Título
Portugal, um tesouro de monumentos para toda a família
Portugal, um tesouro de monumentos para toda a família
Património
Já visitou os monumentos, palácios e museus mais belos de Portugal? Mostre à pequenada as pérolas escondidas deste cantinho à beira mar plantado, nesta lista!
O nosso país é abundante em história e arte. Prova disso são os muitos e belos monumentos que acolhe. Desde o Palácio da Pena, ao Mosteiro da Batalha, ao Castelo de Óbidos... são imensas as maravilhas de Portugal!
Descubra, em família, o património português tão rico, tão próximo e, por vezes, pouco valorizado, de Norte a Sul do país. Percorra o programa da DGPC e parta à descoberta.
Uma vez em Santa Luzia, há que fazer uma paragem para admirar a vista. Não pode perder o Museu do Traje e da Filigrana, um bom local para levar crianças. O Navio Museu Gil Eanes será uma surpresa para todos!
Conhecer o berço da nação é fazer uma viagem medieval! Entre no castelo, no Paço dos Duques de Bragança e no Museu de Alberto Sampaio. Sabia que é neste último que se diz que estará a túnica em cota de malha, supostamente usada pelo Rei D. João I na Batalha de Aljubarrota. Não é fantástico?
A cidade dos arcebispos é um tesouro. Dê um saltinho à Sé e ao seu Tesouro-Museu. Incontornável é a subida ao Bom Jesus de Braga. Vá pelo elevador do Bom Jesus do Monte, a funcionar desde 1883. Sabia que é o funicular mais antigo do mundo em funcionamento e que utiliza contrapesos de água?
O Palácio da Brejoeira vale mesmo uma visita! Além do lindíssimo palácio, há também uma capela, um bosque, jardins, vinhas e uma adega antiga. Todos de visita obrigatória!
Outro palácio soberbo é o Solar de Mateus. Aqui vai encontrar visitas para famílias, pelo palácio, pelo parque, pela vinha e provas de vinhos para os crescidos! E se tiver tempo espreite a biblioteca e diga-nos se não é magnífica…
Em Viseu é muito conhecido o Museu Grão Vasco, mas aproveite para levar as crianças ao Museu do Linho, que recria esta arte ancestral e tem um espaço lúdico pedagógico maravilhoso.
Claro que o WOW, o Sea Life Porto ou o World of Discoveries são ótimos programas em família. Mas, uma vez no Porto, não deixe de visitar a Estação de S. Bento e os seus maravilhosos azulejos, o renovado Mercado do Bolhão, o Museu Soares dos Reis, a Torre dos Clérigos e as majestosas salas do Palácio da Bolsa.
Sabia que a terra de Pedro Álvares Cabral tem uma importante comunidade judaica e o museu judaico de Belmonte é uma referência nacional? Guarde tempo para ir ao Museu dos Descobrimentos e viajar com as crianças, de forma interativa, pelo Brasil e pela história de Pedro Álvares Cabral.
Na Serra da Estrela a natureza está em destaque! Mas desengane-se quem pensar que não há lá museus! Vá até à Covilhã e entre no Museu do Lanifício para conhecer uma das mais antigas indústrias da região!
A Universidade, o centro histórico, o Portugal dos Pequenitos, são ex-libris de Coimbra, que “tem mais encanto na hora da despedida”. Ainda assim, inclua no roteiro a Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do mundo e o Museu Machado de Castro, assim como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
As ruínas romanas de Conímbriga também merecem uma visita! São um verdadeiro tesouro e permitem reconstituir uma célula importante do grandioso Império Romano. Prontos para brincar aos exploradores?
A mata e o palácio do Buçaco são lugares tirados de um autêntico conto de fadas! Durante o passeio repare na natureza à sua volta e desafie a pequenada a encontrar espécies de bicharocos e plantas que lhes chamem a atenção. Explique-lhes o passado histórico daquela zona e, no regresso, passe pelo Luso para lhes mostrar a fonte de água límpida, famosa pelo seu sabor!
