Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Discalculia: quantas vezes são muitas vezes?

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    Discalculia: quantas vezes são muitas vezes?

    Nota Informativa

    Opinião | Mário Tribuzi, Psicólogo Educacional (Núcleo das Dificuldades de Aprendizagem Específicas)

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Dia 3 de março, marca o Dia Internacional da Discalculia. Apesar de já existirem algumas sólidas décadas de investigação na área das perturbações de aprendizagem específicas na Matemática, esta dificuldade de aprendizagem sofre para ser reconhecida nos meios educativos, clínicos e sociais.

    Muitos dizem que é normal ter dificuldades com números, outros que não se pode ser bom a tudo e há até quem insista que basta sofrer até ao 9.º ano para que depois se “fuja para Humanidades” e nunca mais se cruzem os caminhos com a álgebra e companhia.

    Valerá a pena ignorar, esconder ou fugir da Matemática? Não estaremos nós a confundir o currículo académico da disciplina com a utilidade prática da mesma? Ou será que a (grande) maioria dos adultos com responsabilidades de ensino também revela pés de barro face à disciplina e não tem ferramentas para adaptar ou apresentar os exercícios por variadas perspetivas?

    A verdade é que é mais difícil responder a estas perguntas do que perceber que a realidade educativa em Portugal (e internacionalmente) aponta para a existência de muitas crianças com Discalculia. Muitas delas sem diagnóstico, outras sem a intervenção psicopedagógica recomendada e outras sem as medidas educativas aplicadas na escola. Estima-se que a prevalência de indivíduos com Discalculia seja similar à dos com Dislexia, todavia ainda existem reduzidas medidas escolares dirigidas especificamente a esta população.

    Como identificar a Discalculia?

    Quando estamos perante uma pessoa (seja criança ou adulto) com Discalculia, a competência que se desenha como maior obstáculo à compreensão da matemática é o Sentido de Número. Na prática, Sentido de Número diz respeito à capacidade para analisar e manipular o valor e o tamanho de um algarismo numa determinada situação-problema. Ou seja, é a compreensão do significado dos números, como funcionam em conjunto e como se generaliza a sua aplicabilidade no quotidiano.

    Normalmente, as competências citadas têm pouco espaço na sala de aula! Principalmente porque “não há tempo”, “tem de se avançar com a matéria” ou “é fácil demais”! E aqui começa a desvinculação com a disciplina, dado que a introdução de novos conteúdos é mais rápida do que a consolidação dos anteriores. E, para alunos com Discalculia, a Matemática deixa de fazer sentido, é inatingível e resume-se a uma disciplina “perdida”.

    Importância de desenvolver o Sentido de Número e como ajudar

    Desenvolver o Sentido de Número é premente e imprescindível ao longo do ensino básico, com especial enfoque no primeiro ciclo. Para tal, existem tarefas que devem acompanhar transversalmente os conteúdos abordados: a contagem (progressiva ou regressiva, de uma a um ou com intervalos maiores); a estimativa (estimar ou prever quantidades antes de as contar); e a abstração numérica (pensar os números em diferentes contextos; por exemplo, o número três está presente num 3 de copas, como na quantidade de lados dum triângulo, como na posição da letra C no abecedário ou na diferença de idades entre mim e o meu irmão).

    Além de capacitar a criança para uma melhor compreensão do sistema numérico, promove a familiarização com a decomposição e construção de números, melhora o cálculo mental e possibilita um aumento do autoconceito relativamente à matemática.

    A compreensão numérica e as gerações do futuro

    Segundo alguns estudos, aproximadamente metade da população adulta tem um nível de numeracia de uma criança do primeiro ciclo. Capacitar as próximas gerações para níveis de compreensão numérica mais eficazes deverá ser um objetivo prioritário, dado que (apesar do que os estudantes pensam) é com a mestria no cálculo que conseguimos lidar com problemas práticos e reais do quotidiano “adulto”. Sejam eles verificar quanto tempo falta para determinado compromisso, confirmar imediatamente o troco, gerir orçamentos, compreender dados estatísticos, confiar (ou não) em determinadas promoções e…

    ajudar os filhos nos trabalhos de casa de matemática!

    Mário Tribuzi

    Psicólogo Educacional (Núcleo das Dificuldades de Aprendizagem Específicas)

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    Discalculia: quantas vezes são muitas vezes?
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2023

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Julho 2025

    Julho chegou, cheio de planos ao ar livre! Em Oeiras há bibliotecas de praia com internet e livros. No…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Férias no Algarve longe da confusão? Veja o nosso roteiro secreto!

    E se lhe dissermos que existe um lugar no coração algarvio, ideal para as viagens em família antes do pico do…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Dino Parque Lourinhã: descubra o Reino dos Dinossauros e aventure-se com toda a família!

    A apenas uma hora de Lisboa, encontra-se o Dino Parque Lourinhã, um verdadeiro santuário dos dinossauros em…
    • Lourinhã
    • Desconto EO
    • Passear
    • +1

    Onde é que há cinema para crianças grátis no Porto? Aqui!

    Sabia que todos os meses há cinema para crianças grátis no MAR Shopping Matosinhos? As Fitinhas permitem…
    • Matosinhos
    M/3
    anos
    • Grátis
    • Ver
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Já pensou nas despesas de educação do próximo ano?

    Este ano, os pais da Inês e da Vera decidiram planear o regresso às aulas com antecedência, não só para gerir…
    • Fazer
    • +3

    Será que as crianças sabem como pedir ajuda na praia? Dê-lhes este desafio!

    Ainda não conhece a Família Segura e os seus jogos grátis sobre segurança infantil? Leve este jogo ou…
    • Pais
    • +2

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS