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Meninas feitas de açúcar e pimenta! Os comportamentos de oposição e desafio no feminino
Meninas feitas de açúcar e pimenta! Os comportamentos de oposição e desafio no feminino
Opinião | Mariana Reis Sarmento, Psicóloga Clínica
As meninas nem sempre se apresentam como totalmente adaptadas em todas as situações, podendo ser visíveis dificuldades ao longo do seu desenvolvimento. Contudo, comparativamente com os meninos, a atenção clínica e investigação é muito inferior. Os comportamentos de oposição e desafio nas meninas parecem “passar por entre os pingos da chuva”…
Mas por que razão isto acontecerá? Uma hipótese será a de que, em idades mais precoces (infância e pré-adolescência), as meninas parecem lidar de forma mais adequada com os desafios presentes. Isto poderá justificar-se pelas capacidades verbais que tendencialmente possuem, conseguindo expressar-se ao nível emocional e ser responsivas socialmente. Mesmo quando têm dificuldades nestes aspetos, geralmente são mais hábeis do que os meninos a “camuflá-las”, tentando mimetizar os comportamentos expectáveis a cada situação. Adicionalmente, os comportamentos de oposição e desafio nos meninos são diferentes dos observados nas meninas. Assim, estas podem apresentar-se como “argumentativas”, não cumprindo e contrariando as instruções dos adultos e não demonstrando, tão frequentemente, “explosões” emocionais e comportamentos agressivos.
As meninas tendem a demonstrar níveis superiores de ansiedade, em comparação com os meninos. Esta ansiedade (por exemplo, o receio de ser repreendida ou exposta perante a turma) poderá regular o seu comportamento fora do ambiente familiar. Assim, na escola e na presença de outros adultos, a criança poderá ser reconhecida como apresentando um “bom comportamento”. Deste modo, os pais poderão deparar-se como sendo os únicos que presenciam estes comportamentos, vendo-se incapazes de os gerir, sentindo embaraço em assumir essa dificuldade e, consequentemente, em procurar ajuda especializada.
Apesar dos meninos demonstrarem níveis superiores de comportamentos de oposição e desafio na infância, aquando da adolescência, as percentagens de rapazes e de raparigas, que revelam estes comportamentos, tornam-se semelhantes. Por outro lado, nesta faixa etária, o tipo de comportamentos presentes nas raparigas continua a distanciar-se do observado nos rapazes. Assim, as raparigas tendencialmente recorrem menos a agressões físicas, sendo mais comum abordagens relacionadas com o insulto e a ameaça.
Como nota final, importa referir que quando existe dificuldade em dosear a quantidade de pimenta, que se pode traduzir em dificuldades da criança em diversas situações, o ideal será recorrer a um especialista na intervenção nos comportamentos de oposição e desafio.
Psicóloga Clínica
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