Local histórico por excelência e Património da Humanidade, a Batalha tem um profundo significado histórico para Portugal. O Mosteiro é extraordinário e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é o lugar onde lhes pode falar da famosa padeira! Explique às crianças o que ali se passou em 1385 e procure o túmulo do Soldado Desconhecido.
Ao lado da Batalha, há outro monumento que todos deviam conhecer. Inesquecíveis os túmulos de Pedro e Inês e a nave central do Mosteiro de Alcobaça. A cozinha ficará na memória dos mais pequenos. E não saia da região sem levar umas belas maçãs, bem portuguesas.
Neste lugar pitoresco há muitas tasquinhas, livrarias e histórias para descobrir! Passe pelas muralhas do castelo medieval e tente fazê-lo em diferentes alturas do ano, para viver a magia do Natal, a gulodice do Festival do Chocolate e a viagem no tempo, da Feira Medieval!
Terra de templários e povoação mística, património da Humanidade, tem uma janela famosa que todos devem admirar e conhecer! Agora é neste convento que se filmam muitas produções nacionais e estrangeiras, por isso já pode contar esta curiosidade às crianças, quando as levar ao Convento de Cristo.
Em Lisboa há monumentos e museus que são pérolas nacionais. Todos já ouviram falar. Se não os visitaram, é a altura certa: Mosteiro de Jerónimos, Castelo de São Jorge, Torre de Belém, Museu dos Coches, Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio de Queluz, Palácio da Ajuda... Por qual vai começar?
Em Mafra está o maior e mais magnificente Palácio e convento português. Para os mais pequenos, a farmácia, o hospital e a biblioteca enchem bem as medidas. Mas não deixe de espreitar o curioso órgão!
Este é um outro local onde tropeçamos em monumentos. Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Monserrate, Palácio da Pena, Quinta da Regaleira, Castelo dos Mouros, todos são de visita obrigatória. Mas, se puder, escolha o Chalet da Condessa d'Edla ou o surpreendente Museu das Notícias para uma tarde bem passada, em família!
A pouco mais de uma hora de viagem de Lisboa fica a terra que guarda o património da Casa de Bragança. O Paço Ducal e o castelo, bem como os museus que albergam, são um passeio riquíssimo pela história de Portugal. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição também é para visitar, foi aqui que em 1646 Nossa Senhora da Conceição foi coroada Rainha de Portugal por D. João IV.
Ainda antes de chegar a Évora não perca um monumento que é verdadeiramente único: o Cromeleque dos Almendres. É o monumento megalítico sem igual na Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Em Évora, a Sé e o Templo de Diana vão saltar à vista dos mais pequenos e dão belas fotografias!
A terra de Vasco da Gama, convida a visitar as ruínas romanas de S. Cucufate. Já ouviu falar? Acredite que vai deixar as crianças espantadas e, mais uma vez, em modo explorador!
Muito perto de Faro há uma jóia escondida que poucos saberão que existe: o Palácio de Estoi. Do final do século XVIII, o edifício é de uma beleza rara. Para o visitar, e por se tratar de uma Pousada do Grupo Pestana, convém confirmar que não há nenhum evento marcado que possa impossibilitar a visita.
Durante o resto do ano, espreite os programas nos sites das autarquias, com indicação de preços, horários, sugestões de itinerários, locais para dormir e para comer. É nesta pesquisa que se descobrem, muitas vezes, sítios de beleza rara dos quais nunca tínhamos ouvido falar.
Já pode visitar 38 equipamentos culturais sob a gestão da empresa Museus e Monumentos de Portugal, a qualquer dia da semana! A medida abrange cidadãos nacionais ou residentes em Portugal e dá direito a 52 entradas por ano por visitante.
Em 2024, a medida prevê 22 entradas grátis. Mas não se preocupe, porque pode entrar em vários museus, monumentos e palácios no dia escolhido. Basta apresentar o Cartão de Cidadão nas bilheteiras para começar a descontar estas entradas cheias de cultura.
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos