Título
Do alto de Braga: monges e arcebispos numa cidade inesquecível
Do alto de Braga: monges e arcebispos numa cidade inesquecível
Património
Uma viagem ao mundo dos monges beneditinos de Tibães ou o esplendor da Sé de Braga são duas pérolas de um passeio em família inesquecível.
Braga, a tão pouco tempo de viagem do Porto, é seguramente um passeio cheio de pontos de interesse para um programa em família com a garantia de um dia bem passado fora de casa.
Comece a manhã logo às portas da cidade, em Tibães, com a visita ao imponente Mosteiro e descubra com os seus filhos como viviam os monges beneditinos nos séculos XVII e XVIII.
As celas, a cozinha, a sala onde o barbeiro cortava o cabelo aos monges ou onde lhes arrancava os dentes, são alguns dos locais com maior interesse desta visita. Também os espaços exteriores, como os jardins e as hortas, são espaços para um apetecível passeio a pé.
Antes de seguir para o centro da cidade, aproveite para passar primeiro pelo santuário do Bom Jesus. Para subir, use o original funicular movido a água.
É verdade, as crianças nem vão acreditar até sentirem o elevador ser puxado até ao topo do monte. É o único elevador a água que existe em Portugal e o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água.
Lá em cima a vista é lindíssima. Junto ao Santuário, os espaços de jardim são muito agradáveis, com excelentes locais para merendar. O local certo para almoçar num local diferente e ao ar livre.
Braga é uma verdadeira cidade museu mas a Sé é uma pérola. A visita guiada é altamente recomendada. Ninguém vai esquecer a visita ao esplendoroso Coro Alto ou ao imponente órgão da Sé, e ainda à sala onde está o corpo mumificado de D. Lourenço, arcebispo de Braga, com 600 anos de idade. É na Sé que estão os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques.
Andar a pé pela zona histórica da cidade é outro programa que se recomenda. Só assim se descobre a beleza de alguns edifícios mais antigos. Na Avenida da Liberdade há muitos para ver, como por exemplo o magnífico Theatro Circo.
Ao virar da esquina, não se faça rogado e aproveite para lanchar no aveludado salão de chá Ferreira Capa. Os bolos são deliciosos e a sala é muito bonita.
Em alternativa, ali perto, não deixe de se maravilhar com “A Brasileira” de Braga. Tal como a de Lisboa, o café é uma obra de arte, mais uma numa cidade que dá gosto visitar.
Para pernoitar, encontra no centro da cidade de Braga um dos hotéis para famílias da vasta cadeia Vila Galé - o Vila Galé Collection Braga, que conjuga na perfeição o tradicional e o moderno, proporcionando uma viagem pela história e arquitetura de vários tempos.
Sabia que este hotel nasceu da reabilitação do antigo hospital de São Marcos, no local onde existia uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário?
O Vila Galé Collection mantém a vertente histórica e arquitetónica, além da estrutura existente, e recupera alguns elementos como os tetos abobadados originais.
Entre um e outro passeio pelas atrações da cidade, aproveite para dar um mergulho na piscina interior ou exterior, conforme o tempo ditar, e leve os miúdos a brincar no parque infantil, enquanto degusta as especialidades no Bar e Adega de Santa Vitória.
Se gostou deste artigo, veja outras opções para um ótimo passeio em família:
Aqui, adultos só entram acompanhados de crianças
O que fazer este mês com as crianças?
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos