Título
O Elefante-africano-de-savana
O Elefante-africano-de-savana
Vida animal | Fonte: Jardim Zoológico
Só a tromba pode chegar aos 150 cm de comprimento. Conhecido pelas suas orelhas e tromba grande são muitas vezes apontados como animais perigosos, em parte devido às presas que crescem durante toda a vida.
Os sentidos mais apurados desta espécie são a audição e olfato. A pele, mesmo grossa é muito sensível, por isso, o Elefante-africano-de-savana molha-a constantemente e esfrega-a com terra.
Esta espécie opta por descansar durante as horas de maior calor, procurando o alimento de manhã, ao final da tarde e à noite. Por dia ingerem até 200 litros de água e entre 150kg e 300kg de matéria vegetal.
Normalmente vivem em grupos matriarcais, que podem ir até aos 200 indivíduos, sendo que as fêmeas são o elemento mais forte. Estas têm o cio apenas alguns dias e fazem chamamentos subsónicos, detetados pelos machos a mais de 10km de distância. Cada macho tem ainda de competir para conseguir a atenção da fêmea disponível. O período de gestação é de 22 meses.
As principais ameaças ao Elefante-africano-de savana são a diminuição do habitat, devido ao aumento das zonas da floresta equatorial do Congo, é mais valiosa do que o próprio marfim. A União Internacional para a Conservação da Natureza considera o Elefante-africano-de-savana uma espécie em perigo.
Por: Jardim Zoológico
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos