Título
Onde doar brinquedos e bens usados em Lisboa e no Porto?
Onde doar brinquedos e bens usados em Lisboa e no Porto?
O início e o fim de um ciclo são sempre propícios a arrumações. Periodicamente, é preciso libertar espaço para novas aventuras, sem que isso signifique desfazer-se de tudo. Até porque há brinquedos com algum valor sentimental, que as crianças vão querer guardar para sempre!
Explicar às crianças que é saudável e necessário fazer arrumações nem sempre é fácil, por isso dê o exemplo. O desapego também as ajuda a crescer. Por isso, vamos lá! Roupas, brinquedos, material escolar... Consulte estas organizações antes de doar e dê uma nova vida ao que já não serve ou não precisa.
Se tem brinquedos e outros bens em condições de distribuição para bebés, então a Ajuda de Mãe pode ser uma opção. A IPSS tem como principal objetivo apoiar cada mãe e cada família para que o nascimento do bebé seja um fator de melhoria da sua vida e da vida familiar. Basta entregar os bens na morada da associação com sede em Lisboa e um gabinete em Santarém. Mas, antes disso, consulte a lista de bens aceites (não se aceitam peluches).
Esta é uma Associação integrada no Serviço de Humanização do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que apoia os bebés que nascem no hospital, sempre que assinalados e pelo Serviço Social do hospital. Tudo o que o seu bebé precisou pode ser útil a este serviço. Consulte aqui todos os bens necessários, preencha o formulário com os bens que pretende doar e agende previamente a entrega para 220919188, 961254095 ou 961333143.
Há muitas formas de ajudar a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a doação de bens ou de serviços é uma delas. Os bens destinam-se às Casas de Abrigo da APAV que acolhem mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e, ainda, aos cabazes oferecidos às utentes das Casas Abrigo que se autonomizam. Entre, primeiro, em contacto para saber se os bens que pretende doar correspondem às necessidades atuais, enviando um email para fundraising@apav.pt.
Se não tiver um destino em mente basta ir à plataforma da ENTRAJUDA e preencher um formulário (com alguns dados, características e fotografia do bem a doar). Assim que alguma organização tiver interesse naquele bem entrará diretamente em contacto consigo para dar uma nova vida aos brinquedos e outros essenciais da pequenada.
Além da plataforma Dar e Receber, a ENTRAJUDA criou um banco que vai "aproveitar onde sobre para distribuir onde falta". A ideia é fazer chegar produtos não alimentares, doados por empresas e particulares, às instituições que apoia, que podem utilizá-los na própria instituição ou encaminhá-los para as famílias beneficiárias. Pode encontrar o formulário, aqui!
Já ouviu falar do projeto Plastic Replay? Aqui aposta-se na reciclagem de brinquedos em Portugal. Depois do arranque do projeto piloto, em 2021, a organização já desmontou mais de 5 mil brinquedos, separou mais de 80 mil materiais, criou 47 brinquedos e doou cerca de 1.200 brinquedos. Saiba como participar numa próxima edição e encontre o guia de desmontagem, aqui. Peluches, tintas, skates e bicicletas ainda não apresentam uma solução atual de reciclagem, por isso pode sempre doá-los a uma das instituições acima. Conheça o projeto neste maravilhoso vídeo.
Encontre mais desafios solidários que podem fazer a diferença na sociedade e que podem ser vividos em família, aqui. Famílias solidárias mudam o mundo!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos