Título
PEGADAS DE DINOSSAUROS
PEGADAS DE DINOSSAUROS
0
0 €
Núcleo interpretativo
Conhece o processo geológico que permitiu que as antigas superfícies por onde passaram os dinossauros ficassem de novo a descoberto?
A jazida apresenta uma laje com 10m de largura por 15m de comprimento, onde se encontra registado um conjunto de dezenas de pegadas com mais de 150 milhões de anos, distribuídas por cinco pistas de diversos herbívoros quadrúpedes, de longa cauda e pescoço comprido.
Um pouco de história
A descoberta de pegadas de dinossauros na Pedreira do Avelino, nos anos 80 do século XX, ocorreu durante os trabalhos de extração de calcários compactos explorados em toda a região do Zambujal com vista à sua utilização industrial, na produção de brita e pedra de cantaria.
As pistas estão preservadas numa superfície que há cerca de 155 milhões de anos era o fundo lamacento da margem de uma laguna litoral com tendência para água doce.
As linhas de água que nesses tempos existiam no local transportavam pouca água, favorecendo a deposição de sedimentos que acabavam por obstruir a abertura que permitia a comunicação da lagoa com o mar. Nestes ambientes muito calmos, após a passagem dos dinossauros, depositaram-se sedimentos em novas camadas, inicialmente em posição horizontal.
As forças tectónicas compressivas que, muitos milhões de anos depois foram responsáveis pelo levantamento da Serra da Arrábida, dobraram e fraturaram as camadas sedimentares.
Este longo processo geológico, juntamente com a atividade da pedreira que aqui laborou no séc. XX, permitiu que as antigas superfícies por onde passaram os dinossauros ficassem de novo a descoberto.
Visitas
A Jazida pode ser visitada todos os dias de forma gratuita. No local foi instalada uma plataforma para observação das pegadas e painéis informativos de interpretação do sítio, que ajudam a conhecer a época em que viveram, curiosidades e características dos dinossauros.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
0 €
MONUMENTO NATURAL PEDREIRA DO AVELINO
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos