e escolas, preferem varinhas e mistérios ao estilo Harry Potter ou aventurar-se num mundo ao…
    • Lisboa
    M/3
    anos
    • Desporto e Bem-Estar
    • +1

    Mediação de conflitos escolares: do caos à resolução em 3 passos

    Toca a campainha, todos correm para o recreio e, em menos de 5 minutos, já é preciso a sua atenção. Se já deu…
    • Escolas

    O que são os Ener-génios e como ajudam a turma a compreender as energias?

    O que é que uma gazela, um elefante, um hipopótamo e uma enguia têm para ensinar aos seus alunos? Acredite…
    • Escolas

    Nos Quantum Parks há estacionamento grátis e oferta de bilhete para o professor!

    Sabia que nos Quantum Parks os professores têm entrada gratuita por cada 10 alunos, há estacionamento…
    • Lisboa e Almada
    M/3
    anos
    • Escolas

    Visitas de estudo com educação financeira para crianças? Leve a turma a este Museu!

    Se procura visitas de estudo com educação financeira para crianças, tem mesmo de espreitar as do Museu do…
    • Lisboa
    M/3
    anos
    • Grátis
    • Escolas

    Como lidar com turmas muito diferentes?

    Gerir turmas heterogéneas é desafiante, mas também é uma das oportunidades mais ricas da prática docente. Com…
    • Escolas
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS