Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    DIFERENTES ESPECIALIDADES, A MESMA VISÃO

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    DIFERENTES ESPECIALIDADES, A MESMA VISÃO

    Nota Informativa

    Educação | Fonte: Pin – Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Compreenda a importância do trabalho de equipas multidisciplinares em contexto escolar.

    Atualmente as nossas escolas são alvo de um conjunto de desafios diversificados em virtude da alteração do modo como se encara a educação no nosso país. Estas alterações traduzem-se num esforço acrescido dos diferentes agentes educativos para garantir o sucesso de crianças e jovens com caraterísticas e necessidades diferentes entre si.

    Neste âmbito, a educação especial constitui-se, para muitos, como um desafio adicional, uma vez que foi considerada durante muito tempo como uma área paralela à “educação comum”.

    A alteração de paradigma, a este nível, e a que assistimos hoje em dia, permite-nos caminhar lado a lado, numa resposta mais inclusiva e orientada para as potencialidades de todas as crianças e jovens.

    Deste modo, o aparecimento de equipas interdisciplinares exteriores à Escola, mas a laborar em contexto educativo, é uma das mais-valias desta alteração de mentalidade, no sentido em que esta resposta permite uma abordagem integrativa sob diversos ângulos, cujo foco é a criança /jovem, garantindo assim uma visão holística e eclética, das suas caraterísticas e necessidades.

    Esta forma de trabalhar, em colaboração e cooperação com diferentes técnicos, é imprescindível nos dias que correm, uma vez que o trabalho de equipa, visto como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam à realização de uma determinada tarefa ou a atingir um objetivo comum para todos, potencia e eleva a taxa de sucesso académico de alunos com necessidades educativas especiais, no sentido em que as diferentes perspetivas se conjugam e complementam para um bem maior, que é a criança/jovem.

    Tendo como ponto de partida a premissa descrita anteriormente, considera-se que o grande desafio que se coloca, no trabalho em equipa desenvolvido em contexto educativo, passa exatamente por alterar a perspetiva de um trabalho isolado levado a cabo por um único técnico, ou por vários profissionais da mesma área de saber, para uma intervenção interdisciplinar, que integra diferentes áreas científicas e técnicas que contribuem com diferentes conhecimentos teóricos e práticos.

    Os conhecimentos técnicos de cada área, em articulação com a família e com a escola, contribuem para a definição do melhor percurso académico para o aluno e potenciam a sua taxa de sucesso, no sentido em que realizam as suas intervenções em contexto real. Esta é a grande vantagem de uma intervenção em contexto escolar.

    A participação em ambientes mais diversificados, mais próximos da “vida real”, implicam por vezes uma adaptação da postura do profissional que medeia a interação, privilegiando modelos de intervenção mais flexíveis, em que é seguida a iniciativa da criança e são respeitadas as caraterísticas do contexto, ao invés de uma estrutura formal. Esta intervenção mais próxima e adaptada ao quotidiano das crianças favorece a convivência e interação entre todos os alunos, criando oportunidades de aprendizagem que elevam as suas competências em diversas áreas do dia-a-dia.

    As equipas que medeiam todo o processo são constituídas por diversas especialidades (Psicologia, Terapia da Fala, Educação Especial e Reabilitação, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicomotricidade, entre outras), que em conjunto com o corpo docente, contribuem para uma colaboração e articulação não apenas na intervenção das situações identificadas, mas também no desenvolvimento de uma maior e melhor sinergia entre escola-técnico-família, bem como numa melhor efetivação de procedimentos formais.

    Ao criarmos espaço para a constituição de equipas multidisciplinares, no contexto educativo, estamos a “abrir caminho” para novas abordagens referentes ao harmonioso desenvolvimento da criança, onde esta passa a ser intervencionada na sua globalidade e não de modo fragmentado. Com estas novas equipas é possível uma visão ecológica e sistémica da criança.

    O aumento de eficácia na articulação com o corpo docente e o desenvolvimento de estratégias adequadas ao contexto específico em que a criança/jovem se insere, aliados à prevenção e deteção de novas situações, são vistos como indicadores positivos de um trabalho de equipa funcional.

    Contudo, o tempo surge como um dos principais obstáculos à eficácia do trabalho em equipa, no sentido em que é peça essencial para o polimento e ajuste das diferenças pessoais e singulares de cada elemento da equipa, associando-se à necessidade fundamental de troca de conhecimentos e perspetivas sobre a mesma temática. Este tempo é muito importante para a construção de uma equipa coesa com uma visão partilhada e uma estruturação interna coerente ao nível dos objetivos estabelecidos e graus de autonomia.

    A dedicação de cada elemento do processo de aprendizagem da criança é fundamental. Porém, é importante refletir até que ponto o trabalho de cada um poderá ser condicionado por uma abordagem singular, focada apenas em alguns objetivos específicos. É essencial uma visão holística e abrangente, construída a partir da partilha de conhecimentos e experiências entre todos, direcionada para objetivos comuns. Esta visão define o conceito de equipa e assume-se como determinante para o sucesso das crianças e jovens no seu percurso académico, pessoal e social.

    Texto escrito por, Equipa PIN-ED
    Ana Catarina Velez – Psicóloga
    Ana Rita Santos – Terapeuta da Fala
    Nelson Afonso –Técnico de Educação Especial e Reabilitação Psicomotora e Coordenador da Equipa PIN-ED
    Nídia Amorim - Técnica de Educação Especial e Reabilitação Psicomotora
    Sara Figueiredo – Psicóloga

    PIN – Progresso Infantil

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    DIFERENTES ESPECIALIDADES, A MESMA VISÃO
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS