Título
Diana de Oliveira: «incentivem as crianças a explorar livremente»
Diana de Oliveira: «incentivem as crianças a explorar livremente»
7
13,49 €
Na praia, no campo ou até na cidade, é possível observar a flora e a fauna à nossa volta e realizar pequenas experiências e aprendizagens. Procurar pequenos seres vivos nas poças de água, identificar pegadas, observar as constelações no céu noturno ou organizar uma caminhada pelos bosques, são atividades simples e ao alcance de todos. Basta tirar os olhos dos ecrãs e começar a explorar.
Diana de Oliveira, autora do livro Caderno (da Natureza) do Bicho do Mato, dá algumas pistas para usufruir de atividades ao ar livre, seja qual for o ambiente que o rodeia.
Penguin Educação (PE): Como surgiu o projeto de escrever este livro?
Diana de Oliveira (DO): Na realidade foi uma sugestão da editora. Queriam fazer um livro sobre a Natureza, mas que fosse português com espécies portuguesas e coisas que se pudesse encontrar em Portugal. Lembraram-se de mim porque sabiam que era escoteira e que naturalmente saberia destas coisas.
PE: De que forma podemos convencer as crianças a olhar menos para os ecrãs e mais para a natureza?
DO: Penso que tudo começa com o exemplo que as crianças têm. Depois de os pais olharem menos para os ecrãs, é fácil proporcionar pequenos passeios, explorações e mesmo aproveitar um fim de semana comprido para experimentar ir acampar. Dêem-lhes o incentivo de poderem explorar livremente, poderem sujar as mãos e trazer pequenos tesouros para casa.
PE: No verão e nas férias passamos mais tempo ao ar livre. Podes sugerir algumas descobertas ou atividades simples para este verão?
DO: Qualquer que seja o sítio onde estamos a passar férias, podemos sempre explorar o que nos rodeia. Conhecer as espécies da flora e tentar identificar sinais de alguns animais. Se chegarem à praia muito cedo, procurem rastos de pegadas pequeninas de micro-mamíferos que habitam as dunas. À beira mar e nas poças de maré entre as rochas podem procurar ouriços e outras relíquias que vêm com o mar. As noites de verão são ideais para se descobrir constelações no céu noturno. Há ainda uma chuva de estrelas anual que pode ser observada em agosto, desta vez a dia 13. Se for tempo de churrasco (atenção ao fogo!) experimentem as receitas saborosas do caderno, nham nham.
PE: Quando estamos na natureza, é importante estar bem equipado e saber reagir aos imprevistos. O que é que todos devíamos saber fazer?
DO: Para que nunca haja grandes imprevistos numa aventura devemos trazer sempre connosco algumas coisas essenciais. Prevenir é o melhor! Uma mochila confortável é o ideal para levarmos um cantil com água, uns petiscos, um agasalho, um estojo de primeiros-socorros, o Caderno da Natureza e outras coisas como uma lupa, uma máquina fotográfica, etc. Devemos ter uma noção do que nos espera como a meteorologia, o terreno, saber o número de emergência local e avisar sempre alguém para onde vamos. Ter noções de orientação e socorrismo podem ser coisas valiosas numa saída na natureza.
PE: Por fim, nunca é demais recordar os cuidados a ter para proteger o ambiente. Quais são os principais?
DO: Não deixar vestígios de que por ali passámos: levar o lixo connosco, não remexer em pedras e troncos sem um propósito, não alimentar animais selvagens… Enfim, devemos admirar a Natureza tal como ela é e não deixar nada que ali não pertença.
PE: Que tipos de oficinas podes realizar nas escolas?
DO: O ideal será fazer a oficina em escolas que tenham algum espaço exterior onde possamos ir ver árvores ou outros elementos. Partindo de um mini caderno do bicho do mato, podemos explorar o que nos rodeia desde a flora às nuvens. Depois, podemos por em prática algumas técnicas como orientação (aprendendo a rosa-dos-ventos), socorrismo, nós, etc.
Neste livro, cheio de ilustrações espetaculares, as crianças podem encontrar informações muito úteis sobre os animais, as plantas e formações naturais que podem descobrir mesmo à porta de sua casa, no campo ou num passeio à beira-mar! Já de mochila às costas? Toca a explorar a natureza!
Grupo Editorial
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
13,49 €
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos