Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    “EU LEIO, MAS NÃO FICA NADA!” – A IMPORTÂNCIA DE DAR SENTIDO AO QUE LEMOS

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    “EU LEIO, MAS NÃO FICA NADA!” – A IMPORTÂNCIA DE DAR SENTIDO AO QUE LEMOS

    Nota Informativa

    Saúde | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Atualmente, a informação chega-nos de várias formas e em variados formatos. Os textos estão por toda a parte, seja em formato digital ou físico, e entender o que eles dizem é uma necessidade para podermos participar eficazmente na sociedade, dando uso adequado à informação. Desta forma, compreender o que lemos torna-se uma competência de extrema importância nos dias de hoje.

    A leitura é uma das atividades mais importantes que a escola nos permite experienciar. Ler é mais do que descodificar, é extrair e construir significado através da interação e o envolvimento com a escrita.

    É exigido que o leitor seja ativo na tarefa de compreensão, sendo esta uma construção ativa de significado de um texto, processo esse onde o leitor tem um papel fundamental de criador e construtor de significados, com base numa interação entre o leitor e o texto. A construção de significados é o grande objetivo da leitura.

    Compreender um texto é, então, uma competência complexa que necessita de um conjunto de capacidades e estratégias para interagir de forma refletida e crítica com o texto escrito.

    Além do uso de estratégias cognitivas de compreensão, é necessário que o leitor consiga pensar sobre elas, avaliando se estão a ser eficazes e a servir o propósito a que se destinam, sendo indispensável nesta tarefa o desenvolvimento de capacidades metacognitivas.

    O uso de estratégias metacognitivas permite, por exemplo, que um leitor reconheça, no ato da leitura, se está a compreender o que lê e saiba agir de acordo com o nível em que se encontra, escolhendo as estratégias mais adequadas.

    Estas estratégias ajudam o leitor a assegurar-se de que atingiu eficazmente o objetivo a que se propôs. Estes processos estão relacionados com a definição do objetivo da leitura, com a seleção de estratégias e com a verificação da intenção com que os objetivos são atingidos e com a articulação de medidas corretivas se for caso disso.

    Todavia, nem sempre é fácil o desenvolvimento de estratégias metacognitivas durante o ato de ler. São cada vez mais frequentes os casos de alunos com dificuldades na compreensão que chegam à consulta de Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Muitas vezes, são alunos com boa precisão e velocidade leitora, mas cuja fluência leitora não lhes é suficiente para alcançarem a compreensão do que estão a ler.

    No entanto, estas dificuldades na compreensão da leitura deverão ser analisadas atendendo ao perfil de cada criança, pois poderão ter na base o comprometimento de competências distintas. Existem crianças com diagnóstico de Perturbação de Aprendizagem Específica, com défice na Leitura, que apresentam lacunas ao extrair significado dos textos que leem, por despenderam um elevado esforço na conversão grafema-fonema.

    Por outro lado, poderão haver crianças, que por manifestarem dificuldades ao nível da comunicação, metacognição e compreensão, a interpretação também se encontra condicionada, como é o caso das crianças com Perturbação do Espetro do Autismo.

    E ainda poderemos ter crianças que não tendo qualquer tipo de diagnóstico que explique estas dificuldades, necessitam de um ensino explícito de estratégias para perceberem o que os textos dizem, bem como reorganizar a informação para a apreenderem de forma eficaz.

    De uma forma geral, existem práticas que podem facilitar uma maior compreensão da leitura:
    • Ativar o conhecimento prévio sobre o tema – Ter em conta a experiência e conhecimento do leitor e fazer uma “chuva de ideias”, despertando para o tema;
    • Monitorizar a compreensão – Verificar se a leitura está a fazer sentido e identificar as estratégias mais adequadas a utilizar.
    • Identificar a informação principal e acessória - Reconhecer o tema do texto, identificando a/as ideias principais tendo em conta o objetivo da leitura.
    • Sintetizar informação (ao longo da leitura) - Tirar notas durante a leitura, selecionando os conteúdos fundamentais. No final, permite ter uma visão ‘mais clara’ das informações do texto, favorecendo a retenção da informação.
    • Inferir - Relacionar as informações textuais com o conhecimento que o leitor possui, desenvolvendo a capacidade de extrair novas informações a partir do que está escrito.
    • Auto-questionamento - Prever a continuação do texto e formular perguntas para orientar a compreensão e alcançar níveis mais profundos de processamento da informação.

    Quando lemos, lemos com um objetivo. Lemos por prazer, lemos para conhecer algo novo, lemos para descobrir novas informações, daí ser importante ensinar de forma concreta e explícita como se compreende um texto. A compreensão da leitura é o nível superior desta tarefa, pelo que não poderá ser menos trabalhada e menos explorada que o nível da base - a descodificação.

    Esta exploração da compreensão da leitura, deve, no meu ponto de vista, ser trabalhada nas mais variadas disciplinas, em detrimento de ser foco apenas na disciplina de Português, uma vez que desempenha um papel fundamental na aprendizagem de outros conteúdos escolares e na vida fora da escola.

    Artigo desenvolvido por:

    Iolanda Anunciação Tribuzi, Técnica Superior de Educação

    PIN - Centro de Desenvolvimento
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    “EU LEIO, MAS NÃO FICA NADA!” – A IMPORTÂNCIA DE DAR SENTIDO AO QUE LEMOS
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS