Título
Arca de Noé: Rinoceronte-branco
Arca de Noé: Rinoceronte-branco
Patrocínio: Jardim Zoológico
A 15 de agosto nasceu, para ficar na história do Jardim Zoológico, uma cria de peso: um macho de Rinoceronte-branco, que passou os 40 kg com poucos dias de vida. Agora, pode ser vista a explorar a instalação juntamente com Andile, a sua mãe, nascida no Jardim Zoológico em 2014.
O Rinoceronte-branco é o segundo maior animal terrestre, logo a seguir ao Elefante-africano, sendo o macho maior do que a fêmea. À semelhança do maior da savana, podemos observar pelos apenas nas orelhas e na ponta da cauda.
Destaca-se do Rinoceronte-indiano, a outra subespécie que pode ser observada no Zoo, pelo lábio superior reto e preênsil e o facto de apresentar dois chifres frontais, que podem atingir um metro e meio de comprimento.
O Rinoceronte-branco é a espécie de rinoceronte mais sociável. As fêmeas estão geralmente acompanhadas pelas suas crias mais recentes e os machos dominantes são solitários.
Podem formar-se grupos temporários de 14 ou mais animais. É territorial e um macho defende o seu território de outro, apesar do confronto físico ser evitado.
Depois do período de corte e acasalamento, que pode durar até 3 semanas, a fêmea pode deixar o território do macho.
Quando ameaçada, a progenitora faz guarda à sua cria, caso contrário deixa-a andar livremente nas suas imediações. A cria pode ser amamentada até aos 2 anos de idade.
Classificada como “Quase Ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN, esta espécie apresenta uma acentuada tendência de decréscimo populacional, devido à perda de habitat e à caça para o comércio ilegal do seu chifre.
Nascimentos como este vêm trazer a esperança para uma espécie cujo declínio populacional é uma das maiores tragédias da vida selvagem atual.
Vá ao Jardim Zoológico e descubra a pequena cria de rinoceronte com a certeza de que com o seu bilhete, que inclui a visita e muitas outras experiências, está a contribuir diretamente para a conservação das espécies e dos seus habitats.
Visite o Zoo em família e contribua para a conservação desta espécie!
Se gostou deste artigo, poderá também gostar de:
Arca de Noé: Macaco-aranha-da-colômbia
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos