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    GAGUEZ

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    Pais
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    GAGUEZ

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    Saúde | Fonte: PIN - Centro de desesnvolvimento

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    Descrição

    A gaguez é uma das perturbações da fluência que surge normalmente durante o período de desenvolvimento linguístico da criança, podendo instalar-se mais tarde ou ocorrer no seguimento de lesões neurológicas adquiridas.

    Pode ser entendida como uma dificuldade em manter o rítmo e a fluência
    durante a fala, seja em momento de discurso ou em palavras isoladas. Manifesta-se, na idade infantil, como disfluências do tipo repetição (mãe quequequero um bolo), prolongamento (ffffffiz um desenho para ti)
    ou, associado a tensão muscular da laringe, lábios ou língua, os
    bloqueios. Tem como possíveis causas para o seu aparecimento componentes
    neurobiológicas, genéticas e psicossociais. É considerada uma perturbação da comunicação devido ao impacto que esta pode apresentar na vida da criança.

    As disfluências podem ser entendidas como transitórias se surgirem entre os 2 e os 5 anos de idade e se não se manifestarem
    por mais de 6 meses. Normalmente a criança não tem consciências das suas
    alterações de fluência e não traz grandes preocupações aos pais por não
    se revelar demasiado frequente nem grave. Nesta fase, é possível
    fazer-se um trabalho de prevenção, com vista à recuperação, de uma forma
    muito aligeirada e em tom de brincadeira para a criança. O objetivo de intervenção especializada é orientar os pais sobre estratégias e modos de atuação perante os diferentes cenários e contextos de comunicação do seu filho. Passados 8 meses a 1 ano, se estas disfluências persistirem, podemos estar perante uma gaguez.
    Aqui, podem surgir comportamentos mais graves, como os bloqueios, os
    movimentos associados às disfluências devido à tensão (cerrar o punho,
    por exemplo) e sentimentos negativos sobre o próprio e sobre situações
    de fala.

    Nenhum ser humano vive, cresce e aprende sozinho.
    Diariamente, as nossas crianças desenvolvem o seu caráter,
    personalidade e compreensão da sua identidade não apenas pelos seus
    marcadores biológicos e construto de personalidade mas também pela
    interação que estabelecem com tudo aquilo que está ao seu redor,
    família, pares, escola, natureza. Crianças propensas a serem mais
    ansiosas, exigentes com o seu próprio desempenho, temperamentais e
    perfecionistas, entre outros fatores prepetuantes, estão em risco de
    agravamento de sintomas tanto visíveis ao parceiro comunicativo como de
    caráter  intrínseco.

    Quando a gaguez se instala de forma permanente,
    a perceção da ausência de controlo no momento em que quer e tem algo
    para comunicar oralmente tendencialmente é uma experiência assustadora
    para a criança. Não saber o porquê da dificuldade que sente ao falar,
    como e qual o impacto e reação que provocará em quem a ouve, o que fazer
    para resolver, são razões suficientes para o aumento progressivo de
    tensão devido ao medo, muito em parte originado por fenómenos de
    ansiedade antecipatória devido a experiências vividas anteriormente de
    valor negativo para a criança. Dependendo da idade da criança,
    desenvolvimento cognitivo e emocional, ela poderá percecionar ou não as
    dificuldades de fluência de forma diferente. Está estudado que é a experiência que gera novas aprendizagens,
    tanto a nível cognitivo, motor como emocional. Isto significa que eu,
    enquanto indivíduo, assumo que se eu fizer algo de determinada maneira,
    ou estiver perante determinada situação e o resultado for frequente ou
    semelhante, então dou como certo, por exemplo, que irão rir-se de mim
    sempre que tiver de falar perante a minha turma, ou os meus pais vão
    sentir-se irritados porque não consegui explicar claramente o que queria
    dizer ou, ainda, sempre que quero ir comprar um saco de gomas à
    mercearia, já sei que as palavras não me vão sair da boca.
    Provavelmente, como mecanismo de defesa e de forma inconsciente, vou
    preferir não falar, não partilhar, não comprar, não ser eu...

    Numa perpetiva parental ou do cuidador, a sensação de sermos incapazes
    de alterar a dificuldade ou circunstância sentida pelo outro,
    especialmente se esse outro é o nosso filho, pode ser avassaladora. O
    pais são o elemento central dos fundamentos para o desenvolvimento
    saudável da criança. Torna-se, por isso importante que os pais conheçam e
    entendam comportamentos e ações que promovam o bem estar do seu filho enquanto comunicador e que sejam bons modelos comunicativos.
    Isto significa, por exemplo, falar com uma velocidade considerada
    normativa, ouvir com os sentidos da visão e audição, promover um
    ambiente onde a criança se sinta segura e confiante para comunicar,
    respeitar os turnos de conversação, valorizar em vez de criticar.

    Imagine-se, muito rouco, num dia de trabalho. Como se sentiria se alguém insistisse consigo para que falasse mais alto,
    porque não o conseguia entender; ou estava constantemente a mandá-lo
    beber água; ou, pior, se se sentisse inquieto e desconfortável pela
    qualidade da sua voz e estivesse frequentemente a completar as suas
    frases, interrompê-lo ou a pedir-lhe para repetir? Da mesma forma, a
    reflexão deve ser feita do ponto de vista da criança com uma perturbação
    da fluência.

    Ensinar e ajudar a criança a compreender quem ela é enquanto indivíduo que gagueja e estimulá-la a adaptar e adotar estratégias que promovam a redução de tensão e aumento da fluência, poderá
    representar um fator preponderante na construção saudável da sua
    identidade e aumento da qualidade de vida em todos os seus contextos.

    Artigo desenvolvido por
    Ana Beirão, terapeuta da Fala

    PIN - Centro de Desenvolvimento

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